|
Code |
Discipline/Activity |
Workload |
|
1401152
|
SOCIOLOGIA DA VIDA COTIDIANA
|
60h |
|
[+]
|
1401153
|
SOCIOLOGIA DA ARTE
|
60h |
Kant, o belo e o sublime; Goldman, Lukacs e a sociologia do romance; teoria crítica e estética; arte e reprodutibilidade técnica; Bourdieu e o campo da arte; arte, artistas e Estado no Brasil; as vanguardas artísticas no Brasil; pós-modernismo e capitalismo tardio; cibercultura, ciber-arte e bioarte.
|
|
1403144
|
LITERATURA POPULAR
|
60h |
|
[+]
|
1403351
|
LITERATURA POPULAR
|
60h |
Diferentes abordagens teóricas do popular. Análise e interpretação de textos populares e das suas condições de produção/transmissão.
|
[+]
|
1403747
|
LIBRAS LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS
|
60h |
Aspectos sócio-históricos, linguísticos, identitários e culturais da comunidade surda. Legislação e surdez. Filosofias educacionais para surdos. Aspectos linguísticos da Libras: fonológicos, morfológicos, sintáticos e semântico-pragmáticos da Língua Brasileira de Sinais. A LIBRAS na relação fala/escrita.
|
[+]
|
1406110
|
CINEMA II
|
75h |
O nascimento, evolução e estado atual do cinema brasileiro, como ênfase nos ciclos históricos regionais, nos períodos áureos de Vera Cruz, Chanchadas e Cinema Novo. A produção dos anos 80 e a contribuição brasileira ao cinema internacional.
|
[+]
|
1406297
|
FOTOGRAFIA II
|
60h |
Aprofundamento do estudo das relações entre luz e a formação da imagem. Abordagem prevê o estudo de eventos de caráter especial
|
|
1408146
|
SEMINARIO PESQ EM IMAGINARIO E MITO
|
60h |
|
[+]
|
1412151
|
SEMINÁRIO DE PESQUISA EM HISTORIA SOCIAL DA ARTE
|
60h |
Ementa aberta.
|
[+]
|
1412164
|
ENSINO DAS ARTES VISUAIS EM INSTITUIÇÕES CULTURAIS E SOCIAIS
|
30h |
Percurso histórico e fundamentos filosóficos das ações do Terceiro Setor. Estudo da distribuição e recepção da produção artística em instituições culturais. Funções e objetivos do ensino da arte em instituições sociais e culturais. Perspectivas de mediação cultural. Aspectos da educação não-formal e cultura política na sociedade contemporânea. Especificidade do ensino de arte na educação não-formal.
|
[+]
|
1412165
|
ENSINO DAS ARTES NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
|
30h |
Fundamentos do ensino de arte na perspectiva da educação inclusiva. Ensino da arte inclusivo em instituições de educação especial, escolas, organizações da sociedade civil, comunidades e órgãos públicos e privados que desenvolvam atividades de inclusão. Propostas do ensino de arte tendo em vista outras modalidades de inclusão (étnica, religiosa, sexual, cultural, social e econômica). Diferenças entre o ensino da arte e arteterapia.
|
[+]
|
1412169
|
PROJETO ARTÍSTICO I
|
45h |
Pesquisa e criação em artes visuais na resolução de problemas e conceitos ligados à produção artística. Projeto individual e/ou coletivo de pesquisa artística com desenvolvimento em ateliê sob a orientação de um professor tutor. Reflexão crítica associada à produção artística.
|
[+]
|
1412170
|
PROJETO ARTÍSTICO II
|
45h |
Desenvolvimento do projeto individual e/ou coletivo de pesquisa em atelier sob a orientação de um professor tutor. Reflexão crítica associada à produção artística. Apresentação pública (individual e/ou coletiva) da produção.
|
[+]
|
1412175
|
TÓPICOS EM ESCULTURA
|
60h |
Ementa aberta.
|
[+]
|
1412177
|
TÓPICOS ESPECIAIS EM ARTES VISUAIS I
|
45h |
Ementa aberta.
|
[+]
|
1412178
|
TÓPICOS ESPECIAIS EM ARTES VISUAIS II
|
45h |
Ementa aberta.
|
[+]
|
1412179
|
TÓPICOS EM CERÂMICA
|
60h |
Ementa aberta.
|
[+]
|
1412180
|
TÓPICOS EM DESENHO
|
60h |
Ementa aberta.
|
[+]
|
1412181
|
INTRODUÇÃO À MUSEOLOGIA
|
60h |
Métodos na operação de museus e coleções. Interfaces do design com a exposição. Conhecimento dos elementos envolvidos em exposições. Registro de obras de arte e organização de portfólios.
|
[+]
|
1412184
|
ARTES DA FIBRA
|
60h |
Ementa aberta.
|
[+]
|
1412186
|
CINEMA I
|
75h |
Origens do Cinema Paraibano. Os pioneiros: Pedro Seixas e Walfredo Rodrigues. O nascimento da narrativa. O ciclo primitivo. O cinema institucional: CEP e UFPB. Anos 60 e o Segundo Ciclo. Jornalismo e Cinema na Paraíba nos anos 60. "Aruanda" e a contribuição ao Cinema Novo. Autores e filmes do período. Os fundamentos da geração 60. O Terceiro Ciclo. O cinema em Campina Grande. A proposta estética do Cinema Direto. Esboço de uma retomada e renovação. Autores e filmes do período.
|
[+]
|
GDAVI0091
|
ARTES DO CORPO
|
60h |
Ementa aberta.
|
[+]
|
GDLS0024
|
LIBRAS
|
60h |
Aspectos sócio históricos, linguísticos identitários e culturais da comunidade surda. Legislação e surdez. Filosofias educacionais para surdo. Aspectos linguísticos da Libras: fonológicos, morfológicos, sintáticos e semântico-pragmáticos da Língua Brasileira de Sinais. Prática de conversação em Libras.
|
[+]
|
1412121
|
HISTÓRIA DA ARTE I
|
45h |
A história da História da Arte. Estudo crítico e comparativo das produções estético-formais ocorridas nas Artes Visuais da pré-história ao fim da Idade Média, analisando o contexto conjuntural de cada período. Articulações com o contexto paraibano e nordestino.
|
[+]
|
1412122
|
HISTÓRIA DO ENSINO DAS ARTES VISUAIS
|
45h |
Estudo contextualizado e comparativo das mudanças ocorridas no ensino das Artes e Ofícios, no Ensino do Desenho, nos Trabalhos Manuais/Artes Aplicadas, na Educação pela Arte, nas Artes Industriais e na Educação Artística, analisando a produção escrita e visual, associada ao contexto conjuntural de cada período.
|
[+]
|
1412123
|
DESENHO I
|
60h |
Análise contextualizada e comparativa, associada ao exercício das técnicas de desenho (monocromia). Utilização de meios secos. Enfoque no desenho de observação. Ênfase nos diferentes modos de representação de objetos. Articulações com a produção artística paraibana e nordestina.
|
[+]
|
1412124
|
CERÂMICA I
|
60h |
A argila propriedades e materialidade. Ferramentas e materiais. Técnicas de modelagem. Tratamento de superfícies acabamentos e revestimentos. Secagem. Tipos de fornos e manejo de queimas. Vocabulário cerâmico. Articulações com a produção artística paraibana e nordestina.
|
[+]
|
1412125
|
FUNDAMENTOS DA LINGUAGEM VISUAL
|
45h |
Estudo e análise dos elementos básicos da linguagem visual em diferentes perspectivas e contextos imagéticos. Teorias da Percepção e composição artística. Experimentação associada ao uso contextualizado dos elementos da linguagem visual.
|
[+]
|
1412147
|
HISTÓRIA DA ESTÉTICA
|
60h |
A estética clássica: Platão, Aristóteles, Plotino ,Horácio e Plínio o Velho.Teologia e estética medieval. Os tratadistas do século XVI e XVII. A estética do iluminismo. Kant. Hegel. O projeto de uma ciência da arte.A estética fenomenológica. Filosofia analítica e estética. Fim da estética? A história da história da arte e da estética.
|
[+]
|
1401120
|
CULTURA BRASILEIRA
|
60h |
Conceitos e tendências. O sistema cultural: religião, filosofia, ciências e ideologias. Sociedade e cultura. A transmissão da cultura. Poder e instituições culturais. Política e cultura no Brasil.
|
[+]
|
1412126
|
CERÂMICA II
|
45h |
Preparo de massas e barbotinas. Processos semi-industriais de produção torno e moldes. Tratamentos de superfícies - acabamentos e revestimentos. Fornos e queimas. Articulações com a produção artística paraibana e nordestina.
|
[+]
|
1412132
|
HISTÓRIA DA ARTE II
|
45h |
Estudo crítico e comparativo das produções estético-formais ocorridas nas Artes Visuais do Renascimento ao final do século dezenove, analisando o contexto conjuntural de cada período. Articulações com o contexto paraibano e nordestino.
|
[+]
|
1412136
|
METODOLOGIA DO ENSINO DAS ARTES VISUAIS
|
45h |
Análise crítica das perspectivas teórica e metodológicas do ensino das Artes Visuais vigentes a partir da promulgação da LDB atual (Lei 9394/96), levando em conta o contexto brasileiro e paraibano, bem como a legislação oficial.
|
[+]
|
1412157
|
METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTIFICO
|
60h |
Os fundamentos básicos da pesquisa científica em seus aspectos conceituais, estruturais e de aplicação, enfatizando a elaboração, a redação e a apresentação de trabalhos acadêmicos, com base nos fundamentos filosóficos e epistemológicos da ciência, adequados às normas e sistematizações da ABNT.
|
[+]
|
1412160
|
DESENHO II
|
45h |
Análise contextualizada e comparativa, associada ao exercício das técnicas de desenho (policromia). Utilização de meios secos e fluídos. Enfoque nos diferentes modos de representação de paisagens e figura humana. Articulações com a produção artística paraibana e nordestina.
|
[+]
|
1412171
|
ESCULTURA
|
75h |
Experimentação tridimensional em diversos materiais e técnicas. Articulações com a produção artística paraibana e nordestina.
|
[+]
|
1412130
|
GRAVURA I
|
60h |
Estudo contextualizado e comparativo, associado à experimentação das técnicas de impressão gráfica nas artes visuais. Técnicas de relevo. Investigação dos procedimentos de reprodução de imagens, preparação de matrizes, arte gravação, entintagem e impressão. Articulações com a produção artística paraibana e nordestina.
|
[+]
|
1412133
|
HISTÓRIA DA ARTE III
|
45h |
Estudo crítico e comparativo das produções estético-formais ocorridas nas Artes Visuais do século vinte e da contemporaneidade, analisando o contexto conjuntural de cada período. Articulações com o contexto paraibano e nordestino.
|
[+]
|
1412137
|
ARTE NO BRASIL I
|
60h |
Arte e cultura dos povos habitantes do território brasileiro antes da colonização portuguesa. Arte e cultura Africana e Afro-brasileira e seus desdobramentos na Paraíba. Do Maneirismo ao Barroco. Arte Colonial e Barroca na Paraíba. Da Academia ao impressionismo. A geração de 1880.
|
[+]
|
1412158
|
METODOLOGIA DA PESQUISA EM ARTES VISUAIS
|
45h |
A especificidade da pesquisa em Artes Visuais. Análise de diferentes pesquisas na área. Enfoques temáticos e perspectivas metodológicas. Sistematização e elaboração de projeto de pesquisa educacional e artística em Artes Visuais.
|
[+]
|
1412182
|
POLÍTICA CULTURAL
|
60h |
Definição de prioridades e procedimentos de ação cultural. O papel do Estado e dos organismos privados. As leis de incentivo e o projeto neoliberal do estado mínimo. Preservação, memória e etnias marginalizadas. Análise e elaboração de projetos de incentivo cultural.
|
[+]
|
1412183
|
TÓPICOS EM ESTÉTICA
|
45h |
Estética e Poéticas. Estética e Crítica da Arte. Estética e História da Arte. A autonomia da obra de arte. A morte da arte. Estética e hermenêutica.
|
[+]
|
1412127
|
PINTURA I
|
60h |
Introdução às técnicas básicas de pintura, material e instrumental. Suporte, forma e espaço. Estudo contextualizado e comparativo, associado à experimentação de diversas técnicas. Articulações com a produção artística paraibana e nordestina.
|
[+]
|
1412131
|
GRAVURA II
|
45h |
Estudo contextualizado e comparativo, associado à experimentação das técnicas de impressão gráfica nas artes visuais. Técnicas de entalhe. Investigação dos procedimentos de reprodução de imagens, preparação de matrizes, entintagem, acidulação e impressão. Articulações com a produção artística paraibana e nordestina.
|
[+]
|
1412134
|
HISTÓRIA DA ARTE IV
|
45h |
Estudo contextualizado e comparativo das produções estético-formais da Arte dos povos africanos, da Oceania e da Ásia. Articulações com o contexto paraibano e nordestino.
|
[+]
|
1412138
|
ARTE NO BRASIL II
|
45h |
O Modernismo no Brasil e seus desdobramentos na Paraíba. Articulações contextualizadas 47 com o contexto paraibano e nordestino.A ruptura estética e artística da Bienal de São Paulo. Arte concreta e neoconcreta. Da pop arte à arte conceitual. A geração de 1980. Arte do Nordeste no pós-guerra. O circuito artístico no Brasil: museus, bienais, escolas, galerias e revistas.
|
[+]
|
1412156
|
LEITURA DE IMAGENS
|
45h |
Leitura de imagens: esclarecimentos e distinções conceituais. Especificidades da Leitura de imagens. Modalidades de Leituras de imagens. Principais equívocos no processo de leitura de imagens. A leitura de imagens e as singularidades do público receptor.
|
[+]
|
1412185
|
ARTES NA PARAÌBA E NO NORDESTE
|
45h |
O processo de formação histórico-cultural da arte na Paraíba e no Nordeste, contemplando a diversidade estética bem como as especificidades das artes visuais neste contexto.
|
[+]
|
1412128
|
PINTURA II
|
45h |
Aprofundamento das técnicas de pintura, material e instrumental. Estudo contextualizado e aplicação. Cor, luz e composição. Estruturação e organização da pintura a partir do planejamento e execução dos projetos pessoais e/ou coletivos. Articulações com a produção artística paraibana e nordestina.
|
[+]
|
1412129
|
CRÍTICA DE ARTE I
|
45h |
A Crítica e os métodos da História da arte: A pura visibilidade, a iconologia e a Sociologia da arte. História da Crítica: de Diderot à crítica contemporânea. A Crítica de arte e a teoria do gosto.
|
[+]
|
1412135
|
HISTÓRIA DA ARTE V
|
45h |
Arte e narrativa mítica. Estudo contextualizado e comparativo das produções da arte dos povos ameríndios. Arte da América Latina. Articulações com o contexto paraibano e nordestino.
|
[+]
|
1412154
|
ANÁLISE DAS LINGUAGENS ARTÍSTICAS CONTEMPORÂNEAS I
|
45h |
Análise de linguagens artísticas contemporâneas contextualizadas nas experimentações da arte povera, land art, body art, arte conceitual, arte objetual, hiper-realismo, transvanguarda, arte matérica e arte efêmera. Vivência de técnicas de criação artísticas contemporâneas (livro de artistas, happenings, performances, ready-made, instalação, empacotagem, objetos, combine painting, escultura contemporâneas e assemblage). Articulações com o contexto paraibano e nordestino.
|
[+]
|
1412162
|
INTRODUÇÃO AO CINEMA
|
60h |
Linguagem, técnica, aspectos estéticos, históricos e sociais do Cinema, desde a sua emergência até a contemporaneidade no mundo e no Brasil.
|
[+]
|
1412187
|
PRINCÍPIOS DE CONSERVAÇÃO E RESTAURAÇÃO
|
30h |
Conceituação de restauração e informações sobre a conservação de obras de arte em tela e papel. Focalização de problemas decorrentes de materiais utilizados para a elaboração da obra. Exame da estrutura de diferentes materiais utilizados em pinturas e obras sobre papel.
|
[+]
|
1406332
|
FOTOGRAFIA I
|
60h |
A luz: o claro e o escuro. Fontes naturais de luz. O olho humano e a percepção visual. A luz natural e a imagem. O tom e o equilíbrio. O preto e o branco e a cor. Relação luz e equipamento de captação (câmeras) e registro (VT). A iluminação e o equilíbrio da imagem
|
[+]
|
1412144
|
CRÍTICA DE ARTE II
|
45h |
O desenvolvimento cognitivo da capacidade de julgamento artístico. Crise da crítica e crise da arte. A Crítica de arte e o mercado de arte. Morte das vanguardas e pós-modernidade. Poéticas contemporâneas. Crítica de Arte no Brasil, no Nordeste e na Paraíba.
|
[+]
|
1412148
|
HISTÓRIA DO DESIGN
|
45h |
Artesanato e design. O nascimento do design moderno. A Bauhaus. O Cartaz moderno e as tendências da atualidade. Aspectos sócio-econômicos para a expansão do design no século vinte. Arte e indústria. O sistema americano e a produção em massa. A industria da moda no século vinte e na contemporaneidade. O automóvel, os objetos domésticos, o móvel e os transportes de massa.
|
[+]
|
1412149
|
LABORATÓRIO DE CRIAÇÃO DE TEXTOS I
|
45h |
Elaboração de textos criativos, além de exercícios de resenhas, a partir dos princípios metodológicos da área. Ênfase em abordagens de História da Arte.
|
[+]
|
1412155
|
ANÁLISE DAS LINGUAGENS ARTÍSTICAS CONTEMPORÂNEAS II
|
45h |
Análise de linguagens artísticas contemporâneas que exploram novas tecnologias e redes de informação, contextualizadas pelas experimentações da arte postal, vídeo art e arte computacional. Vivência de técnicas de criação artísticas contemporâneas, explorando a apropriação e as novas tecnologias.
|
|
1408142
|
SEMINÁRIO DE PESQUISA EM HISTÓRIA SOCIAL DA ARTE
|
60h |
|
[+]
|
1412145
|
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM INSTITUIÇÕES CULTURAIS I
|
60h |
Estágio em curadoria e|ou montagem de eventos em Artes Visuais em instituições culturais (Museus, Centros Culturais, Fundações culturais, Galerias de Arte, Pinacotecas, Núcleos artísticos e culturais) ou em eventos especiais (Festivais, Salões, etc.), tendo como base a articulação dos fundamentos da mediação, gestão e política cultural nas suas distintas dimensões.
|
[+]
|
1412159
|
TÓPICOS EM ARTES VISUAIS E TECNOLOGIAS
|
60h |
Ementa aberta.
|
[+]
|
GDAVI0088
|
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I (ART. VISUAIS -BACHARELADO)
|
45h |
Fundamentos para o desenvolvimento de pesquisa. Princípios essenciais para a elaboração do projeto de monografia, no que se refere à definição, estruturação, redação, apresentação, sistematização, operacionalização e desenvolvimento do trabalho. Associação com cada proposta nas Artes Visuais, em consonância com a especificidade da licenciatura e do bacharelado.
|
[+]
|
GDAVI0090
|
LABORATÓRIO DE CRIAÇÃO DE TEXTOS II
|
30h |
Elaboração de textos criativos, além de exercícios de resenhas, a partir dos princípios metodológicos da área. Ênfase em abordagens de Teorias da Arte e de Crítica de Arte.
|
[+]
|
1412146
|
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM INSTITUIÇÕES CULTURAIS II
|
60h |
Estágio em gestão em Artes Visuais em Instituições culturais ou em contextos não formais, ONGs, associações comunitárias e demais espaços expositivos, tendo como base articulação dos fundamentos da mediação, gestão e política cultural nas suas distintas dimensões.
|
[+]
|
1412150
|
SEMINÁRIO SOBRE CURADORIA E MONTAGEM DE EVENTOS EM ARTES VISUAIS
|
45h |
Aspectos conceituais, estéticos e técnicos da curadoria. A pesquisa curatorial, critérios de montagem e estratégias pedagógicas da recepção estética. Planejamento e montagem de projetos.
|
[+]
|
1412152
|
SEMINÁRIO SOBRE ARTE E MERCADO
|
45h |
Distinções entre mercado de arte e mercado simbólico. Aspectos históricos sobre o mercado e investimento artístico e cultural no Brasil. O mercado de arte: sistema de produção e consumo, estratégias do mercado (oferta, racionalidades econômicas, autoridades constituídas marchands e críticos ética do marketing na arte). A arte como investimento.
|
[+]
|
1412153
|
TEORIAS DA ARTE NA ERA DA GLOBALIZAÇÃO
|
45h |
Análise de fundamentos filosóficos sobre o mundo contemporâneo e sua relação com a produção artística e com a cultura visual. A globalização e seus efeitos na produção artística e visual.
|
[+]
|
GDAVI0089
|
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II (ART. VISUAIS -BACHARELADO)
|
45h |
Orientação sistemática da monografia, compreendendo sua estruturação e apresentação do relatório final em consonância com os princípios investigativos que nortearam a realização do estudo.
|