|
Código |
Componente Curricular |
Carga Horaria |
[+]
|
1108175
|
ESTATÍSTICA APLICADA À EDUCAÇÃO - PEDAGOGIA
|
60h |
Conceitos Básicos em Relação ao fenômeno Educacional; Normas e Técnicas utilizadas em Educação para distribuições de freqüência e Gráficos; Medidas de Tendência Central nos Estudos Pedagógicos; Escores em Variáveis Educacionais; Estudos de Probabilidades ligados à Fenômenos Pedagógicos; Coeficiente de Correlação Linear de Dados Educacionais Numéricos.
|
|
1301193
|
EDUCACAO AMBIENTAL
|
60h |
|
[+]
|
1301204
|
EDUCAÇÃO SEXUAL
|
60h |
A filosofia da educação sexual. .A evolução e historicidade da educação sexual. A dimensão social da sexualidade. Atitudes e valores com relação à educação sexual. Desenvolvimento psicosexual, infância, adolescência, idade adulta. Educação sexual na família e na escola, metodologia e linguagem, manifestações da sexualidade e problemas de natureza psicosocial.
|
|
1301240
|
EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR
|
60h |
|
|
1301241
|
EDUCAÇÃO E DIREITO
|
60h |
|
[+]
|
1301242
|
ÉTICA PROFISSIONAL
|
60h |
Conceitos e princípios da ética profissional. Valores éticos para o exercício da profissão. Ética e o profissional da educação.
|
|
1301243
|
TÓPICOS EM EDUCAÇÃO I
|
30h |
|
[+]
|
1301245
|
FUNDAMENTO BIOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO PEC/MSC
|
60h |
Análise crítica dos fatores bióticos e abióticos sobre os processos comportamentais e educativos.
|
|
1301246
|
FUNDAMENTOS PSICOSSOCIAIS DAS RELAÇÕES HUMANAS
|
60h |
|
[+]
|
1301247
|
PSICOLOGIA SOCIAL
|
60h |
Estudos dos métodos e conceitos de que se compõe a psicologia social buscando o nível da informação e de reflexão sobre os processos psicosociais a que esta área do conhecimento pode conduzir.
|
|
1302335
|
RECURSOS AUDIOVISUAIS EM EDUCAÇÃO
|
60h |
|
|
1302336
|
TECNICAS AUDIOVISUAIS EM EDUCACAO
|
60h |
|
[+]
|
1302337
|
CULTURA E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
|
60h |
Relação entre antropologia e educação de jovens e adultos. A função da educação e, particularmente, da educação de jovens e adultos nos processos de socialização.
|
[+]
|
1302338
|
TEORIAS E PRÁTICAS DA EDUCAÇÃO POPULAR
|
75h |
Concepções teóricas e práticas de Educação Popular, com ênfase nas teorias de Paulo Freire. A dimensão educativa das práticas sociais em Educação Popular.
|
[+]
|
1302339
|
EDUCAÇÃO POPULAR
|
60h |
As concepções e o estatuto teórico da educação popular; a cultura erudita, a cultura popular e a educação popular; a educação não formal, a educação permanente e a educação popular; a supervisão das dicotomias formal/não formal e a teoria e prática; a escola pública e a educação popular; a educação popular e os movimentos sociais; a educação popular na sociedade brasileira atual.
|
|
1302340
|
TÓPICOS EM EDUCAÇÃO II
|
60h |
|
|
1302341
|
TÓPICOS EM EDUCAÇÃO III
|
60h |
|
[+]
|
1302531
|
CULTURA E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
|
45h |
Relação entre antropologia e educação de jovens e adultos. A função da educação e, particularmente, da Educação de Jovens e Adultos nos processos de socialização.
|
[+]
|
1303225
|
LEGISLAÇÃO DE ENSINO
|
60h |
O sistema educacional vigente no país: princípios, regras, normas e leis. Análise crítico-comparativa do aspecto legal e da realidade da educação no Brasil. Formação do educador à luz da legislação e sua atuação profissional.
|
[+]
|
1303226
|
MÉTODOS E TÉCNICAS EM EDUCAÇÃO ESPECIAL
|
60h |
Conceito de Métodos e Técnicas. Métodos e processos didáticos especializados. Adequações e flexibilização curricular.
|
|
1303227
|
POLÍTICAS SOCIAIS E EDUCAÇÃO ESPECIAL
|
60h |
|
[+]
|
1303228
|
ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO
|
60h |
As concepções e tendências pedagógicas que fundamentam o trabalho escolar. O currículo como núcleo do trabalho educativo. Participação e trabalho coletivo. Experiências e propostas transformadoras.
|
|
1303229
|
CULTURA, GÊNERO E RELIGIOSIDADE
|
60h |
|
[+]
|
1303230
|
DISTÚRBIOS DE APRENDIZAGEM
|
60h |
Teorias da aprendizagem. Funções corticais superiores como base do processo de aprendizagem. Habilidades básicas e aprendizagem: fatores bio-psico-sociais intervenientes do desenvolvimento infantil. Avaliação do distúrbio de aprendizagem e planejamento. Tipos de dificuldade de aprendizagem: fracasso escolar, síndrome do Déficit da atenção, discalculia, dislexia, disortografia, aprendizagem lenta, etc. Diagnóstico diferencial e abordagens terapêuticas e educacionais. Reflexão sobre a interação professor X aluno portador de distúrbio de aprendizagem. Orientação à família.
|
|
1303231
|
TÓPICOS EM EDUCAÇÃO IV
|
60h |
|
|
1303232
|
TÓPICOS EM EDUCAÇÃO V
|
60h |
|
[+]
|
1303362
|
EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E ENSINO DE HISTÓRIA E CULTURA AFROBRASILEIRA E AFRICANA
|
60h |
História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena e sua contribuição para a formação da população brasileira. História da África e dos africanos, a luta dos negros e dos povos indígenas no Brasil, a cultura negra. História dos povos indígenas brasileiros. O negro e o índio na formação da sociedade nacional, resgatando as suas contribuições nas áreas social, econômica e política,
pertinentes à história do Brasil.
|
[+]
|
1303394
|
EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E ENSINO DE HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA E AFRICANA
|
45h |
História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena e sua contribuição para a formação da população brasileira. História da África e dos africanos, a luta dos negros e dos povos indígenas no Brasil, a cultura negra. História dos povos indígenas brasileiros. O negro e o índio na formação da sociedade nacional, resgatando as suas contribuições nas áreas social, econômica e política, pertinentes à história do Brasil.
|
|
1403667
|
LINGUA PORTUGUESA PED
|
60h |
|
[+]
|
1609247
|
EDUCAÇÃO FÍSICA
|
30h |
Atividade física com fator de saúde e qualidade de vida.
|
[+]
|
GDMTE0140
|
PRÁTICA PEDAGÓGICA/INICIAÇÃO À DOCÊNCIA I
|
60h |
Estudo do cotidiano de escolas da rede pública de educação. Criação e participação em experiências metodológicas, tecnológicas e práticas docentes de caráter inovador e interdisciplinar. Articulação entre teoria e prática necessárias à formação dos docentes.
|
[+]
|
GDMTE0141
|
PRÁTICA PEDAGÓGICA/INICIAÇÃO À DOCÊNCIA II
|
60h |
Estudo do cotidiano de escolas da rede pública de educação. Criação e participação em experiências metodológicas, tecnológicas e práticas docentes de caráter inovador e interdisciplinar. Articulação entre teoria e prática necessárias à formação dos docentes.
|
[+]
|
1301215
|
FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO I
|
60h |
Conceitos de filosofia, educação e filosofia da educação. Principais correntes filosóficas e tendências pedagógicas.
|
[+]
|
1301216
|
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO I
|
60h |
Conceito de História e História da Educação. A História da Educação e da Pedagogia na modernidade no mundo, Brasil e Paraíba.
|
[+]
|
1301217
|
SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO I
|
60h |
Educação e Sociedade. A ciência sociológica. Enfoques teórico-metodológicos da sociologia da educação na modernidade e na pós-modernidade. A importância dos estudos sociológicos da educação na formação do educador.
|
[+]
|
1301218
|
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO I
|
60h |
Conceitos básicos de Psicologia e Psicologia da educação. Concepções de desenvolvimento humano segundo as principais abordagens teóricas, em suas dimensões biológica, sociocultural, afetiva e cognitiva. Compreensão da relação entre desenvolvimento e processo educativo. Temáticas inerentes aos universos da infância e da adolescência.
|
[+]
|
1301219
|
SEMINÁRIO TEMÁTICO EM EDUCAÇÃO I
|
30h |
Apresentação, discussão e reflexão de Temas trabalhados no 1º Período.
|
[+]
|
1301244
|
ECONOMIA DA EDUCAÇÃO
|
60h |
Analisar as concepções da educação veiculadas pelos papéis que lhe são atribuídos e/ou negados pelo sistema econômico de produção, nos diferentes tempos e espaços sociais, e respectivas críticas.
|
[+]
|
1303198
|
METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO
|
60h |
Leitura e produção de textos, com aplicação das normas técnicas, apresentadas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) para a elaboração da produção científica, tais como: resumo, resenha, fichamento, ensaios, artigos, relatórios e monografias.
|
[+]
|
1301220
|
FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO II
|
60h |
Antropologia Filosófica e Educação. Debates teóricos atuais da Educação e o contexto educacional brasileiro.
|
[+]
|
1301221
|
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO II
|
60h |
História e produção do conhecimento. A História da Educação e da Pedagogia após o século XIX no contexto brasileiro e paraibano.
|
[+]
|
1301222
|
SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO II
|
60h |
Educação e sociedade brasileira. A produção do conhecimento da sociologia da educação no Brasil. Temas emergentes sobre a relação educação e sociedade brasileira.
|
[+]
|
1301223
|
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO II
|
60h |
Compreensão do processo educativo e suas interrelações com as dimensões afetiva, social e cognitiva.
Análise do processo educativo em diferentes momentos do desenvolvimento humano e na perspectiva das múltiplas interações que envolvem o processo ensino-aprendizagem. As principais abordagens teóricas que tentam compreender o processo educativo e suas implicações para a prática pedagógica. Dificuldades da aprendizagem ligadas a fatores psico-pedagógicos e socioculturais.
|
[+]
|
1301224
|
FUNDAMENTOS EPISTEMOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO
|
60h |
O conhecimento científico, sua origem, modelos. A(s) lógica(s) das Ciências Sociais. Limites e possibilidades do discurso científico. Fundamentos para uma Ciência da Educação. Educação e Currículo. Ciência, ética e educação.
|
[+]
|
1301226
|
SEMINÁRIO TEMÁTICO EM EDUCAÇÃO II
|
30h |
Apresentação, discussão e reflexão de Temas trabalhados no 2º Período.
|
[+]
|
1303199
|
EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE CULTURAL
|
60h |
O fenômeno da Educação nas culturas humanas. A questão do gênero e a identidade nas culturas. Manifestações culturais e educacionais nas distintas etnias. Pensamentos, ensinamentos e práticas antropo-educacionais de alguns mestres da humanidade.
|
[+]
|
1303204
|
EDUCAÇÃO E TRABALHO
|
60h |
Trabalho como princípio educativo. O processo das relações de produção no contexto da sociedade brasileira. O trabalhador e o saber na relação educação e trabalho. A profissionalização e a formação do trabalhador da educação.
|
[+]
|
1303208
|
POLÍTICA EDUCACIONAL DA EDUCAÇÃO BÁSICA
|
60h |
A política e as tendências educacionais para a educação básica no contexto das mudanças estruturais e conjunturais da sociedade brasileira. A realidade atual da educação básica no Brasil e na Paraíba. A democratização e o papel político-social da escola na formação da cidadania. O educador: a formação, carreira e organização político-sindical.
|
[+]
|
1303209
|
EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS
|
60h |
Estudo dos processos pedagógicos da mídia e das tecnologias digitais e suas implicações/relações no que diz respeito ao ensino e aprendizagem escolar, bem como das dinâmicas das transformações na escola e na educação em geral. Discussão das práticas de educação e de comunicação como responsáveis, articuladoras entre espaços virtuais e ambientes geográficos atuais (cidades, comunidades, culturas locais) de vida humana.
|
[+]
|
1303210
|
CURRICULO E TRABALHO PEDAGOGICO
|
60h |
Os diferentes paradigmas no campo do currículo: as tendências tradicionais, crítica e pós-crítica. O processo de seleção, organização e distribuição do conhecimento. O currículo, as normas e a política educacional brasileira. O currículo e a construção do projeto político-pedagógico no cotidiano da escola.
|
[+]
|
1303211
|
PESQUISA EDUCACIONAL
|
60h |
Conceito de pesquisa científica, papel e importância. Abordagens teóricas, metodológicas e tipos de pesquisa. Elaboração de um Projeto de Pesquisa
|
[+]
|
1303212
|
EDUCAÇÃO ESPECIAL
|
60h |
Noções gerais sobre Educação Especial e Educação Inclusiva. A educação dos alunos deficientes e com Altas Habilidades.
|
[+]
|
1303213
|
SEMINÁRIO TEMÁTICO EM EDUCAÇÃO III
|
30h |
Apresentação, discussão e reflexão de Temas trabalhados no 3º Período
|
[+]
|
1302105
|
DIDÁTICA
|
60h |
A didática e suas dimensões político-social, técnica humana e as implicações no desenvolvimento do processo de ensino aprendizagem. O objeto da didática. Pressupostos teóricos, históricos, filosóficos e sociais da didática. Tendências pedagógicas e a didática. Planejamento de ensino. O ato educativo e a relação professor-aluno.
|
[+]
|
1302304
|
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM
|
60h |
Concepções de avaliação: dimensões políticas e culturais. Princípios, funções, características e modalidades da avaliação. A prática da avaliação. Avaliação e
mecanismos intra-escolares: recuperação, reprovação, repetência e evasão.
Avaliação nos processos de ensino-aprendizagem.
|
[+]
|
1302333
|
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
|
60h |
Perspectivas teórico-metodológicas da educação de adultos: educação permanente, educação não-formal e educação popular. Evolução da educação de adultos como prática social no contexto da sociedade brasileira
|
[+]
|
1303201
|
ESTÁGIO SUPERVISIONADO I GESTÃO EDUCACIONAL
|
60h |
Estudo avaliativo sobre as práticas da Supervisão Escolar e da Orientação Educacional, objeto do próprio estágio, considerando as próprias implicações teórico-metodológicas relacionadas às questões de observação e prática do estágio, enquanto situação de aprendizagem da sistematização da prática pedagógica, caracterização e avaliação da participação do estagiário enquanto sujeito da formação no processo de desenvolvimento do estágio.
|
[+]
|
1303205
|
PLANEJAMENTO EDUCACIONAL
|
60h |
Concepções teóricas e metodológicas do planejamento educacional. Aspectos políticos e técnicos do planejamento educacional. A prática do planejamento na instituição educacional e na sala de aula.
|
[+]
|
1303214
|
SEMINÁRIO TEMÁTICO EM EDUCAÇÃO IV
|
30h |
Apresentação, discussão e reflexão de Temas trabalhados no 4º Período.
|
[+]
|
1303217
|
GESTÃO EDUCACIONAL
|
60h |
Modelos organizacionais de escola e formas de gestão. Gestão educacional e desafios do cotidiano escolar. A gestão democrática da unidade escolar: o processo administrativo e sua dimensão político-pedagógica. Autonomia das escolas. Educação, gestão democrática e participação popular. Cidadania na escola. Organização e funcionamento dos Conselhos.
|
[+]
|
1301227
|
CORPO, AMBIENTE E EDUCAÇÃO
|
60h |
O homem e seu ambiente. Estudo dos processos de desenvolvimento humano e formação dos sistemas orgânicos. O homem visto como ser bio-psico-social. O corpo: sua imagem, tonicidade, movimento, e a comunicação corporal e/ou artísticas em suas relações com o processo educacional. A corporeidade como experiência: meio ambiente e cultura. Corpo e cultura de movimento. Áreas protegidas, educação ambiental e sustentabilidade.
|
[+]
|
1302307
|
LINGUA E LITERATURA
|
60h |
A literatura no processo de alfabetização e suas implicações político-pedagógicas. Os vários gêneros literários no contexto da educação. A literatura e a produção de textos na escola. A literatura: direito e prazer.
|
[+]
|
1302317
|
LINGUAGEM E INTERAÇÃO
|
60h |
Relações estabelecidas entre conhecimentos linguísticos e o uso da língua portuguesa. Processos de interação verbal. Abordagem discursiva e pragmática dos aspectos formais e funcionais da língua portuguesa. Desenvolvimento de habilidades para a compreensão e a produção textual oral e escrita.
|
[+]
|
1302318
|
ENSINO DE ARTE
|
60h |
Conteúdos e aspectos metodológicos do ensino de arte-educação na educação infantil e nas séries iniciais no Ensino Fundamental. A importância da arte na educação como processo de criação e de ensino. Vivência de diferentes linguagens da arte. A música, a pintura e o teatro como facilitadoras da aprendizagem.
|
[+]
|
1302330
|
SEMINÁRIO TEMÁTICO EM EDUCAÇÃO V
|
30h |
Apresentação, discussão e reflexão de Temas trabalhados no 5º Período.
|
[+]
|
1303222
|
ORGANIZAÇÃO E PRÁTICA DA EDUCAÇÃO INFANTIL
|
60h |
Fundamentos filosóficos, históricos, sociológicos, psicológicos, biológicos, políticos culturais e legais da Educação Infantil. Concepções teóricas, metodológicas e prática pedagógica da Educação Infantil.
|
[+]
|
1303223
|
ESTÁGIO SUPERVISIONADO II MAGISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INFANTIL
|
60h |
Estudo avaliativo sobre a prática pedagógica da Educação Infantil, objeto do próprio estágio, considerando as implicações teórico-metodológicas relacionadas às questões de observação e prática do estágio, enquanto situação de aprendizagem da sistematização da prática pedagógica, caracterização e avaliação da participação do estagiário enquanto sujeito da formação no processo de desenvolvimento do estágio.
|
[+]
|
1302319
|
ENSINO DE PORTUGUÊS
|
60h |
Conteúdos e aspectos metodológicos do ensino de português nas séries iniciais no Ensino Fundamental. O desenvolvimento da competência comunicativa nas modalidades oral e escrita e nos diversos gêneros discursivos, no repertório de crianças, jovens e adultos. Fundamentos linguísticos, fonológicos, sociopsicolinguísticos da língua materna. A escrita e a fala como produção social.
|
[+]
|
1302320
|
ENSINO DE MATEMÁTICA
|
60h |
Ensino de Matemática na Educação Infantil e séries iniciais do Ensino Fundamental: Fundamentos, conteúdos e procedimentos didáticos. Perspectivas no ensino de Matemática: jogos, resolução de problemas no ensino de Matemática e as novas tecnologias.
|
[+]
|
1302321
|
ENSINO DE CIÊNCIAS
|
60h |
O significado das ciências na educação infantil e no ensino fundamental (séries iniciais). Seleção e estruturação dos conteúdos de ciências, tendo em vista aspectos filosóficos, psicogenéticos e metodológicos das ciências. Propostas alternativas para o ensino-aprendizagem das ciências em educação infantil e ensino fundamental (séries iniciais). Programas de ensino, materiais e procedimentos didáticos, bem como sistemáticas de avaliação do ensino-aprendizagem na perspectiva da construção dos conhecimentos das ciências físicas e biológicas;
|
[+]
|
1302327
|
ORGANIZAÇÃO E PRÁTICA DO ENSINO FUNDAMENTAL
|
60h |
Fundamentos filosóficos, históricos, sociológicos, psicológicos, biológicos, políticos culturais e legais do Ensino Fundamental. Concepções teóricas, metodológicas e prática pedagógica do Ensino Fundamental.
|
[+]
|
1302331
|
SEMINARIO TEMATICO EM EDUCACAO VI
|
30h |
Apresentação, discussão e reflexão de temas trabalhados no 6º Período. Interdisciplinaridade. Projetos didáticos e ciclos de alfabetização. Ensino e temáticas interdisciplinares
|
[+]
|
GDMTE0137
|
ESTÁGIO SUPERVISIONADO III - ENSINO FUNDAMENTAL
|
60h |
Estudo avaliativo sobre a prática pedagógica do Ensino Fundamental (1ª e 3ª séries), objeto do próprio estágio, considerando as implicações teórico-metodológicas relacionadas às questões de observação e prática do estágio, enquanto situação de aprendizagem da sistematização da prática pedagógica, caracterização e avaliação da participação do estagiário enquanto sujeito da formação no processo de desenvolvimento do estágio.
|
[+]
|
1302322
|
ENSINO DE HISTÓRIA
|
60h |
A História no ensino fundamental: séries iniciais. A construção da noção de tempo histórico. Os conteúdos e os aspectos metodológicos do ensino de História nas séries iniciais do Ensino Fundamental. Propostas curriculares para o ensino de História nas séries iniciais do ensino fundamental.
|
[+]
|
1302323
|
ENSINO DE GEOGRAFIA
|
60h |
A produção geográfica e suas consequências para a educação infantil e ensino fundamental (séries iniciais). Categorias de análise: construção e apropriação do espaço mediado pelo trabalho social do homem; o homem sujeito da história. A produção didática para o ensino de Geografia; propostas pedagógicas - oficiais e alternativas; o livro didático e suas relações com a produção geográfica e de outras ciências sociais. A construção de conceitos de tempo e espaço no aluno de educação infantil e ensino fundamental - aspectos teórico-metodológicos e recursos didáticos.
|
[+]
|
1302332
|
SEMINÁRIO TEMÁTICO EM EDUCAÇÃO VII
|
30h |
Apresentação, discussão e reflexão de Temas trabalhados no 7º Período.
|
[+]
|
GDHPE0101
|
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I
|
30h |
Orientação temática e metodológica para a elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso. Construção do projeto de pesquisa. Apresentação pública do projeto de pesquisa.
|
[+]
|
GDLS0024
|
LIBRAS
|
60h |
Aspectos sócio históricos, linguísticos identitários e culturais da comunidade surda. Legislação e surdez. Filosofias educacionais para surdo. Aspectos linguísticos da Libras: fonológicos, morfológicos, sintáticos e semântico-pragmáticos da Língua Brasileira de Sinais. Prática de conversação em Libras.
|
[+]
|
GDMTE0138
|
ESTAGIO SUPERVISIONADO IV ENSINO FUNDAMENTAL
|
60h |
Estudo avaliativo sobre a prática pedagógica do Ensino Fundamental (4ª e 5ª anos), objeto do próprio estágio, considerando as implicações teórico-metodológicas relacionadas às questões de observação e prática do estágio, enquanto situação de aprendizagem da sistematização da prática pedagógica, caracterização e avaliação da participação do estagiário enquanto sujeito da formação no processo de desenvolvimento do estágio.
|
|
1301225
|
FUND HISTORICOS DA EDUC JOVENS E DULTOS
|
60h |
|
[+]
|
1302324
|
ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
|
60h |
A concepção de analfabetismo e de alfabetização: implicações teórico-metodológicas e políticas, leitura e escrita de alfabetização e pós-alfabetização de jovens e adultos na sociedade brasileira.
|
[+]
|
1302325
|
EDUCAÇÃO E MOVIMENTOS SOCIAIS
|
60h |
Os movimentos sociais como espaço educativo na formação da cidadania. A relação entre poder e saber no processo de construção e apropriação do conhecimento, no âmbito dos movimentos sociais. A questão da articulação da educação não formal com o sistema formal de ensino e o papel dos movimentos sociais. As tendências e perspectivas da educação dos movimentos sociais populares na realidade brasileira hoje. O caráter educativo e a especificidade do movimento sindical na realidade brasileira.
|
[+]
|
1302334
|
ESTÁGIO SUPERVISIONADO V (EJA)
|
60h |
Estudo avaliativo sobre a prática pedagógica da Educação de Jovens e Adultos, objeto do próprio estágio, considerando as implicações teórico-metodológicas relacionadas às questões de observação e prática do estágio, enquanto situação de aprendizagem da sistematização da prática pedagógica, caracterização e avaliação da participação do estagiário enquanto sujeito da formação no processo de desenvolvimento do estágio.
|
[+]
|
1302530
|
FUNDAMENTOS HISTÓRICOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
|
60h |
Perspectivas teórico-metodológicas da Educação de Jovens e Adultos. A educação de adultos como prática social no contexto da sociedade brasileira. A educação de jovens e adultos como modalidade de ensino.
|
[+]
|
1303203
|
ESTAGIO SUPERVISIONADO V (EDUCAÇÃO ESPECIAL)
|
60h |
A produção científica na área de Educação Especial. O estágio e o papel do pedagogo na educação inclusiva.
|
[+]
|
1303224
|
AVALIAÇÃO DE PROCEDIMENTOS DE INTERVENÇÃO
|
60h |
Enfoque multi e interdisciplinar dos processos de avaliação. Abordagens educacionais no atendimento ao deficiente.
|
[+]
|
1303396
|
TEORIA DO DESENVOLVIMENTO I
|
60h |
Aspectos psicopedagógicos e sociais do desenvolvimento e fundamentos teóricos-metodológicos do desenvolvimento humano. Etiologia e prevenção das deficiências.
|
[+]
|
1303397
|
TEORIA DO DESENVOLVIMENTO II
|
60h |
Patologias do desenvolvimento humano. Desvio do desenvolvimento e estigmas. Distúrbios de aprendizagem.
|
[+]
|
GDHPE0102
|
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II
|
30h |
Orientação temática e metodológica para a realização da pesquisa e do Trabalho de Conclusão de Curso. Desenvolvimento da pesquisa. Apresentação/defesa pública da pesquisa.
|