Professor Titular. Pós-doutorado em Filosofia da Psicanálise (AP: Psicanálise e Educação) pelo PPG de Filosofia da PUC PR. Pós-doutorado em Educação (AP: Educação e Trabalho) Departamento de Administração Escolar e Economia da Educação / PPG em Educação da Faculdade de Educação da USP. Doutorado em Psicologia ( AC: Psicologia Social) pelo Instituto de Psicologia da USP. Mestrado em Metodologia da Comunicação Social pela UMESP. Especialização em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Católica de Santos (créditos) Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Católica de Santos. Licenciatura em Psicologia pela Universidade Católica de Santos. Graduação em Psicologia (Formação de Psicólogo e Bacharelado) pela Universidade Católica de Santos.
Formação acadêmica/profissional (Onde obteve os títulos, atuação profissional, etc.)
Professor Titular. Pós-doutorado em Filosofia da Psicanálise (AP: Psicanálise e Educação) pelo PPG de Filosofia da PUC PR. Pós-doutorado em Educação (AP: Educação e Trabalho) Departamento de Administração Escolar e Economia da Educação / PPG em Educação da Faculdade de Educação da USP. Doutorado em Psicologia ( AC: Psicologia Social) pelo Instituto de Psicologia da USP. Mestrado em Metodologia da Comunicação Social pela UMESP. Especialização em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Católica de Santos (créditos) Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Católica de Santos. Licenciatura em Psicologia pela Universidade Católica de Santos. Graduação em Psicologia (Formação de Psicólogo e Bacharelado) pela Universidade Católica de Santos.
Lotado no CCHLA / Departamento de Psicologia da UFPB. Professor Permanente do PPG em Direitos Humanos, Cidadania e Políticas Públicas (CCHLA/UFPB). Coordenador do Laboratório de Psicanálise Política e Educação. Pesquisador do LAPSUS (UFPB). Pesquisador do RINEPE (UFC). Membro do GP Filosofia da Psicanálise (PUCPR). Membro da Equipe Técnico-pedagógica do Instituto Paulo Freire (2002/2005).
ATUAÇÃO: Psicanálise e Educação, Psicologia Escolar e Educacional. Fundamentos da Educação. Formação de Professores. Teorias de Aprendizagem e Desenvolvimento.
REFERENCIA TEÓRICA E METODOLÓGICA : Psicanálise / Teoria Crítica
REFERENCIAS COMPLEMENTARES: Pedagogia Crítica e Radical / Educação Libertadora
TEMAS DE INTERESSE E PESQUISA:
1) Psicanálise Política, Educação e Sociedade. 2) Formação e Prática Docente 3) Direitos Humanos, Políticas Públicas e Educação : Estudos Antifascistas e antirracistas.. 4) Educação Pós-Colonial, Anticolonial e Decolonial. 5) Estudos sobre o rock, o blues e o rap como manifestações de resistência, identidade e utopia. Pesquisador do LAPSUS (UFPB). Pesquisador do RINEPE (UFC). Membro do GP Filosofia da Psicanálise (PUCPR). Membro da Equipe Técnico-pedagógica do Instituto Paulo Freire (2002/2005).
ATUAÇÃO: Psicanálise e Educação, Psicologia Escolar e Educacional. Fundamentos da Educação. Formação de Professores. Teorias de Aprendizagem e Desenvolvimento.
REFERENCIA TEÓRICA E METODOLÓGICA : Psicanálise / Teoria Crítica
REFERENCIAS COMPLEMENTARES: Pedagogia Crítica e Radical / Educação Libertadora
TEMAS DE INTERESSE E PESQUISA:
1) Psicanálise Política, Educação e Sociedade. 2) Formação e Prática Docente 3) Direitos Humanos, Políticas Públicas e Educação 4) Filosofia da Psicanálise: Estudos sobre o Fascismo na Educação e na Sociedade 5) Educação Pós-Colonial, Anticolonial e Decolonial. 6) Estudos sobre o rock, o blues e o rap como manifestações de resistência, identidade e utopi
Áreas de Interesse
(áreas de interesse de ensino e pesquisa)
1) Psicanálise, Educação e Sociedade. 2) Formação e Prática Docente 3) Direitos Humanos, Políticas Públicas e Educação : Estudos Antifascistas e antirracistas.. 4) Educação Pós-Colonial, Anticolonial e Decolonial. 5) Estudos sobre o rock, o blues e o rap como manifestações de resistência, identidade e utopia.