UFPB › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas João Pessoa, 24 de Abril de 2024


CCHLA - DSS

CCHLA - DEPARTAMENTO DE SERVIÇO SOCIAL

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

    Últimas Notícias

01/06/2021 DOU com publicação do resultado do concurso para docente 2021

Apresentação do Departamento

O curso de Serviço Social da Paraíba teve origem no ano de 1952, na cidade de João Pessoa, em uma escola particular de nível superior fundada e coordenada pela Igreja Católica. No ano de 1972 o curso foi transferido para Universidade Federal da Paraíba-UFPB, tornando-se público. Naquele período, o corpo docente estava vinculado e chefiado pelo Departamento de Ciências Sociais. Mais tarde, foi criado o Departamento de Serviço Social. O curso trilhou um longo caminho, sofrendo as influências teórico-políticas desde da doutrina social da Igreja Católica, do positivismo norte-americano e franco-belga, da fenomenologia e, a partir dos anos 1980, da tradição marxista. Em 2012 o curso completou 60 anos. Hoje funciona na modalidade de Bacharelado no Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA – Campus I – UFPB), com infra-estrutura própria composta pelo Departamento de Serviço Social (DSS), a Coordenação do Curso de Serviço Social (CSS) e o Laboratório de Estudos e Práticas Sociais (LEPS). Há também o Centro Acadêmico de Serviço Social (CASS), organizado e dirigido pelos estudantes. O corpo docente do Departamento de Serviço Social além de atuar na graduação, também contribui com o Programa de Pós-graduação em Serviço Social, fundado em 1979. Cabe ainda ressaltar que há docentes do DSS que atuam em outros programas de pós-graduação na UFPB (Direitos Humanos; Educação) e em outras instituições públicas de ensino (UFRN e UEPB).

O Curso funciona no horário vespertino (tarde) e noturno (noite). Atualmente, constituem a Chefia do Departamento de Serviço Social, o professor Dr. Jamerson M. A. de Souza e a Vice Chefia, a professora Dra. Edna Tânia F. da Silva (Gestão iniciada em janeiro de 2021).

A Coordenação de Curso é exercida pelo professor Dr.  Emanuel Luiz Pereita e Vice Coordenação pela professora Dra. Maria das Graça Miranda.  

O curso conta ainda com a Coordenação de Estágio que é exercida pela Professora Dra. Danielle Viana Lugo Pereira, através do Laboratório de Estudos e Práticas Sociais (LEPS), associada a Coordenação de Curso. No LEPS, trabalha o Assistente Social, técnico-administrativo, Márcio Teixeira Braga.

Atualmente, o DSS conta com a técnica-administrativa, na função de secretária, Raquel de Lourdes Araújo Barros de Oliveira.

Enquanto ocorre a Pandemia do novo coronavírus, os setores do CCHLA estão funcionando em trabalho remoto, incluindo Departamento de Serviço Social e excetuando o LEPS.

Contatos: (83) 3216-7405 (Departamento de Serviço Social, das 12h30 as 21h00).

Contatos: (83) 3216- 7386 (Coordenação de Serviço Social, das 13h00 as 21h00) 

Chefia do Departamento:
DANIELLE VIANA LUGO PEREIRA
Telefone(s):
3216-7405
Endereço Alternativo:
http://www.cchla.ufpb.br/css/

<< voltar

SIGAA | STI - Superintendência de Tecnologia da Informação da UFPB / Cooperação UFRN - Copyright © 2006-2024 | producao_sigaa-2.sigaa-2 | v24.4.6