UFPB › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas João Pessoa, 15 de Junho de 2021


Notícias

Seleção para voluntários de Projeto de Extensão
21/04/2018 13:08


A partir de segunda-feira 23 até sexta-feira 27 de abril estará aberta seleção para estudantes voluntários do projeto de extensão "Estética, poder e relações interculturais no cinema francófono", promovido pelo GETS - Grupo de Estudos em Estética, Técnica e Sociedade (DCS) e o Departamento de Mediações Interculturais.
Os interessados devem atentar para as seguintes informações:

1. Material para a inscrição
a) questionário de inscrição (solicitar envio pelo e-mail gets.dcsufpb@gmail.com); 
b) declaração de matrícula nos seguintes cursos: Bacharelado ou Licenciatura em Ciências Sociais; bacharelado em línguas estrangeiras aplicadas às negociações internacionais e bacharelado em tradução.
 OBS: O  material de inscrição deverá ser enviado para o e-mail gets.dcsufpb@gmail.com ou entregue em mãos nas secretarias do Departamento de Ciências Sociais das 7h às 13h e 14h às 18h do departamento de intermediações culturais dasd 7h às 13h.
 
2. Número de vagas: de 5 a 6

3. Prazos da seleção
a) inscrição: de 23 a 27 de abril
b) resultado da pré-seleção e chamada dos candidatos a serem entrevistados: 2 de maio
c) realização das entrevistas e divulgação do resultado: 3 de maio;
d) reunião d@s aprovad@s com os coordenadores do projeto: 4 de maio.
 
 
SOBRE O PROJETO
O projeto "Estética, poder e relações interculturais no cinema francófono" quer promover o entendimento das relações entre estética, poder e relações interculturais tendo por base a produção cinematográfica francófona. O projeto é composto de duas ações complementares e paralelas: uma mostra de filmes (seguida de debates) representativa da diversidade idiomática, cultural e estética da cinematografia francófona, e um ciclo de estudos voltado à discussão da temática proposta, que visa municiar a recepção dos filmes e o aprofundamento do entendimento das interconexões entre estética, poder e relações interculturais. Trata-se de uma iniciativa conjunta, com duração de maio a novembro de 2018, entre o GETS - Grupo de Estudos em Estética, Técnica e Sociedade (CNPq), o departamento de Mediações Interculturais da Universidade Federal da Paraíba e a Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (PRAC-UFP B) , em parceria com a Embaixada da França no Brasil, Institut Français, ABRACCINE - Associação Brasileira de Críticos de Cinema, Assessoria de Assuntos Internacionais da UFPB e o programa Idioma sem Fronteiras/Francês sem Fronteiras, e apoio do Cine Aruanda e o Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes da UFPB. O projeto tem como público alvo estudantes dos cursos de Ciências Sociais (Bacharelado e Licenciatura), dos cursos de Tradução e Letras Estrangeiras Aplicadas (LEA) do DMI, professores de Filosofia e Sociologia no ensino médio na rede pública de ensino na Grande João Pessoa, além de estudantes de graduação e pós-graduação do CCHLA e CCTA/UFPB e a comunidade em geral. O projeto almeja propiciar no público alvo a percepção da importância das imbricações entre estética, poder e relações interculturais para suas respectivas áreas de conhecimento, particularmente no que concerne a questões relacionadas à injunção mútua entre poder e processos de tradução e mediação culturais, e também estimular estudantes de Licenciatura e professores do ensino médio à utilização do cinema em processos de aprendizagem. Assim, a meta é tanto de formação de um público receptor de cinema, quanto de dimensão pedagógica, na medida em que o projeto também preza pelo alargamento das possibilidades de apreensão e transmissão do conhecimento por meio do cinema.       


COORDENAÇÃO DO PROJETO:
Prof. Aécio Amaral (DCS) - coordenador
Profa. Katia Ferreira Fraga (DMI) - coordenadora-adjunta
André Dib (ABRACCINE e Aluno Especial do PPGL) - coordenador-adjunto

Realização: GETS - Grupo de Estudos em Estética, Técnica e Sociedade (DCS)

                Departamento de Mediações Interculturais

                Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (PRAC)

 

Parcerias: Assessoria de Assuntos Internacionais

               Idioma sem Fronteiras/Francês sem Fronteiras

               Associação Brasileira de Críticos de Cinema (ABRACCINE)               

               Embaixada da França no Brasil

               Institut Français

 

Apoio: Cine Aruanda

          Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA)

SIGAA | STI - Superintendência de Tecnologia da Informação da UFPB / Cooperação UFRN - Copyright © 2006-2021 | producao_sigaa-6.sigaa-6 | v20210615105255-master