UFPB › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas João Pessoa, 26 de Abril de 2024

Resultado Edital de Monitoria 2017.2 - 2018.1
04/02/2018 09:30

aprovados todos os projetos de monitoria submetido pelo Departamento de filosofia:

Leitura e análise de textos de introdução à filosofia

Prof. Dr. Sérgio Persch

Resumo do Projeto:  O projeto visa estimular e facilitar o acesso a textos de filosofia a estudantes que ainda possuem pouco ou nenhum conhecimento prévio acerca da matéria. Consistirá basicamente em selecionar alguns textos clássicos estratégicos e realizar um trabalho sobre esses textos. Uma vez que eles permitem vários níveis de leitura, a metodologia de trabalho será a de começar com uma leitura mais superficial e estimuladora, visando atrair o interesse do estudante leitor e, gradativamente, aprofundar a análise e o debate acerca do texto, explorando as diferentes questões filosóficas que os respectivos textos suscitam.

Lógica, Linguagem e Conhecimento

Professores Doutores Arthur Viana, Garibaldi Sarmento, Ana Lêda Araújo e Cândida Melo

Resumo do Projeto: O projeto Lógica, Linguagem e Conhecimento, do Departamento de Filosofia da UFPB, visa promover uma atividade que nutra o interesse do discente pela atividade docente e suplemente o ensino de disciplinas de lógica, filosofia da linguagem e teoria do conhecimento, disciplinas correlacionadas que são fundamentais para a formação e competência geral do graduando em filosofia e que compõem uma linha própria de concentração dentre os diversos campos da carreira filosófica. O projeto será desenvolvido através de atividades articuladas junto aos professores orientadores que promovam a interação entre os alunos das disciplinas e seus monitores, como oficinas de dúvidas, auxílio na resolução de exercícios em sala de aula, horários de atendimento e seminários. Os resultados esperados, dentro da vigência do projeto, são uma relação mais próxima entre professores e alunos, a participação mais ativas dos alunos e um melhor índice de aprovação nessas disciplinas.

Consciência e Artefatos Cognitivos

Profª Drª Ana Thereza Durmaier

Resumo do Projeto: O projeto visa estimular e fortalecer a engenhosidade filosófica do futuro professor de filosofia com base na introdução desta disciplina para estudantes de ciência da computação. Através do desenvolvimento temático do problema da consciência e de sua relação com os chamados artefatos cognitivos - um problema interdisciplinar atualíssimo - e de uma metodologia que vincule o estudo de problemas filosóficos à qualificação intelectual inventiva, se buscará vitalizar a formação tradicional em filosofia, baseada na abordagem histórica das doutrinas clássicas que, em nosso ver,  enseja uma nefasta associação dos conteúdos filosóficos a mera matéria de erudição ou cultura. Definindo o estudo filosófico de problemas complexos como capacitação inventiva e não como especialização acadêmica, sua introdução para estudantes de computação garante um espaço pedagógico promissor para o aperfeiçoamento do licenciando de filosofia e dinamizador aos matriculados na disciplina. O principal objetivo do projeto é promover uma futura atuação docente do licenciando profundamente comprometida com os mais desafiadores problemas do século e no pleno exercício da razão livre, impensável sem o espírito inovador. Tais problemas somente podem ser retamente equacionados na comunicação fluída entre pesquisadores e professores das múltiplas áreas do conhecimento. A monitoria deve consistir em uma experiência acadêmica alternativa na investigação e discussão filosóficas, atinente às metas de superação dos inúmeros entraves escolares dos adolescentes brasileiros, dos quais o licenciando deve se responsabilizar, no curso de sua formação acadêmica, capacitando-se para analisar de maneira criativa as questões vitais que as gerações que irá formar têm a enfrentar, entre as quais se destaca o problema teórico aqui indicado.

SIGAA | STI - Superintendência de Tecnologia da Informação da UFPB / Cooperação UFRN - Copyright © 2006-2024 | producao_sigaa-1.sigaa-1 | v24.4.6