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ALYSSON ESPEDITO DE MELO
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Soluções Geométrica e Algébrica do Problema de Apólonio
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Data: 23/12/2013
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Hora: 14:00
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Neste trabalho, o nosso objetivo principal é apresentar uma construção geométrica com régua e compasso de soluções para o problema de Apolônio. Os problemas de Apolônio encontram-se como citações nos trabalhos de Pappus da seguinte forma: Dados três elementos, cada um dos quais p o de ser pontos, retas ou circunferência, construir uma circunferência que passa pelo(s) ponto(s) e seja tangente a cada uma das linhas dadas, mas nosso trabalho vai mostrar especificamente as soluções para o caso em que os três objetos sã o três circunferências não secantes, não tangentes e com raios distintos. Usaremos para essa construção o conceito de potência de um ponto em relação a uma circunferência, eixo radical, homotetia e inversão.
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ALDECK MENEZES DE OLIVEIRA
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Equações de 2º Grau em Geometria Plana
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Data: 23/12/2013
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Hora: 10:00
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Equações de 2º Grau em Geometria Plana
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FRANCISCO FERREIRA DE PAULO
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Uma análise histórica do desenvolvimento da probabilidade e a utilização de materiais concretos para seu ensino
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Data: 19/12/2013
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Hora: 14:30
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O tema que ora estudamos Uma análise histórica do desenvolvimento da probabilidade e a utilização de materiais concretos para o seu ensino procura, diante da riqueza de opções, priorizar a pesquisa com materiais concretos e de fácil acesso ao aluno e ao professor. Assim, fizemos um breve histórico da origem e das teorias necessárias às aplicações do cálculo de probabilidade, envolvendo jogos de azar com moedas, dados e baralhos, buscando proporcionar um trabalho de forma concreta e útil para a aprendizagem significativa do aluno.
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RILDO CARIRI GONCALO
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Limites, Continuidade, Derivabilidade e Aplicações
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Data: 13/12/2013
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Hora: 10:00
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O texto sobre Limites, Continuidade, Derivabilidade e Aplicações, é direcionado a estudantes dos cursos de licenciatura em Matemática e professores da educação básica, principalmente os atuantes no ensino médio, como forma de auxílio em seus estudos em disciplinas que abordem o cálculo diferencial. Sempre que possível, aproximamos os temas apresentados com conteúdos da educação básica buscando uma ligação entre alguns conteúdos. Os exemplos são os mais claros possíveis, pois o objetivo aqui não é apresentar desafios e sim mostrar as aplicações diretas das principais definições
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AURÍLIO DA SILVA GUEDES
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Evolução no Cálculo de Áreas de Figuras Planas: de Arquimedes a Newton
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Data: 06/12/2013
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Hora: 10:00
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RESUMO: Neste trabalho, apresentamos o conceito de área das figuras
planas simples e polígonos em geral. Em seguida, falamos sobre o Método da Exaustão de Arquimedes, enfatizando suas aplicações na área do círculo, na área de segmentos parabólicos e na quadratura da parábola. Por fim, concluímos com as definições de limites de funções, funções contínuas, derivada, primitiva, integral definida, culminando com o Teorema Fundamental do Cálculo e sua aplicação para o cálculo de áreas de figuras planas, cujo cálculo não seria possível pelo método de Arquimedes.
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FRANCISCO DO NASCIMENTO LIMA
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Estudo sobre o cálculo de áreas e volumes utilizando o Método de Exaustão e o Princípio de Cavalieri
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Data: 21/11/2013
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Hora: 16:00
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Este trabalho teve como objetivo demonstrar algumas fórmulas matemáticas usadas na geometria para servir de fonte de consulta para professores e alunos do Ensino Básico. Iniciamos com uma discussão da história da geometria, sobre os seus primórdios e alguns dos grandes pensadores da Grécia Antiga, a fim de entendermos seu surgimento, bem como seu desenvolvimento. Posteriormente, mostramos que a medida de um segmento é um número real, que o comprimento de uma circunferência é proporcional ao seu raio e que a área do círculo é proporcional ao quadrado do seu raio. Demonstramos que polígonos de áreas iguais podem ser equidecomponíveis e concluímos obtendo as fórmulas de como calcular o volume de alguns sólidos geométricos usando o método de exaustão e o princípio de Cavalieri.
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JOSE EDMAR BEZERRA JUNIOR
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Uma Introdução ao Estudo das Coordenadas Baricêntricas no Triângulo
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Data: 30/09/2013
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Hora: 14:00
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Resumo: Abordar a geometria dos triângulos significa, obrigatoriamente, tratar dos
diversos centros ou pontos notáveis do triângulo. Dentre eles, os mais destacáveis e
antigos são indubitavelmente o incentro, baricentro, circuncentro e ortocentro, mas
não são os únicos. Para ajudar a compreender melhor as propriedades e relações entre
estes e outros centros do triângulo, a introdução das coordenadas trilineares ocupa um
papel muito importante. A partir daí, abre-se espaço para o estudo das coordenadas
geométricas dos triângulos, sendo o enfoque deste trabalho monográfico o estudo das
coordenadas baricêntricas de tais figuras.
Abordar a geometria dos triângulos significa, obrigatoriamente, tratar dos diversos centros ou pontos notáveis do triângulo. Dentre eles, os mais destacáveis e antigos são indubitavelmente o incentro, baricentro, circuncentro e ortocentro, mas não são os únicos. Para ajudar a compreender melhor as propriedades e relações entre estes e outros centros do triângulo, a introdução das coordenadas trilineares ocupa um papel muito importante. A partir daí, abre-se espaço para o estudo das coordenadas geométricas dos triângulos, sendo o enfoque deste trabalho monográfico o estudo das coordenadas baricêntricas de tais figuras.
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JOSE CLEITON RODRIGUES PADILHA
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Números primos
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Data: 26/09/2013
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Hora: 16:30
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Este trabalho consiste em um passeio por vários resultados envolvendo os números primos que são, do ponto de vista do autor, interessantes e curiosos. O objetivo é reunir em uma dissertação, fatos e curiosidades a respeito destes números fundamentais, servindo de referência para professores e alunos do ensino básico que busquem aprimorar seus conhecimentos na área. Muitos destes resultados são demonstrados e detalhados neste trabalho.
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GILDECI JOSE JUSTINO
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A Característica de Euler
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Data: 24/09/2013
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Hora: 14:00
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Esta dissertação tem como tema central o Teorema de Euler para poliedros homeomorfos à esfera. Apresentamos demonstrações feitas por Cauchy, Poincaré e Legendre. Como consequência mostramos a existência de apenas 5 poliedros convexos regulares, os chamados poliedros de Platão.
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GILDECI JOSE JUSTINO
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A Característica de Euler
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Data: 24/09/2013
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Hora: 14:00
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Esta dissertação tem como tema central o Teorema de Euler para poliedros homeomorfos à esfera. Apresentamos demonstrações feitas por Cauchy, Poincaré e Legendre. Como consequência mostramos a existência de apenas 5 poliedros convexos regulares, os chamados poliedros de Platão.
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EDNALDO SENA DOS SANTOS
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Problemas de máximos e mínimos na Geometria Euclidiana
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Data: 27/08/2013
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Hora: 10:30
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Resumo: Este trabalho apresenta uma pesquisa sobre problemas de máximos e
mínimos da Geometria Euclidiana. Inicialmente apresentamos alguns resultados
preliminares seguidos de suas demonstrações que em sua essência usam conceitos
básicos de geometria. Em seguida apresentamos alguns problemas de maximização
de área e de minimização de perímetro em triângulos e polígonos convexos,
culminando com uma prova da desigualdade isoperimétrica para polígonos e
comentário do caso geral. Resolvemos alguns problemas clássicos de geometria que
estão relacionados com valores extremos e apresentamos outros como problemas
propostos.
Este trabalho apresenta uma pesquisa sobre problemas de máximos e mínimos da Geometria Euclidiana. Inicialmente apresentamos alguns resultados preliminares seguidos de suas demonstrações que em sua essência usam conceitos básicos de geometria. Em seguida apresentamos alguns problemas de maximização de área e de minimização de perímetro em triângulos e polígonos convexos, culminando com uma prova da desigualdade isoperimétrica para polígonos e comentário do caso geral. Resolvemos alguns problemas clássicos de geometria que estão relacionados com valores extremos e apresentamos outros como problemas propostos.
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EDUARDO JORGE BARROS DE DEUS E M FILHO
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O Cálculo Diferencial e Integral como Ferramenta Indispensável ao Estudo de Modelos de Física Mecânica e as Leis do Movimento Planetário
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Data: 26/08/2013
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Hora: 10:00
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Neste trabalho apresentamos os conceitos do Cálculo Diferencial e Integral necessários para modelar matematicamente alguns conceitos de física voltados ao movimento. Apresentamos também situações físicas que são possíveis de modelar com o ferramental matemático do ensino médio, além de sugestões de ideias matemáticas de conteúdo do ensino superior que poderiam ser colocadas para os alunos do ensino médio enriquecendo estes de meios para discutir problemas mais complexos da física do movimento.
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SANDRO ANTONIO GODEIRO DE ANDRADE
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A pirâmide e seu volume
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Data: 22/08/2013
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Hora: 10:00
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Nesse trabalho, objetiva-se apresentar alternativas didáticas que facilitem e possibilitem ao professor, ao aluno de matemática e ao aluno do ensino básico, o aprendizado de métodos de justificar e demonstrar a validade da fórmula do volume da pirâmide. Procede-se a uma abordagem dessas justificativas e demonstrações dentro de perspectivas de ordens geométrica, algébrica e lúdicas no cálculo da fórmula volume da pirâmide.
Assim, em cinco capítulos, no primeiro, discorre-se acerca dos aspectos históricos e algébricos da pirâmide. No segundo capítulo foi feita uma pesquisa com professores sobre como é abordado o volume da pirâmide em sala de aula. Já no terceiro, vamos descrever alguns dos principais métodos usados para demonstrar a validade da fórmula do volume da pirâmide. No quarto capítulo vamos apresentar o uso de material concreto como ferramenta para verificação intuitiva da fórmula do volume da pirâmide, e, no quinto capítulo, são apresentados alguns problemas que envolvem o estudo do tema pirâmide presentes no ensino básico.
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HALISSON BARRETO VIEIRA
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Álgebra Linear: do Ensino Médio ao Superior
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Data: 15/08/2013
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Hora: 17:30
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Este trabalho é um estudo de sistemas lineares sob uma perspectiva da Álgebra Linear. Utilizaremos os conceitos de matriz, vetor, combinação linear, dependência e independência linear, espaço vetorial, base e dimensão. Faremos também o cálculo de determinantes e implicações. Nosso intuito é apresentar os rudimentos da álgebra linear como ferramenta auxiliadora na resolução de sistemas lineares e exibir a sua geometria. Queremos com isto confeccionar um texto auxiliar que possa ser explorado por estudantes e professores do Ensino Médio e, assim, suavemente introduzindo esta poderosa ferramenta da matemática. No decorrer do texto serão abordados também alguns aspectos históricos.
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ROSANGELA PEREIRA DE OLIVEIRA
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Distribuições de probabilidade discretas e contínuas e suas aplicações
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Data: 15/08/2013
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Hora: 16:00
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Este trabalho apresenta uma revisão sistemática e aprofundada da Teoria das Probabilidades, Distribuições Discretas e Contínuas de Probabilidades e Suas Aplicações. O objetivo principal é fornecer um sólido conhecimento dos conceitos relacionados à Teoria das Probabilidades e sua aplicação prática para uma compreensão adequada dos métodos estatísticos. Primeiramente, será feito um relato sobre a origem da Teoria das Probabilidades e como a abordagem deste conteúdo é feita na Educação Básica; a importância da Teoria das Probabilidades é indiscutível. O modelo matemático apropriado para o estudo de um grande número de fenômenos observáveis é mais um modelo probabilístico do que um determinístico. Além disso, todo o assunto da Inferência Estatística é baseado em considerações probabilísticas. O conceito de distribuição de probabilidade tem importância fundamental na estatística. Uma distribuição de probabilidade é um modelo matemático que estabelece a forma como os valores de uma variável aleatória se distribuem no respectivo espaço amostral. Dentre outras aplicações, possibilita a obtenção de probabilidades associadas a valores ou intervalos de valores do espaço amostral. Neste trabalho, as aplicações das Probabilidades e das Distribuições de Probabilidades serão abordadas com bastante ênfase procurando abranger as mais diversas áreas do conhecimento.
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SIVIO ORLEANS CRUZ
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Números Perfeitos
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Data: 15/08/2013
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Hora: 10:30
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Nesta dissertação fazemos um estudo dos números perfeitos.
> Começamos estudando os primos de Fermat, primos de Mersenne e as definições
> e propriedades básicas dos números perfeitos. Apresentamos varias
> demonstrações do Teorema de Euclides-Euler que caracteriza os números
> perfeitos pares e provamos uma condição necessária para a
> existência de perfeitos ímpares. Além disso, evidenciamos alguns
> aspectos históricos e conjecturas sobre a no existência de
> perfeitos ímpares.
Nesta dissertação fazemos um estudo dos números perfeitos. Começamos estudando os primos de Fermat, primos de Mersenne e as definições e propriedades básicas dos números perfeitos. Apresentamos varias demonstrações do Teorema de Euclides-Euler que caracteriza os números perfeitos pares e provamos uma condição necessária para a existência de perfeitos ímpares. Além disso, evidenciamos alguns aspectos históricos e conjecturas sobre a não existência de perfeitos ímpares.
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RONALDO DA SILVA PONTES
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Equações Polinomiais : soluções algébricas, geométricas e com o auxílio de derivadas.
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Data: 15/08/2013
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Hora: 09:00
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Desde a antiguidade, há mais ou menos 4000 anos, vários
> povos já resolviam equações polinomiais no seu cotidiano através
> de problemas e construções práticas. Neste trabalho, estudaremos
> alguns métodos algébricos e geométricos usados para resolução
> de equações polinomiais. Iniciaremos falando sobre fatoração e divisão
> de polinômios, dispositivo de Briot-Runi, relações de Girard,
> teorema das raízes complexas e o teorema de pesquisa das raízes
> racionais. No capítulo 2, mostraremos os métodos algébricos de
> Viète, Cardano, Ferrari e Euler, e alguns métodos geométricos,
> como o da proporção, o de Descartes e Thomas Carlyle e das cônicas.
> No capítulo 3, veremos a derivada de uma função polinomial, o método
> iterativo
> de Newton, translação de eixos coordenados, o uso da derivada para
> encontrar os
> coecientes da forma reduzida das funções polinomiais e com
> auxílio de derivadas mostraremos um método de resolução para as
> equações do 3 e 4 graus.
Desde a antiguidade, há mais ou menos 4000 anos, vários povos já resolviam equações polinomiais no seu cotidiano através de problemas e construções práticas. Neste trabalho, estudaremos alguns métodos algébricos e geométricos usados para resolução de equações polinomiais. Iniciaremos falando sobre fatoração e divisão de polinômios, dispositivo de Briot-Runi, relações de Girard, teorema das raízes complexas e o teorema de pesquisa das raízes racionais. No capítulo 2, mostraremos os métodos algébricos de Viète, Cardano, Ferrari e Euler, e alguns métodos geométricos,> como o da proporção, o de Descartes e Thomas Carlyle e das cônicas. No capítulo 3, veremos a derivada de uma função polinomial, o método iterativo de Newton, translação de eixos coordenados, o uso da derivada para encontrar os coecientes da forma reduzida das funções polinomiais e com auxílio de derivadas mostraremos um método de resolução para as equações do 3 e 4 graus.
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RENAD FERREIRA DA SILVA
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Transformações Geométricas no Plano e no Espaço
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Data: 14/08/2013
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Hora: 16:00
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Neste trabalho estudaremos algumas transformações geométricas no plano e no espaço. Inicialmente, apresentaremos alguns tipos de transformações especiais no plano e encontraremos a matriz de cada uma destas transformações. Na segunda parte abordaremos as transformações no espaço, dando ênfase as rotações. Utilizaremos os ângulos de Euller para determinar uma rotação no espaço em torno dos eixos cartesianos e definiremos uma equação que permite rotacionar um vetor em torno de um eixo qualquer. Também abordaremos os espaços homogêneos objetivando a representação matricial da transformações de translação. Por último, usaremos a estrutura do grupo dos Quatérnios para apresentar uma segunda forma de fazer rotação de vetores e composição de rotações no espaço. Ressaltamos que este estudo é fundamental para descrever o movimento de objetos no plano e no espaço.
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ANTONIO GERALDO LACERDA DA COSTA
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Números Complexos: um pouco de história, ensino e aplicações
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Data: 14/08/2013
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Hora: 14:00
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Neste trabalho, apresentamos alguns temas abordando os Números Complexos, em que apontamos como a História da Matemática pode contribuir para a aprendizagem dessa disciplina. Nesta direção, descrevemos de forma sucinta um pouco da História dos Números complexos. Fizemos um apanhado dos principais resultados básicos envolvendo este conjunto numérico e mostramos alguns contextos em que os números complexos podem ser aplicados, tanto dentro da própria Matemática, como em outras áreas.
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SALATIEL DIAS DA SILVA
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Estudo do Binômio de Newton
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Data: 14/08/2013
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Hora: 10:00
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Este trabalho vem mostrar o estudo dos desenvolvimentos binomiais iniciado na
7a série (8o ano) do Ensino Fundamental, quando tratamos de produtos notáveis,
que é complementado na segunda série do ensino médio, a partir do estudo do
Binômio de Newton. Faremos um estudo detalhado do mesmo, passando por um
apanhado histórico sobre o assunto, propriedades do triângulo aritmético(triângulo
de Pascal/Tartaglia), chegando ao Teorema binomial e, por m, a algumas aplicações
destes na resolução de problemas diversos, expansão multinomial e nas séries
binomiais.
Palavras-chave: Binômio de Newton, Triângulo aritmético, Aplicações, Séries
Binomiais.
Este trabalho vem mostrar o estudo dos desenvolvimentos binomiais iniciado na 7ª série (8º ano) do Ensino Fundamental, quando tratamos de produtos notáveis,que é complementado na 2ª série do ensino médio, a partir do estudo do Binômio de Newton. Faremos um estudo detalhado do mesmo, passando por um apanhado histórico sobre o assunto, propriedades do triângulo aritmético (triângulo de Pascal/Tartaglia), chegando ao Teorema binomial e, por fim, a algumas aplicações destes na resolução de problemas diversos, expansão multinomial e nas séries binomiais.
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ROBERVAL DA COSTA LIMA
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Criptografia RSA e a Teoria dos Números
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Data: 13/08/2013
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Hora: 16:00
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Este trabalho tem como objetivo principal explorar a matemática necessária
para implementação do sistema criptográco RSA. Além disso, deve servir como
fonte inspiradora para estimular professores e alunos do ensino médio a ver que
a matemática, mesmo tão abstrata, como é o caso dos resultados apresentados,
principalmente nos capítulo 1 e 2, possui uma aplicação extremamente simples e
inusitada como a criptograa RSA.
Este trabalho tem como objetivo principal explorar a matemática necessária para implementação do sistema criptográfico RSA. Além disso, deve servir como fonte inspiradora para estimular professores e alunos do ensino médio a ver que a matemática, mesmo tão abstrata, como é o caso dos resultados apresentados, possui uma aplicação extremamente simples como a criptografia RSA.
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GLAUBER DANTAS MORAIS
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A Matemática por trás do algoritmo de cripitografia ElGamal
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Data: 13/08/2013
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Hora: 14:30
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O algoritmo de criptograa escrito pelo egípcio Taher ElGamal calcula logaritmos
discretos com elementos de um Grupo Cíclico nito G. Esses elementos possuem
propriedades que estudaremos no decorrer do capítulo 1.
Conhecendo as denições e algumas propriedades estudadas, poderemos denir
e começar a calcular logaritmos discretos, utilizando conhecimentos da Aritmética
dos Restos e Congruências, bem como o Teorema Chinês do Resto.
Por m vamos estudar algoritmos de chave pública, em particular o algoritmo
escrito por ElGamal, entender as diculdades apresentadas por ele e mostrar suas
aplicações na Criptograa.
Palavras
O algoritmo de criptografia escrito pelo egípcio Taher ElGamal calcula logaritmos discretos com elementos de um Grupo Cíclico finito G. Esses elementos possuem propriedades que estudaremos no decorrer do capítulo 1. Conhecendo as denições e algumas propriedades estudadas, poderemos definir e começar a calcular logaritmos discretos, utilizando conhecimentos da Aritmética dos Restos e Congruências, bem como o Teorema Chinês do Resto. Por fim vamos estudar algoritmos de chave pública, em particular o algoritmo escrito por ElGamal, entender as diculdades apresentadas por ele e mostrar suas aplicações na Criptografia.
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LEONARDO RODRIGUES DE ARAUJO
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Congruências quadráticas, reciprocidade e aplicações em sala de aula
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Data: 13/08/2013
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Hora: 09:00
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Neste estudo, vamos avaliar se a congruência x2 a (mod m), em que m é primo
e (a;m) = 1, apresenta ou não solução, destacando a importância dos Resíduos
Quadráticos e, consequentemente da cooperação do Símbolo de Legendre, do Critério
de Euler e do Lema de Gauss. Também, demonstraremos a Lei de Reciprocidade
Quadrática generalizando situaçoes para números compostos, ou seja, o Símbolo de
Jacobi e suas propriedades. Apresentamos algumas propostas de atividades para o
Ensino Médio envolvendo o assunto abordado e suas possíveis aplicações, através de
uma linguagem compreensível aos alunos deste nível de ensino.
Neste estudo, vamos avaliar se a congruência x^2 = a (mod m), em que m é primo e mdc(a,m) = 1, apresenta ou não solução, destacando a importância dos Resíduos Quadráticos e, consequentemente da cooperação do Símbolo de Legendre, do Critério de Euler e do Lema de Gauss. Também, demonstraremos a Lei de Reciprocidade Quadrática generalizando situações para números compostos, ou seja, o Símbolo deJacobi e suas propriedades. Apresentamos algumas propostas de atividades para o Ensino Médio envolvendo o assunto abordado e suas possíveis aplicações, através deuma linguagem compreensível aos alunos deste nível de ensino.
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ANTONIO MARCOS DA SILVA SOUTO
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A Reta de Euler e a circunferência dos nove pontos: um olhar algébrico
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Data: 12/08/2013
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Hora: 09:00
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Este trabalho é o resultado de uma pesquisa sobre a reta de Euler e a circunferência dos nove pontos. Foi utilizado o software Geogebra para ilustrar as construções geométricas e apresentar algumas atividades práticas para o estudo dos pontos notáveis do triângulo, da reta de Euler e da circunferência dos nove pontos aos estudantes do Ensino Médio. Todavia, o trabalho se baseou nas demonstrações, com o uso da Álgebra Moderna e da Álgebra Linear, da existência e das propriedades do objeto desta pesquisa, sobretudo da propriedade universal dos pontos no plano, fundamental nestas demonstrações.
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JOAO EVANGELISTA CABRAL DOS SANTOS
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Números inteiros como soma de quadrados
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Data: 09/08/2013
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Hora: 16:00
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Este trabalho tem como objetivo fazer uma pesquisa bibliográfica sobre o tema da representação de inteiros como soma de quadrados, para os casos onde temos soma de dois, três e quatro quadrados. A ideia é estudar condições para que possamos garantir a representação de números que são escritos como soma de três quadrados. O foco central está na demonstração do Teorema dos Quatro Quadrados de Lagrange, apesar de termos ido um pouco adiante estudando a técnica do descenso infinito de Fernat e o caso n=3 do Último Teorema de Fermat. Por fim, trabalhamos com a elaboração de uma sequência didática que pode ser utilizada nas séries finais do ensino fundamental e no ensino médio, abordando o capítulo 2 desta dissertação.
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JOSE LUIZ LUCENA TRAVASSOS
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A Envoltória
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Data: 09/08/2013
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Hora: 10:00
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Neste trabalho estudaremos a noção de envoltória de uma família de curvas planas. Apresentaremos varios exemplos de envoltórias, uns geométricos e outros que provem da física, tais como a parábola de segurança e a hipérbole como zona de audibilidade do vôo de um avião supersônico. Finalmente, daremos um método para calcular envoltórias de famílias de curvas definidas por polinômios.
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LUIZ EDUARDO WANDERLEY BUARQUE DE BARROS
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Cálculo: um estudo de suas aplicações às áreas financeira e econômica
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Data: 07/08/2013
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Hora: 14:00
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Este trabalho de pesquisa trata da aplicação do cálculo diferencial e integral às teorias envolvidas na gestão de negócios, em especial nas áreas financeira e econômica. Utilizou-se como ferramenta de apoio a pesquisa bibliográfica de diversas obras que versam pelo Cálculo, Matemática Aplicada a Economia e Matemática Financeira. Para isso, foi realizado um desdobramento de algumas teorias do cálculo e da área financeira no intuito de verificar suas ligações e sugestões de seu uso em sala de aula do ensino médio
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GLEIDSON JOSE DUMONT OLIVEIRA
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A Utilização do Cálculo Diferencial e Integral para estender os cálculos de áreas de figuras planas e comprimentos de curvas no plano
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Data: 07/08/2013
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Hora: 10:00
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Neste trabalho faremos um breve estudo a respeito do cálculo de
áreas e comprimentos destacando como esses podem ser apresentados no
ensino médio, em seguida faremos uso do cálculo diferencial e integral para
estendermos os cálculos de áreas e comprimentos. Para isso, estudaremos um
pouco da evolução do cálculo na história e seus conceitos “básicos”, além das
definições de áreas, comprimentos, e aplicações do limite, derivada e integral.
Ressaltamos que a disposição contida neste material didático não se encontra
em um único livro didático adotado nas escolas.
Neste trabalho faremos um breve estudo a respeito do cálculo de áreas e comprimentos destacando como esses podem ser apresentados no ensino médio, em seguida faremos uso do cálculo diferencial e integral para estendermos os cálculos de áreas e comprimentos. Para isso, estudaremos um pouco da evolução do cálculo na história e seus conceitos “básicos”, além das definições de áreas, comprimentos, e aplicações do limite, derivada e integral. Ressaltamos que a disposição contida neste material didático não se encontra em um único livro didático adotado nas escolas.
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AMBROSIO ELIAS DE ARAUJO PONTES
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Resolução de algumas equações em números inteiros
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Data: 02/08/2013
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Hora: 10:00
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Neste trabalho estudaremos algumas equações em números inteiros, mais especificamente, apresentaremos a resolução das equações diofantinas de primeiro grau, usando frações contínuas; a resolução da equação de Pitágoras, usando uma parametrização racional do círculo unitário, assim como algumas equações derivadas tais como a equação negativa de Pitágoras e a equação de Fermat. Finalmente, mostraremos a resolução da equação de Pell, via frações contínuas.
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LUIS RODRIGO D'ANDRADA BEZERRA
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Métodos de Contagem
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Data: 01/08/2013
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Hora: 15:00
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O presente trabalho apresenta uma introdução ao estudo de problemas
de contagem, não apenas através dos conceitos tradicionalmente abordados
em cursos de Análise Combinatória, tais como os princípios básicos, as permuta
ções, os arranjos, as combinações, as equações lineares com coecientes
unitários e outros, mas também, ferramentas sosticadas de contagem, tal
como o uso de grafos.
O presente trabalho apresenta uma introdução ao estudo de problemas de contagem, não apenas através dos conceitos tradicionalmente abordados em cursos de Análise Combinatória, tais como os princípios básicos, as permutações, os arranjos, as combinações, as equações lineares com coeficientes unitários e outros, mas também, ferramentas sosticadas de contagem, tal como o uso de grafos.
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ANDREILSON OLIVEIRA DA SILVA
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O Cálculo da Raiz Quadrada Através dos Séculos
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Data: 11/06/2013
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Hora: 14:30
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Neste trabalho buscamos relatar, através de uma pesquisa bibliográfica, a história dos métodos para o cálculo da raiz quadrada durante os séculos e civilizações. Após uma apresentação do algoritmo fundamental e do método geométrico para extração de raízes foram expostos resultados e métodos antigos originados na Mesopotâmia, Grécia, China e Índia de antes do nascimento de Cristo, na Europa Medieval e, datado do século XVI, o Algoritmo de Newton-Raphson que pode ser aprimorado para encontrar raízes quadradas. Exibimos também o desenvolvimento histórico do símbolo da raiz quadrada e como fechamento um procedimento novo que consiste em aprimorar o método chinês para facilitar o algoritmo para encontrar raízes, utilizando a sequencia de números ímpares naturais.
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FRANCISCO ALDRIN ARMSTRONG RUFINO
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Métodos Algébricos e Geométricos das Equações Polinomiais de grau maior ou igual a dois
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Data: 11/06/2013
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Hora: 10:30
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Nessa dissertação, objetiva-se buscar alternativas didáticas que possibilitem ao
professor e ao aluno de matemática, o aprendizado de outros métodos de resolver
e demonstrar a validade das resoluções de problemas geométricos, aritméticos ou
algébricos que possam ser interpretados ou reduzidos a uma equação polinomial de
grau maior ou igual a dois. Procede-se a uma abordagem desses métodos dentro
de perspectivas de ordem geométrica, algébrica e aritmética para as resoluções das
equações do segundo grau e nas equações de grau maior que dois, abordaremos
resolução por radicais. Assim, em quatro capítulos, nos dois primeiros, discorre-se
acerca da história das equações polinomias, retratando-se a resolução de equações
algébricas de segundo, terceiro e quarto graus. No terceiro demonstra-se um caso
especíco de equações de quinto e sétimo grau por uma dedução na fórmula de
Cardano proposta por SARAIVA (vide[25]), e no quarto capítulo, são apresentados
alguns problemas que envolvem as equações polinomiais de grau maior ou igual a
dois presentes no ensino básico.
Nessa dissertação, objetiva-se buscar alternativas didáticas que possibilitem ao professor e ao aluno de matemática o aprendizado de outros métodos de resolver e demonstrar a validade das resoluções de problemas geométricos, aritméticos ou algébricos que possam ser interpretados ou reduzidos a uma equação polinomial de grau maior ou igual a dois. Procede-se a uma abordagem desses métodos dentro de perspectivas de ordem geométrica, algébrica e aritmética para as resoluções das equações do segundo grau e nas equações de grau maior que dois, abordaremos resolução por radicais. Assim, em quatro capítulos, nos dois primeiros, discorre-se acerca da história das equações polinomias, retratando-se a resolução de equações algébricas de segundo, terceiro e quarto graus. No terceiro demonstra-se um caso específico de equações de quinto e sétimo grau por uma dedução na fórmula de Cardano, e no quarto capítulo, são apresentados alguns problemas que envolvem as equações polinomiais de grau maior ou igual a dois presentes no ensino básico.
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CHARLESON CLIVANDIR DE ARAUJO SILVA
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A Desigualdade Isoperimétrica
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Data: 15/04/2013
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Hora: 16:00
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Neste trabalho tratamos a Desigualdade Isoperimétrica, com foco principal na sua demonstração, utilizando geometria plana. O trabalho foi dividido em duas partes. O capítulo preliminar aborda algumas resultados da geometria plana relativa a polígonos, curvas e relações entre área e perímetro, além de uma abordagem sobre máximo, mínimo de funções reais, média e o princípio de indução finita, que servem de base para o capítulo seguinte. No segundo capítulo, temos um pouco de história do problema isoperimétrico e a demonstração da desigualdade isoperimétrica, inicialmente provamos para polígonos e depois o caso geral de uma curva fechada simples.
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THIAGO VALENTIM MARQUES
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Criptografia: abordagem histórica, protocolo Diffie-Hellman e aplicações em sala de aula.
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Data: 15/04/2013
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Hora: 10:30
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Neste trabalho, vamos estudar a evolução da criptografia ao longo da história; analisar a diferença entre as criptografias simétricas e assimétricas; enunciar definições e teoremas sobre relações binárias, teoria dos grupos, raízes primitivas e logaritmos discretos; entender o procedimento do protocolo da troca de chaves de Diffie-Hellman; e, na parte final deste trabalho, iremos propor três atividades para serem aplicadas em sala de aula.
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YARA SILVIA FREIRE RABAY
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Estudo e Aplicações da Geometria Fractal
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Data: 12/04/2013
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Hora: 17:00
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Neste trabalho fizemos um estudo sobre os fractais, sua história, conceitos matemáticos relacionados e aplicações. Foram desenvolvidas algumas construções de fractais utilizando-se alguns conceitos básicos de Teoria dos Números, Trigonometria e Álgebra Linear que podem ser explorados no Ensino Médio. Foram apresentadas algumas atividades que podem ser aplicadas em sala de aula do Ensino Médio no desenvolvimento de conceitos matemáticos como Progressão Geométrica, Geometria, Trigonometria, Logaritmo e noções de limite entre outros temas.
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LAERCIO FRANCISCO FEITOSA
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Aplicações dos números complexos na geometria
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Data: 12/04/2013
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Hora: 10:00
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O ensino dos números complexos baseia-se quase que exclusivamente em uma abordagem algébrica. Embora, a abordagem geométrica dos números complexos estejá contemplada no estudo da sua forma polar (ou trigonométrica). O propósito deste trabalho é apresentar algumas aplicações significativas dos números complexos na geometria plana, fazendo assim uma contraposição a essa visão estritamente algébrica e formal que tradicionalmente caracteriza o ensino dos números complexos. Com esse objetivo, vamos abordar alguns teoremas clássicos da geometria e alguns problemas geométricos, avaliando a eficiência dos números complexos como ferramenta para demonstrar os teoremas e os resultados pertinentes a resolução de tais problemas. Alguns dos teoremas selecionados foram : o Teorema de Napoleão, o Círculo dos Nove Pontos e a Reta de Simson.
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MARCELO RODRIGUES NUNES DANTAS
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Sobre o número π
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Data: 15/03/2013
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Hora: 10:00
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Por mais de 2500 anos, muitos dos grandes matemáticos se interessaram na natureza e nos mistérios do fascinante número π , mentes brilhantes como Arquimedes, Euler, Gauss, Abel, Jacobi, Weierstrass, entre outros. Neste trabalho estudaremos algumas das propriedades fundamentais que caracterizam o número π .
Iniciamos nossa monografia, provando que a razão entre o comprimento de uma circunferência arbitrária e seu diâmetro é constante. Para isto, usamos a completude dos números reais. Tal constante é precisamente o número π .
O Capítulo 2 é dedicado ao estudo da irracionalidade de π . Apresentamos três provas, a clássica, devida a Lambert, e duas provas mais modernas de Cartwright e Ivan Niven. Além de ser irracional, o número π é transcendente, isto é, não existe um polinômio não nulo com coeficientes racionais que tenha π como raiz. Tal fato foi demonstrado inicialmente por Lindemann e como consequência, o problema clássico da quadratura do círculo não tem solução.
No capítulo 3 apresentamos, sem prova, um resultado mais geral, o celebrado Teorema de Lindemann-Weiertrass que tem como corolário, a transcendência de π .
Finalmente, no capítulo 4, a cronologia, curiosidades, aproximações e séries sobre π são estudadas.
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HERBERT JOSE CAVALCANTI DE SOUZA
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Matemática Financeira: Uma aplicação direta no cotidiano.
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Data: 13/03/2013
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Hora: 10:00
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Neste trabalho, estudamos os principais tópicos da Matemática Financeira, buscando
sempre fazer ligação imediata com eventos de nossa realidade. Passamos por
diversos assuntos não abordados no Ensino Médio com intuito de fornecer ferramentas
básicas para a tomada de decisão em nosso cotidiano. Estudamos também uma
ferramenta eletrônica que nos auxilia a resolver diversos problemas que possuem
extensos cálculos.
Neste trabalho, estudamos os principais tópicos da Matemática Financeira, buscando sempre fazer ligação imediata com eventos de nossa realidade. Passamos por diversos assuntos não abordados no Ensino Médio com intuito de fornecer ferramentas básicas para a tomada de decisão em nosso cotidiano. Estudamos também uma ferramenta eletrônica que nos auxilia a resolver diversos problemas que possuem extensos cálculos.
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Lucas Cavalcanti Cruz
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Algumas Aplicações de Física do Ensino Médio a partir do Cálculo Diferencial e Integral
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Data: 13/03/2013
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Hora: 08:00
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Este trabalho trata do ensino de tópicos de Cálculo Diferencial e Integral no Ensino Médio. É feita uma análise histórica do seu desenvolvimento, mostrando os grandes nomes que contribuíram para chegarmos a formalização atual. Faz-se também um levantamento histórico sobre o ensino do Cálculo, ressaltando que ele esteve incluído no Currículo Educacional Oficial Brasileiro do Ensino Básico (antes do Ensino Superior). Mostra-se ainda alguns fatores que contribuíram para as mudanças que ocorreram nas últimas décadas que levaram o ensino de Cálculo exclusivamente para os cursos de universitários. Analisam-se, ainda, alguns livros didáticos do Ensino Médio que abordam o assunto para uma posterior discussão a respeito de sua reinclusão nos conteúdos do Ensino Médio. Serão denidos alguns elementos do cálculo para compará-los com algumas noções intuitivas ou ideias geométricas. Para analizar, será discutida a importância e a utilidade desses assuntos para outras disciplinas, em particular a Física e como, a partir de algumas aplicações, os estudantes poderiam compreender vários conceitos de maneira mais simples e não necessitariam memorizar uma quantidade enorme de fórmulas.
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FERNANDO CESAR DE ABREU VIANA
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Estudo e Aplicações de Probabilidade Geométrica e Paradoxos
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Data: 07/03/2013
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Hora: 19:00
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Este trabalho, após um breve resumo histórico e teórico sobre probabilidade, abordou o tema probabilidade geométrica. Inicialmente, estudamos o mais famoso problema de probabilidade geométrica, que é o problema da agulha de Buffon. A aplicação desse problema possibilitou Allan MacLeod Cormack e Godfrey Newbold Hounsfield, ganhadores do Prêmio Nobel da Medicina, o invento e desenvolvimento da tomografia computadorizada. No trabalho também é apresentado uma forma interessante de calcular áreas de figuras não elementares usando a probabilidade geométrica através do Método de Monte Carlo. Um outro tópico abordado diz respeito aos paradoxos probabilísticos. Os paradoxos apresentados são aqueles que são contrário ao senso comum. Abordamos nesse capítulo o famoso problema de Monty Hall, o problema do amigo oculto, o paradoxo de Bertrand, dentre outros.
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