CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
05/11/2021 10:41
CONCURSO PÚBLICO PROFESSOR EFETIVO - MAGISTÉRIO SUPERIOR
UFPB
EDITAL Nº 58/2021 (RETIFICADO PELO EDITAL Nº 02/2022)
Área de Conhecimento:
Fundamentos Socio-históricos da Educação
Conteúdo Programático: 1 - Intelectuais da Educação e suas contribuições frente aos processos de globalização e neoliberalismo 2 - Educação Popular e Movimentos Sociais: historicidades e novas emergências 3 - Perspectivas da Educação brasileira: entre Colônia e Império 4 - Entre a pós-modernidade e a contemporaneidade: desafios e perspectivas para Educação no Brasil 5 - Economia da Educação: financiamento e seus desdobramentos para a escolarização brasileira 6 - Fundamentos da Administração da Educação brasileira: estado, políticas públicas e gestão 7 - Saberes teóricos e seus desafios para Educação: os Fundamentos Sociohistóricos 8 - Institucionalização da Escola na República: reflexões da História da Educação 9 - Contribuições teóricas dos autores clássicos na Sociologia da Educação 10 - Formação docente: contribuições da História da Educação e da Sociologia da Educação |
Área de Conhecimento:
Fundamentos Psicológicos da Educação
Conteúdo Programático: 1. Teorias do Desenvolvimento Humano e Aprendizagem: diferentes bases epistemológicas. 2. Implicações educacionais das teorias psicológicas sobre o desenvolvimento humano durante a infância. 3. Implicações educacionais das teorias psicológicas sobre o desenvolvimento humano durante a adolescência. 4. Contribuições das teorias da aprendizagem escolar (Epistemologia Genética, Psicologia Histórico-Cultural, Teoria da Aprendizagem Verbal Significativa) para a formação de professores. 5. Contribuições da Psicologia da Educação para as ideias pedagógicas no Brasil. 6. Relações entre psicologia, currículo e formação docente para uma análise crítica dos fundamentos psicológicos na atual Política Nacional de Formação de Professores. 7. Psicologia e Educação Inclusiva: diálogos acerca das relações entre diversidade humana e desenvolvimento psicológico na escola. 8. Estudos sobre corporeidade, sexualidade e gênero: contribuições para a educação e a formação docente. 9. Contribuições da Psicologia da Educação para a problematização das relações entre escola, família e sociedade. 10. Análise crítica sobre a produção do sucesso e fracasso escolar à luz das contribuições da Psicologia da Educação. |
SIGAA | STI - Superintendência de Tecnologia da Informação da UFPB / Cooperação UFRN - Copyright © 2006-2024 | producao_sigaa-1.sigaa-1 | v24.4.4