UFPB › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas João Pessoa, 19 de Julho de 2024
Apresentação e discussão sobre a disciplina (05/12/2023 - 05/12/2023)

a) Apresentação do professor e dos estudantes;

b) Leitura e discussão sobre o plano de ensino; ajustes, se necessário;

c) Apresentação e explicação sobre as atividades avaliativas e os critérios de avaliação; e

d) Orientações e combinados.

   Plano de Ensino   
Ensino de língua portuguesa para falantes de Português (12/12/2023 - 12/12/2023)

Discussão sobre o texto de Antunes (2017)

  ANTUNES, I. Língua Portuguesa para Nativos   
ANTUNES, I. Língua Portuguesa para Nativos.pdf
  Cenas de Ensino de LP   
Material para discussão sobre o ensino de LP
Concepções linguísticas e ensino de língua portuguesa nos anos iniciais do ensino fundamental (19/12/2023 - 19/12/2023)

Discussão sobre o vídeo de Castro (2021) e Doreto e Beloti (2021).

  

CASTRO. Concepções de linguagem





  
  Atividade sobre Concepções de Linguagem   
Conjunto de atividades
Tipologias textuais, definição e relação com o ensino de língua portuguesa (30/01/2024 - 30/01/2024)

Discussão sobre o texto de Cavalcante (2021) e Praxedes (2020).

  

PRAXEDES, Sequência textuais





  
  Slides_aula   
Gêneros Textuais, definição e relação com o ensino de língua portuguesa (06/02/2024 - 06/02/2024)

Discussão sobre o texto de Cavalcante (2021) e Maciel (2022).

  

MACIEL. Gêneros discursivos





  
  Apontamentos_Aula   
Apontamentos teóricos e orientações para aula
  Proposta Curricular do Estado da Paraíba   
PCEP - Língua Portuguesa - Anos Iniciais
  At. Avaliativa 1 - Sequência Didática  
Inicia em 08/02/2024 às 0h 0 e finaliza em 10/03/2024 às 23h 59
Alfabetização e Sistema de Escrita Alfabética (20/02/2024 - 20/02/2024)

Discussão sobre os textos de Soares (2014) e Morais e Leite (2012).

  SOARES, M. Alfabetização   
SOARES, M. Alfabetização.pdf
  MORAIS; LEITE. A escrita alfabética   
MORAIS; LEITE_Sistema de Escrita Alfabética.pdf
  Alfabetização e SEA   
Alfabetização e SEA.pdf
  Anotações da aula   
Slides
Alfabetização, consciência fonológica e métodos (27/02/2024 - 27/02/2024)

Discussão sobre os textos de Leite e Morais (2012), e Galvão e Leal (2005)

  LEITE; MORAIS. Consciência fonológica   
LEITE; MORAIS_Consciência Fonológica.pdf
  GALVÃO, A.; LEAL, T. F. Há lugar ainda para métodos de alfabetização?   
GALVÃO; LEAL. Há Lugar ainda para métodos de alfabetização.pdf
  Anotações da aula   
Anotações sobre Consciência Fonológica
  Slides_Métodos   
Slides sobre os métodos mais conhecidos
  

ASSOLINI, E. Métodos de Alfabetização. São Paulo: GEPALLE/USP, 2023





  
Alfabetização e Letramento (05/03/2024 - 05/03/2024)

Discussão sobre os textos de Soares (2016) e Colello (2004)

  COLELLO, S. M. G. Alfabetização e Letramento   
COLELLO, S. G. Alfabetização e Letramento_Repensando o Ensino da Língua Escrita.pdf
  

SOARES. Alfabetização e Letramento





  
  SOARES, M. Alfabetização e Letramento: caminhos e descaminhos   
SOARES, M. Alfabetização e letramento_caminhos e descaminhos.pdf
  SOARES, M. Letramento e alfabetização: as muitas facetas   
SOARES, M. Letramento e alfabetização_as muitas facetas.pdf
Competência Comunicativa (12/03/2024 - 12/03/2024)

Discussão sobre os textos de Carvalho e Sousa (2014) e Matêncio (2004)

  CARVALHO, N.; SOUSA, M. M. F. de. Competência Comunicativa Escrita na Escola   
CARVALHO, N.; SOUSA, M. M. F. de. Competência comunicativa escrita na escola.pdf
  MATÊNCIO, M. de L. M. Letramento, competência comunicativa e representações da escrita.   
MATÊNCIO, M. de L. M. Letramento, competência comunicativa e representações da escrita (2).pdf
Sequências Didáticas e Projetos de Letramento (19/03/2024 - 19/03/2024)

Discussão sobre os textos de Saraiva e Mügge (2006), Ranzani e Pereira (2018), Andrade e Sales (2020) e Franchi (2012)

  SARAIVA, J. A.; MÜGGE, E. Literatura na escola   
SARAIVA, J. A.; MUGGE, E. Literatura na escola_propostas para o ensino fundamental.pdf
  ANDRADE, M. J.; SALES, L. S. Práticas de escrita em um projeto de letramento:   
ANDRADE; SALES. Prátocas de escrita em um projeto de letramento.pdf
  RANZANI, A.; PEREIRA, P. Projetos de Letramento na Educação Infantil:   
RANZANI; PEREIRA. Projeto de Letramento na Educação Infantil.pdf
  Av. 2 - Análise de LD  
Inicia em 25/03/2024 às 0h 0 e finaliza em 14/04/2024 às 23h 59
Oralidade e Ensino (26/03/2024 - 26/03/2024)

·      Discussão sobre o texto de Fonseca et al. (2020) e Costa-Maciel e Bilro (2018).

Leitura e ensino (02/04/2024 - 02/04/2024)

- Discussão sobre o vídeo Intensivo Pedagógico (2021) e o texto de Santos, Riche e Teixeira (2013); e

- Análise do texto “Problema na Clamba” de Fregonezi (1999).

  FREGONEZI, D. E. A formação do professor de leitura,   
FREGONEZI, D. E. Leitura e ensino.pdf
  

INTENSIVO PEDAGÓGICO. Estratégias de Leitura





  
Produção textual e ensino (09/04/2024 - 09/04/2024)

Discussão sobre o texto de Turkiewicz e Costa-Hübes (2017);

- Análise de Casos

  TURKIEWICZ; COSTA-HÜBES. Produção, correção e reescrita textual   
TURKIEWICZ, R. de O. S. COSTA-HÜBES, T. da C. Produção, correção e reescrita textual.pdf
  Produção textual - Casos   
Atividades_Produção textual_casos.pdf
Ortografia e Ensino (16/04/2024 - 16/04/2024)

Discussão sobre o texto de Fernandes (2005), Pessoa (2012) e Vieira (2006); 

 

  FERNANDES. História da Ortografia do Português do Brasil   
FERNANDES, A. P. A ortografia do português brasileiro.pdf
  VIEIRA. O sistema de escrita ortográfico   
VIEIRA, R. C. O SEO e os problemas para a escrita.pdf
Sequências Didáticas (23/04/2024 - 23/04/2024)

Aula disponibilizada para a preparação e produção da Sequência Didática (Atividade Avaliativa 3).

Apresentação de sequências didáticas (30/04/2024 - 30/04/2024)

Socialização e orientações coletivas para melhoria e aprimoramento das propostas discentes.

  Av. 3 - Jogo para ensino de LP  
Inicia em 26/04/2024 às 0h 0 e finaliza em 07/05/2024 às 23h 59
Encerramento da disciplina (07/05/2024 - 07/05/2024)

- Avaliação da disciplina e do professor; e

- Orientação aos alunos que precisarem repor avaliação ou realizar exame final.

SIGAA | STI - Superintendência de Tecnologia da Informação da UFPB / Cooperação UFRN - Copyright © 2006-2024 | producao_sigaa-2.sigaa-2 | v24.7.4