UFPB › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas João Pessoa, 03 de Dezembro de 2020

CCTA - DAC

CCTA - DEPARTAMENTO DE ARTES CÊNICAS

1º Ciclo de Palestras PROFARTES - UFPB
05/12/2019 15:58

A Coordenação do Mestrado Profissional em Artes - PROF-ARTES/UFPB convida a todos  para 1º  CICLO DE PALESTRAS

Dia: 09/12/2019 às 18h30min  – segunda-feira  –  na Sala 03 do DAC

Título:  Processos de pesquisa de/em artes cênicas na interface com educação

A partir da apresentação da trajetória (do projeto inicial à tese concluída) de três pesquisas desenvolvidas no Laborarte, a palestra visa discutir metodologias de pesquisa de/em artes cênicas na interface com a educação.

Profª Marcia Strazzacappa

Livre Docente pela Unicamp

Doutora em Arte pela Universidade de Paris

Professora Visitante Sênior do PROF-ARTES/UFPB

Docente Aposentada da Faculdade de Educação/UNICAMP

Líder do Laboratório de Estudos sobre Arte, Corpo e Educação/ LABORARTE

Dia: 11/12/2019 às 18 h30min – quarta-feira – na Sala 03 do DAC

Título:  Craig: teoria e aspectos pedagógicos

A "Arte do Teatro" de Gordon Craig (1872-1966) e "A obra de arte viva" de Adolphe Appia (1862-1928) são noções esboçadas no início do século XX que ainda reverberam cem anos depois nas artes contemporâneas, dramáticas ou performativas, plásticas ou cênicas,visuais ou dançarinas. Além de apresentar as bases dessas noções, interessa na exposição explorar a propostas pedagógicas de Gordon Craig para o ensino da "arte do teatro", sobretudo as várias experiências de aprendizagem artística que ele experimentou, seja como aprendiz seja como mestre, e as "escolas" que constituiu e manteve como pode. Nesse sentido, atende-se a demanda de uma fala para professores de arte.

Prof. Luiz Fernando Ramos

Livre-Docente  ECA/USP

Professor Titular do Departamento de Artes Cênicas/ECA/USP  e do

Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da USP