LEONAM AMITAF FERREIRA PINTO DE ALBUQUERQUE

CCAE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS

Ir ao Menu Principal
Boas vidas e conhecimento mútuo (20/01/2017 - 20/01/2017)
1. Apresentação professor/aluno ? Dinâmica de Apresentação; 2. Apresentação do Plano de curso; Contrato Pedagógico; 3. Organização dos Seminários (separação dos grupos); Introdução aos Seminários em Psicologia da Educação: vídeo ?O papel do Professor? de Rubens Alves.
   Plano Curso - Psicologia II - 2016.2   
Seminários em Psicologia da Educação (27/01/2017 - 27/01/2017)

Seminário 1: Gestão da sala de aula e interação (NOVA ESCOLA, 2014, P.49-84)

Responsáveis: Dilmária; Letícia; Isabela Alvino; Camila; Gessé; Larissa.

 

Seminário 2: Alunos com problemas emocionais e de conduta (Marchesi, 2006, p.79-108)

Responsáveis: Brenda; Ednéia; Caio César; Bruno.

Seminários em Psicologia da Educação (03/02/2017 - 03/02/2017)

Seminário 3: Alunos com dificuldades de aprendizagem (Marchesi, 2006, p. 31-58)

Responsáveis: Agnes; Jéssica; Viviane; Juliana; Danielle.

 

Seminário 4: A responsabilidade Moral dos Professores (Marchesi, 2008, p. 127-155)

Responsáveis: Lucas; Luis; Steffano; Renata; Michele Nascimento; Laís.

Seminários em Psicologia da Educação (10/02/2017 - 10/02/2017)

Seminário 5: As competências profissionais dos professores (Marchesi, 2008, p.59-95)

Responsáveis: Caio Vitor; Alessandra Lima; Milena Mendonça; Rayanne França; Sheyla emiy. 

 

Seminário 6: As emoções dos professores (MARCHESI, 2008, P. 97-126)

Isabela Cristiny; Cristina Araújo; Marcela Alves; Simone Nascimento; Dielma Moraes.

Adolescência - Desenvolvimento e aprendizagem (17/02/2017 - 17/02/2017)

Aula expositiva e dialogada. Texto de leitura obrigatória: "Adolescência: uma perspectiva crítica (p. 15-31)".

Adolescência - Desenvolvimento e aprendizagem (24/02/2017 - 24/02/2017)

Atividade Extra-Classe em função da impossibilidade de nos reunirmos presencialmente devido ao indisponidade de ônibus.

Atividade 1: Escolha uma das teorias que explicam a adolescência apresentadas no texto: "Adolescência: uma perspecitva crítica", faça uma síntese da teoria escolhida e emita sua opinião em relação á concepção apresentada pelo teórico.

Atividade 2: Leia o texto: Adolescência e seu significado evolutivo" e sintetize as principais mudanças físicas e psicológicas que ocorrem na adolescência.

Em seguinda, assista ao fime: "Aos treze", indentifique na personagem Tracy, características comuns ao texto estudado.

https://www.youtube.com/watch?v=rlrfybe4NQw

OBSERVAÇÃO: Em nossa próxima aula, no primeiro momento, socializaremos estas atividades, contabilizando a participação como presença nesta aula de 24.02.

Bons Estudos e Bom Carnaval

Adolescência - Desenvolvimento e aprendizagem (03/03/2017 - 03/03/2017)

- Socialização dos resumos pelos alunos sobre o texto: Adolescência - uma perspectiva crítica; 

- Discussão sobre as idéias principais do filme: Aos treze, relacionada ao texto estudado.  

Adolescência - desenvolvimento e aprendizagem (10/03/2017 - 10/03/2017)

- Conclusão da discusão sobre o Filme "Aos Treze";

- Aula expositiva e dialogada sobre o texto: Adolescência e seu significado evolutivo - Jesús Palacios e Alfredo Oliva (p. 309-322);

- Atividade em grupo de fixação sobre o texto (perguntas e respostas). 

 

Adolescência - Desenvolvimento e aprendizagem (17/03/2017 - 17/03/2017)

Aula expositiva dialogada - Texto 3: Desenvolvimento da Personalidade Durante a adolescência (Oliva, 2004, In Marchesi, 2004, p. 350-370)

 

Adolescência - Desenvolvimento e aprendizagem (24/03/2017 - 24/03/2017)

Aula Expositiva Dialogada. Texto 4: Desenvolvimento Social durante a adolescência ( Oliva, 2004, In Marchesi, 2004, p. 335-349)

Revisão para avaliação.

Atividade de Avaliação da Unidade II (31/03/2017 - 31/03/2017)
Avaliações escrita individual.
Desenvolvimento humano e aprendizagem na vida adulta (07/04/2017 - 07/04/2017)
Aula Expositiva Dialogada. Texto 1: O mundo adulto e o processo de amadurecimento humano: (GRIFFA, MORENO 2014, p.69-80)
Feriado (Sexta-feira da Paixão) (14/04/2017 - 14/04/2017)
Feriado (Tiradentes) (21/04/2017 - 21/04/2017)
Desenvolvimento na vida adulta e na velhice (28/04/2017 - 28/04/2017)

Atividade extra-classe:

Assistam ao vídeo "O que nos torna adultos", do psicólogo Frederico Mattos. Anote os elementos que segundo ele, nos caracteriza como adultos.Em seguida faça relações com o texto em estudo "Maturidade, vida adulta, velhice.

https://www.youtube.com/watch?v=Gl-XggFuSAU

Desenvolvimento e aprendizagem na vida adulta (05/05/2017 - 05/05/2017)
Aula expositiva informativa dialogada. Texto: Desenvolvimento Social a partir da meia idade. (Vega; Bueno, Buz, 2004, In Coll; Marchesi; Palácios, 2004, p. 421-438)
Desenvolvimento e aprendizagem na vida adulta (12/05/2017 - 12/05/2017)
12.05 Unidade III: Desenvolvimento humano e aprendizagem na vida adulta Aula Expositiva Dialogada. Texto 2: Desenvolvimento cognitivo na vida adulta e na velhice (Vega; Bueno, Buz, 2004, In Coll; Marchesi; Palácios, 2004, p. 389-403)
  Desenvolvimento cognitivo na vida adulta e na velhice   
O texto contém dois capítulos: os capítulos 20 e 21. Porém, a leitura obrigatória é a do capítulo 21 (p.389 a 402).
Desenvolvimento humano e aprendizagem na vida adulta (19/05/2017 - 19/05/2017)
Revisão dos textos; Atividades em grupos e discussões a partir de vídeos.
Atividade de avaliação da Unidade III (26/05/2017 - 26/05/2017)
Avaliação Escrita em individual.
Reposição de avaliações (02/06/2017 - 02/06/2017)
Reposição de avaliações por faltas justificadas.

SIGAA | STI - Superintendência de Tecnologia da Informação da UFPB / Cooperação UFRN - Copyright © 2006-2024 | producao_sigaa-2.sigaa-2 | v24.5.0