UFPB › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas João Pessoa, 12 de Dezembro de 2024

DANIELLE BARBOSA LINS DE ALMEIDA

CCHLA - DEPARTAMENTO DE LETRAS ESTRANGEIRAS E MODERNAS

Ir ao Menu Principal

danielle barbosa lins de almeida

DLEM - CCHLA - DEPARTAMENTO DE LETRAS ESTRANGEIRAS E MODERNAS

Perfil Pessoal

Descrição pessoal
Professora Titular do Departamento de Línguas Estrangeiras Modernas (DLEM) e Professora Colaboradora do Curso de Pós-Graduação em Linguística
(PROLING) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Brasil.
Entre 2015 e 2024 atuou como pesquisadora do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) por meio da Bolsa de Produtividade em Pesquisa, através dos projetos (1) Brinquedos em Foco: Um Estudo Semiótico de Anúncios da Mídia Infantil; (2) Multimodalidade e Infância, sobre o discurso dos brinquedos contemporâneos; (3) Por uma Teoria de Letramento do Brinquedo: Interações Multimodais de Infância.
Seus projetos de pesquisa estiveram predominantemente relacionados à multimodalidade dos brinquedos, cultura lúdica e semiótica visual e vinculados ao seu Grupo de Pesquisa em Semiótica Visual e Multimodalidade.
Atualmente vem buscando dedicar-se aos estudos da semiótica musical.
Formação acadêmica/profissional (Onde obteve os títulos, atuação profissional, etc.)
Possui Pós-Doutorado pela Universidad de Buenos Aires (2013), onde atuou como Professora Visitante, no contexto do Programa Centros Associados para o Fortalecimento da Pós-Graduação Brasil-Argentina (CAFP-BA), da CAPES; Doutorado (2006) em Língua e Literatura Inglesa pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com período de co-tutela na University of New South Wales (UNSW), em Sydney, Austrália (2005); Mestrado na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Graduação em Letras/Licenciatura em Língua Inglesa pela Universidade Federal da Paraíba (1999), com período de intercâmbio na University of Leeds, Inglaterra (1996-1997).
Áreas de Interesse (áreas de interesse de ensino e pesquisa)
Seus interesses acadêmicos estão centrados na análise de estruturas semióticas multimodais tais como (1) imagens, sons, música e dança, para passar a lê-las como estruturas híbridas, cujas partes (visual, verbal, sonora), quando integradas, comunicam significados de valor semiótico, auxiliando na compreensão do texto como um todo, desmistificando, assim, a crença de que a análise de textos verbais e textos visuais deve ocorrer separadamente. Para tanto, nos baseamos nas estruturas de significado oferecidas pela Gramática do Design Visual de Kress e van Leeuwen (1996), a qual concebe esses códigos a partir do entendimento dos mesmos enquanto textos; (2) na inter-relação entre multimodalidade e infância, através do discurso dos brinquedos contemporâneos e a cultura do brincar.
Currículo Lattes:
https://lattes.cnpq.br/3846654142638437

Formação Acadêmica

- GRADUAÇÃO

Universidade Federal da Paraíba
- MESTRADO

Universidade Federal de Santa Catarina
- DOUTORADO

Universidade Federal de Santa Catarina
- PÓS-DOUTORADO

Universidad de Buenos Aires

Contatos

Endereço profissional
Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes
Departamento de Letras Estrangeiras Modernas
Cidade Universitária - Campus I Conjunto Humanístico - Bloco 04
Castelo Branco / CEP 58051-900 - João Pessoa - Paraíba - Brasil
Sala
não informado
Telefone/Ramal
7402
Endereço eletrônico
danielle.almeida@gmail.com

SIGAA | STI - Superintendência de Tecnologia da Informação da UFPB / Cooperação UFRN - Copyright © 2006-2024 | producao_sigaa-4.sigaa-4 | v24.12.2