DLEM - CCHLA - DEPARTAMENTO DE LETRAS ESTRANGEIRAS E MODERNAS
Perfil Pessoal
Descrição pessoal
Professora Titular do Departamento de Línguas Estrangeiras Modernas (DLEM) e Professora Colaboradora do Curso de Pós-Graduação em Linguística (PROLING) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Brasil. Entre 2015 e 2024 atuou como pesquisadora do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) por meio da Bolsa de Produtividade em Pesquisa, através dos projetos (1) Brinquedos em Foco: Um Estudo Semiótico de Anúncios da Mídia Infantil; (2) Multimodalidade e Infância, sobre o discurso dos brinquedos contemporâneos; (3) Por uma Teoria de Letramento do Brinquedo: Interações Multimodais de Infância. Seus projetos de pesquisa estiveram predominantemente relacionados à multimodalidade dos brinquedos, cultura lúdica e semiótica visual e vinculados ao seu Grupo de Pesquisa em Semiótica Visual e Multimodalidade. Atualmente vem buscando dedicar-se aos estudos da semiótica musical.
Formação acadêmica/profissional (Onde obteve os títulos, atuação profissional, etc.)
Possui Pós-Doutorado pela Universidad de Buenos Aires (2013), onde atuou como Professora Visitante, no contexto do Programa Centros Associados para o Fortalecimento da Pós-Graduação Brasil-Argentina (CAFP-BA), da CAPES; Doutorado (2006) em Língua e Literatura Inglesa pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com período de co-tutela na University of New South Wales (UNSW), em Sydney, Austrália (2005); Mestrado na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Graduação em Letras/Licenciatura em Língua Inglesa pela Universidade Federal da Paraíba (1999), com período de intercâmbio na University of Leeds, Inglaterra (1996-1997).
Áreas de Interesse
(áreas de interesse de ensino e pesquisa)
Seus interesses acadêmicos estão centrados na análise de estruturas semióticas multimodais tais como (1) imagens, sons, música e dança, para passar a lê-las como estruturas híbridas, cujas partes (visual, verbal, sonora), quando integradas, comunicam significados de valor semiótico, auxiliando na compreensão do texto como um todo, desmistificando, assim, a crença de que a análise de textos verbais e textos visuais deve ocorrer separadamente. Para tanto, nos baseamos nas estruturas de significado oferecidas pela Gramática do Design Visual de Kress e van Leeuwen (1996), a qual concebe esses códigos a partir do entendimento dos mesmos enquanto textos; (2) na inter-relação entre multimodalidade e infância, através do discurso dos brinquedos contemporâneos e a cultura do brincar.
Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes Departamento de Letras Estrangeiras Modernas Cidade Universitária - Campus I Conjunto Humanístico - Bloco 04 Castelo Branco / CEP 58051-900 - João Pessoa - Paraíba - Brasil