UFPB › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas João Pessoa, 18 de Abril de 2024

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
05/11/2021 10:41

CONCURSO PÚBLICO PROFESSOR EFETIVO - MAGISTÉRIO SUPERIOR

UFPB

EDITAL Nº 58/2021 (RETIFICADO PELO EDITAL Nº 02/2022)

Área de Conhecimento:

Fundamentos Socio-históricos da Educação

Conteúdo Programático:

1 - Intelectuais da Educação e suas contribuições frente aos processos de globalização e neoliberalismo

2 - Educação Popular e Movimentos Sociais: historicidades e novas emergências

3 - Perspectivas da Educação brasileira: entre Colônia e Império

4 - Entre a pós-modernidade e a contemporaneidade: desafios e perspectivas para Educação no Brasil

5 - Economia da Educação: financiamento e seus desdobramentos para a escolarização brasileira

6 - Fundamentos da Administração da Educação brasileira: estado, políticas públicas e gestão

7 - Saberes teóricos e seus desafios para Educação: os Fundamentos Sociohistóricos

8 - Institucionalização da Escola na República: reflexões da História da Educação

9 - Contribuições teóricas dos autores clássicos na Sociologia da Educação

10 - Formação docente: contribuições da História da Educação e da Sociologia da Educação

Área de Conhecimento:

Fundamentos Psicológicos da Educação

Conteúdo Programático:

1. Teorias do Desenvolvimento Humano e Aprendizagem: diferentes bases epistemológicas.

2. Implicações educacionais das teorias psicológicas sobre o desenvolvimento humano durante a infância.

3. Implicações educacionais das teorias psicológicas sobre o desenvolvimento humano durante a adolescência.

4. Contribuições das teorias da aprendizagem escolar (Epistemologia Genética, Psicologia Histórico-Cultural, Teoria da Aprendizagem Verbal Significativa) para a formação de professores.

5. Contribuições da Psicologia da Educação para as ideias pedagógicas no Brasil.

6. Relações entre psicologia, currículo e formação docente para uma análise crítica dos fundamentos psicológicos na atual Política Nacional de Formação de Professores.

7. Psicologia e Educação Inclusiva: diálogos acerca das relações entre diversidade humana e desenvolvimento psicológico na escola.

8. Estudos sobre corporeidade, sexualidade e gênero: contribuições para a educação e a formação docente.

9. Contribuições da Psicologia da Educação para a problematização das relações entre escola, família e sociedade.

10. Análise crítica sobre a produção do sucesso e fracasso escolar à luz das contribuições da Psicologia da Educação.

SIGAA | STI - Superintendência de Tecnologia da Informação da UFPB / Cooperação UFRN - Copyright © 2006-2024 | producao_sigaa-1.sigaa-1 | v24.4.4