BREVE HISTÓRICO
A Universidade Federal da Paraíba – UFPB foi criada em 1960 a partir da federalização da Universidade da Paraíba e da incorporação de instituições nos municípios de João Pessoa, Campina Grande e Areia. Atualmente, a UFPB conta com 4 campi, um dos quais, o Centro de Ciências Agrárias (CCA), em Areia, surgido da antiga Escola de Agronomia do Nordeste, incorporada à UFPB em 1968.
Na esteira do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI) nos anos 2000, criaram-se cursos de graduação no CCA (Ciências Biológicas, Química e Medicina Veterinária), que se somaram aos cursos de Agronomia e Zootecnia. O CCA também conta com cinco cursos de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Agronomia, Programa de Pós-Graduação em Zootecnia, Programa de Pós-Graduação Ciência do Solo, Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal e Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade (PPGBio). O PPGBio surgiu a partir de recomendações de comissões avaliadoras de condições de oferta do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) e do Ministério da Educação (MEC) feitas em 2010, apontando as potencialidades para a criação de uma pós-graduação em biodiversidade. Em 2013, o PPGBio foi criado (nível de mestrado) com locus de atuação na interface entre as ciências agrárias e biológicas formando recursos humanos capazes de atuar em pesquisa, ensino e extensão universitárias, planejamento e execução de políticas ambientais voltadas ao desenvolvimento sustentável, contribuindo para o desenvolvimento científico, cultural, econômico e social da Paraíba. Em 2014, o PPGBio iniciou suas atividades com a missão de formar profissionais com uma visão aprofundada e integrada sobre o uso e conservação da biodiversidade, do desenvolvimento sustentável, e preparados para atuar em questões associadas aos padrões e processos que regem a biodiversidade, na construção e difusão do conhecimento e resolução de problemas locais e globais. Até o momento, o PPGBio formou 63 estudantes em suas duas linhas de pesquisa: i) Uso e conservação da biodiversidade e ii) Diversidade de espécies e ecossistemas.
Ao ser criado, o PPGBio obteve conceito 3 na avaliação da CAPES e, como na avaliação quadrienal da CAPES de 2017 o PPGBio não tinha quatro anos completos de funcionamento, permaneceu com conceito 3, conceito que se repetiu na avaliação quadrienal de 2020, a despeito do esforço da comunidade acadêmica do PPGBio.
MISSÃO
Prover formação de excelência para profissionais capazes de realizar atividades de ensino, pesquisa, extensão e inovação em biodiversidade, principalmente associadas às questões socioambientais do Nordeste.
VISÃO
Consolidar-se como programa de referência na formação de recursos humanos altamente qualificados para atuarem em questões atuais ligadas à biodiversidade, sua conservação, usos e sua relação com a qualidade de vida da população.
VALORES
Esses valores elencados abaixo devem ser perseguidos por todas e todos que integram o PPGBio alicerçam a formação de recursos humanos, produção de conhecimento, e interação com a sociedade nos seguintes valores:
CONTATO:
E-mail: ppgbio@cca.ufpb.br
Ramal: 4536 / (83) 3049-4536