UFPB › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas João Pessoa, 19 de Abril de 2024

NOTA DO DCFS CONTRA A INTERVENÇÃO E PELA AUTONOMIA DA UFPB
11/11/2020 17:53

No dia 26 de agosto de 2020, a comunidade acadêmica da UFPB elegeu, de forma democrática, a professora Terezinha Domiciano como reitora da universidade, com mais de 48% dos votos válidos, na consulta eleitoral para reitoria da universidade.

Porém, o presidente Jair Bolsonaro, na forma autoritária e militaresca que lhe é peculiar, ignorou o rito democrático de nossa universidade e nomeou o terceiro colocado da lista tríplice, o Professor Valdiney Veloso Gouveia, o qual obteve apenas 5% dos votos válidos, contrariando a autonomia e a democracia universitárias, garantidas constitucionalmente.

Essa decisão autoritária do governo soma-se a outros casos semelhantes de desrespeito, como os ocorrentes nas universidades UFFS, UFC, UFVJM, UFRB, UFRGS, entre outras. A própria democracia está em risco, não só na UFPB, mas em toda a Academia e na sociedade em geral.

Diante deste abuso de poder, o Colegiado do Departamento de Ciências Fundamentais e Sociais, do Centro de Ciências Agrárias da UFPB, reunido no dia 11/11/2020, manifesta seu repúdio a mais essa arbitrariedade perpetrada por este governo.

Repudiamos quaisquer iniciativas ou tentativas de sufocar e burlar a vontade democraticamente oficializada pelo colégio eleitoral da UFPB, partam de quem quer que seja. Negar os Valores Democráticos e a Autonomia Universitária é uma ofensa para com a memória histórica de muitas vidas, daqui e de alhures, que deram sangue, suor e lágrimas para que pudéssemos fazer as escolhas de nossos dirigentes. Não retrocederemos.

Portanto, na defesa do bem comum a todas e todos que é a democracia, solicitamos a urgente e imediata nomeação da reitora eleita para que a ordem democrática, constantemente ameaçada, seja reestabelecida.

Resistamos e vamos à luta!

#naoaintervençao

#emdefesadademocracia

#emdefesadaautonomiauniversitaria

Baixar arquivo