DLCV - CCHLA - DEPARTAMENTO DE LETRAS CLÁSSICAS E VERNÁCULAS
Perfil Pessoal
Descrição pessoal
não informada
Formação acadêmica/profissional (Onde obteve os títulos, atuação profissional, etc.)
Neta de Amada e de Quitéria, filha de Lourdes, mãe de Imani e de Yeté. Herdou de suas mães-velhas, afro-indígenas e nordestinas, a insígnia do caminhar. Nasceu em São Paulo em 1985, retornou à Bahia e hoje vive na Paraíba. Tece um caminho que alinhava docência, pesquisa e ações artísticas no campo dos saberes contra-hegemônicos, sobretudo a partir do eixo constituído por literatura, corpo e experiência comunitária. Doutora e mestre em Teoria Literária e Literatura Comparada pela Universidade de São Paulo (USP) e bacharel e licenciada em Letras por essa mesma instituição, atua como professora adjunta no Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Foi professora na rede básica de ensino e em projetos sociais, âmbito no qual destaca a proposição de oficinas de escrita de si para/com mulheres quilombolas. Concebeu e co-dirige a série "Literatura inteira". Lidera o grupo de pesquisa Auê: artes da grafia. Atuou como colunista do site do Itaú Cultural, sendo responsável, entre 2021 e 2023, pela curadoria da série Encontros com a nova literatura brasileira contemporânea. É membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL-UFPB), integra o Grupo de Pesquisa ALDEIA: Núcleo de pesquisas afro-brasileiras em Artes, Tradições e Ensinagens na Diáspora (UFSB-BA). Autora do livro de crítica literária Ominíbú: maternidade negra em Um defeito de cor (EDUFBA,2019), do livro de poemas Casa Cheia (Paralelo 13s, 2023) e organizadora dos livros Sonhos com e para Stella (Segundo Selo, 2023) e Escola Viva Buraco D'água (Capanga de Aruanda, 2024). Desenvolve estudo sobre a produção artística negro-brasileira, dedicando-se à análise dessas estéticas e à formulação de práticas de ensino, processos criativos e materiais poéticos a partir delas.
Áreas de Interesse
(áreas de interesse de ensino e pesquisa)
Literaturas e Oralituras negro-brasileiras e suas teorias; Literaturas, corpo e experiência comunitária; Formação docente e produção de saberes contra-hegemônicos; Criação de materiais didatico-poéticos; Literatura contemporânea e outras artes: poéticas da resistência no Brasil.
Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas - CCHLA Cidade Universitária - Campus I - Conjunto Humanístico - Bloco 04 Castelo Branco 58051-900 - João Pessoa - Paraíba - Brasil Telefone: 3216 7203 - Email: dlcv@cchla.ufpb.br