UFPB › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas João Pessoa, 04 de Julho de 2025

sidney nilton de oliveira

DPSI - CCHLA - DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA

Perfil Pessoal

Descrição pessoal
PROFESSOR TITULAR. Pós-Doutorado [em andamento] Filosofia Prática Contemporânea (AP: FILOSOFIA POLÍTICA, PSICANÁLISE E DIREITOS HUMANOS pelo PPG em Filosofia da UFPE. Pós-doutorado em Filosofia da Psicanálise (AP: PSICANÁLISE E EDUCAÇÃO) pelo PPG de Filosofia da PUC PR. Pós-doutorado em Educação (AP: FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO) pelo Departamento de Administração Escolar e Economia da Educação da Faculdade de Educação da USP. Doutorado em Psicologia ( AC: Psicologia Social, AP PSICANÁLISE, EDUCAÇAÕ E SOCIEDADE) pelo Instituto de Psicologia da USP. Mestrado em Metodologia da Comunicação Social (AP: SEMIOLOGIA PSICANALÍTICA) pela UMESP. Especialização em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Católica de Santos (créditos). Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Católica de Santos. Licenciatura em Psicologia pela Universidade Católica de Santos. Graduação em Psicologia (Formação de Psicólogo) pela Universidade Católica de Santos. Formação em Psicanálise. Lotado no CCHLA / Departamento de Psicologia da UFPB. Professor do PPG em Direitos Humanos, Cidadania e Políticas Públicas (CCHLA/UFPB). Coordenador do Laboratório de Psicanálise Política e Educação. Pesquisador do LAPSUS (UFPB). Pesquisador do RINEPE (UFC). Membro do GP Filosofia da Psicanálise (PUCPR). Membro da Equipe técnica e pedagógica do Instituto Paulo Freire (2002/2005). ATUAÇÃO: Psicanálise e Educação, Psicologia Escolar e Educacional. Fundamentos da Educação. Formação de Professores. Teorias da Aprendizagem e do Desenvolvimento. Temas de Interesse: 1) PSICANÁLISE, EDUCAÇÃO E SOCIEDADE:. 2) FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO DOCENTE 3) DIREITOS HUMANOS, CIDADANIA E POLÍTICAS PÚBLICAS, 4) ESTUDOS SOBRE O ROCK, O BLUES E O RAP COMO MANIFESTAÇÕES DE RESISTENCIA IDENTIDADE E UTOPIA
Formação acadêmica/profissional (Onde obteve os títulos, atuação profissional, etc.)
*PROFESSOR TITULAR. Pós-Doutorado [em andamento] Filosofia Prática Contemporânea (AP: FILOSOFIA POLÍTICA, PSICANÁLISE E DIREITOS HUMANOS pelo PPG em Filosofia da UFPE. . Pós-doutorado em Filosofia da Psicanálise (AP: PSICANÁLISE E EDUCAÇÃO) pelo PPG de Filosofia da PUC PR. Pós-doutorado em Educação (AP: FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO) pelo Departamento de Administração Escolar e Economia da Educação da Faculdade de Educação da USP. Doutorado em Psicologia ( AC: Psicologia Social, AP PSICANÁLISE, EDUCAÇAÕ E SOCIEDADE) pelo Instituto de Psicologia da USP. Mestrado em Metodologia da Comunicação Social (AP: SEMIOLOGIA PSICANALÍTICA) pela UMESP. Especialização em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Católica de Santos (créditos). Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Católica de Santos. Licenciatura em Psicologia pela Universidade Católica de Santos. Graduação em Psicologia (Formação de Psicólogo) pela Universidade Católica de Santos. Formação em Psicanálise. Lotado no CCHLA / Departamento de Psicologia da UFPB. Professor do PPG em Direitos Humanos, Cidadania e Políticas Públicas (CCHLA/UFPB). Coordenador do Laboratório de Psicanálise Política e Educação. Pesquisador do LAPSUS (UFPB). Pesquisador do RINEPE (UFC). Membro do GP Filosofia da Psicanálise (PUCPR). Membro da Equipe técnica e pedagógica do Instituto Paulo Freire (2002/2005). ATUAÇÃO: Psicanálise e Educação, Psicologia Escolar e Educacional. Fundamentos da Educação. Formação de Professores. Teorias da Aprendizagem e do Desenvolvimento. Temas de Interesse: 1) PSICANÁLISE, EDUCAÇÃO E SOCIEDADE:. 2) FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO DOCENTE 3) DIREITOS HUMANOS, CIDADANIA E POLÍTICAS PÚBLICAS, 4) ESTUDOS SOBRE O ROCK, O BLUES E O RAP COMO MANIFESTAÇÕES DE RESISTENCIA IDENTIDADE E UTOPIA
Áreas de Interesse (áreas de interesse de ensino e pesquisa)
1) Psicanálise, Educação e Sociedade.
2) Formação e Prática Docente
3) Aprendizagem e Desenvolvimento na perspectiva crítica.
3) Direitos Humanos, Políticas Públicas e Educação
4) Psicologia Escolar e Educacional na perspectiva crítica e radical.
5) Psicanálise, Educação e Cultura: o rock, o blues e o rap como manifestações de resistência, identidade e utopia.
Currículo Lattes:
http://lattes.cnpq.br/8247193208201692

Formação Acadêmica

- DOUTORADO
Doutor em Psicologia Social
IP USP
- GRADUAÇÃO

Universidade Católica de Santos
- MESTRADO

Universidade Metodista de São Paulo
- PÓS-DOUTORADO

Universidade de São Paulo

Contatos

Endereço profissional
não informado
Sala
não informado
Telefone/Ramal
3216.7337
Endereço eletrônico
não informado

SIGAA | STI - Superintendência de Tecnologia da Informação da UFPB / Cooperação UFRN - Copyright © 2006-2025 | producao_sigaa-2.sigaa-2 | v25.7.0