PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO E SISTEMAS (PPGEPS)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
Não informado

Dissertações/Teses


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2024
Descrição
  • CARMEM JULIANNE BESERRA MELO
  • Análise de aspectos ergonômicos em atividades home office
  • Orientador : LUIZ BUENO DA SILVA
  • Data: 29/02/2024
  • Hora: 17:00
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  • O home office é uma das modalidades do teletrabalho que consiste em trabalhar no mesmo ambiente que se reside. Do ponto de vista da ergonomia, a literatura evidencia que grande parte dos profissionais não receberam instrução adequada no sentido de estruturar corretamente este ambiente. Em um posto de trabalho doméstico remoto há diversos aspectos que precisam ser analisados para garantir a saúde, conforto e bem-estar do profissional. Deste modo, o objetivo desta pesquisa é realizar uma análise de singularidades ergonômicas nos postos de trabalho doméstico remoto, localizados em edificações verticais situadas em ilhas de calor em áreas da cidade de João Pessoa, Paraíba, Brasil. Inicialmente, realizou-se a Revisão Sistemática da Literatura (RSL) seguindo as diretrizes da metodologia Preferred Reporting Items for Systematic Reviewsand Meta-Analyse (PRISMA). Posteriormente, aferiu-se os níveis de iluminação de acordo com a norma NHO 11:2018 e NBR 8995-1:2013; a temperatura do ar conforme a ISO 7730/2005; e os níveis radiação não ionizante de extrema baixa frequência (60Hz) conforme procedimentos realizados por Dias (2018). O número de postos de trabalho doméstico remoto estudado foi no entorno de 12, com medições realizadas durante três dias consecutivos, entre 6 e 8 horas de trabalho. A percepção dos profissionais foi avaliada por meio do instrumento de pesquisa Ergonomics Risk Assessment Method (ERAM). Análise multivariada foi aplicada para analisar as similaridades entre as variáveis perceptivas. Os resultados obtidos pela RSL foram categorizados em riscos ergonômicos, doenças ocupacionais e gestão. As medições de iluminação apresentaram valores médios entre 27,85 lux com S=17,86 e 259lux e S=171,92; a temperatura do ar variou em média de 25,7°C com S=2,4 a 31°C e S=0,52; a radiação não ionizante alcançou valores de 0,09µT com S=0,028 a 1,16µT e S=0,085, ambos valores acima de 0,04µT, situação de risco à saúde das pessoas. A Análise de Componentes Principais (ACP) mostrou que quanto maior o incômodo proveniente da luminosidade, maior será o desconforto no ombro; aspectos oculares e cognitivos estão relacionados a doenças ocupacionais; as queixas musculares estão associadas a diversos fatores; o grau de concentração, isolamento social e ascensão profissional foram outros aspectos detectados. Estes resultados da ACP explicam mais de 80% da variabilidade das variáveis originais e convergem com a análise das similaridades entre os dados através do teste estatístico clusters. As análises das medições supracitadas indicam que os postos de trabalho doméstico remoto estão fora dos parâmetros estabelecidos pelas normas regulamentadoras, e deve haver mais estudos ergonômicos direcionados à ergonomia cognitiva e organizacional com uma visão holística, levando-se em consideração o ambiente interno, a edificação e seu entorno. Como sugestão são apresentados dois layouts com representações bidimensional e tridimensional projetados para atender aspectos funcionais.
2023
Descrição
  • INGRYD LINS PAES DE ARAÚJO
  • CONTRIBUIÇÃO DO BIM- BUILDING INFORMATION MODELLING - NA MELHORIA DA SEGURANÇA DO TRABALHO EM EDIFICAÇÕES VERTICAIS
  • Orientador : LUIZ BUENO DA SILVA
  • Data: 31/08/2023
  • Hora: 19:00
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  • A construção de edifícios verticais apresenta desafios únicos para garantir a segurança dos trabalhadores. O Building Information Modeling (BIM) emergiu como uma tecnologia transformadora na indústria de arquitetura, engenharia e construção, com aplicações multifacetadas que vão além das fases de projeto e construção. O BIM muda a forma como a segurança pode ser abordada, pois oferece novas abordagens para os profissionais projetar ou minimizar perigos e riscos por meio de análises de projeto, simulação e outras extensões. Os projetistas não entendem o impacto de seu trabalho nos métodos de construção e na segurança, por tanto é necessário trazer essa conscientização da responsabilidade que suas decisões podem ter na segurança do local de trabalho para os trabalhadores. O presente trabalho tem como objetivo principal demonstrar através de um modelo de projeto seguro, como funciona a prevenção e redução de acidentes na fase de projeto e investigar sobre o conhecimento e interesse desse tipo de projeto das empresas da construção civil em João Pessoa/PB. Uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL) foi realizada seguindo as diretrizes da metodologia Preferred Report Items for Systematic Reviews and Meta-analysis (PRISMA), os estudos encontrados foram divididos em 8 grupos, foram encontradas as principais fontes de acidentes no canteiro de obras, as principais ideias dos autores, os ciclos de vida da construção que pode ser inserido, eficácia no treinamento dos trabalhadores, benefícios e limitações da utilização do BIM para a segurança ocupacional. Também foi realizado um estudo de caso em duas empresas que contou com a participação de 3 arquitetos e 3 engenheiros civis. Neste estudo foi possível constatar o interesse na utilização do modelo de projeto seguro apresentado. Os benefícios encontrados na literatura foram reconhecidos de forma positiva pelas 2 empresas. O maior fator limitante encontrado foi a falta de demanda dos clientes. Quanto ao grau de importância, foi analisado que para elaborar esse tipo de projeto, a utilização do BIM seria imprescindível e que a execução seria a mais impactada. A partir desse estudo espera-se contribuir com o avanço do conhecimento sobre o BIM, demonstrar a importância da colaboração multidisciplinar entre as equipes, para que os projetistas possam considerar a segurança do trabalhador em seus projetos, minimizando ou eliminando os riscos de acidentes existentes durante todo o ciclo construtivo da edificação.
  • INGRYD LINS PAES DE ARAÚJO
  • CONTRIBUIÇÃO DO BIM- BUILDING INFORMATION MODELLING - NA MELHORIA DA SEGURANÇA DO TRABALHO EM EDIFICAÇÕES VERTICAIS
  • Orientador : LUIZ BUENO DA SILVA
  • Data: 31/08/2023
  • Hora: 19:00
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  • A construção de edifícios verticais apresenta desafios únicos para garantir a segurança dos trabalhadores. O Building Information Modeling (BIM) emergiu como uma tecnologia transformadora na indústria de arquitetura, engenharia e construção, com aplicações multifacetadas que vão além das fases de projeto e construção. O BIM muda a forma como a segurança pode ser abordada, pois oferece novas abordagens para os profissionais projetar ou minimizar perigos e riscos por meio de análises de projeto, simulação e outras extensões. Os projetistas não entendem o impacto de seu trabalho nos métodos de construção e na segurança, por tanto é necessário trazer essa conscientização da responsabilidade que suas decisões podem ter na segurança do local de trabalho para os trabalhadores. O presente trabalho tem como objetivo principal demonstrar através de um modelo de projeto seguro, como funciona a prevenção e redução de acidentes na fase de projeto e investigar sobre o conhecimento e interesse desse tipo de projeto das empresas da construção civil em João Pessoa/PB. Uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL) foi realizada seguindo as diretrizes da metodologia Preferred Report Items for Systematic Reviews and Meta-analysis (PRISMA), os estudos encontrados foram divididos em 8 grupos, foram encontradas as principais fontes de acidentes no canteiro de obras, as principais ideias dos autores, os ciclos de vida da construção que pode ser inserido, eficácia no treinamento dos trabalhadores, benefícios e limitações da utilização do BIM para a segurança ocupacional. Também foi realizado um estudo de caso em duas empresas que contou com a participação de 3 arquitetos e 3 engenheiros civis. Neste estudo foi possível constatar o interesse na utilização do modelo de projeto seguro apresentado. Os benefícios encontrados na literatura foram reconhecidos de forma positiva pelas 2 empresas. O maior fator limitante encontrado foi a falta de demanda dos clientes. Quanto ao grau de importância, foi analisado que para elaborar esse tipo de projeto, a utilização do BIM seria imprescindível e que a execução seria a mais impactada. A partir desse estudo espera-se contribuir com o avanço do conhecimento sobre o BIM, demonstrar a importância da colaboração multidisciplinar entre as equipes, para que os projetistas possam considerar a segurança do trabalhador em seus projetos, minimizando ou eliminando os riscos de acidentes existentes durante todo o ciclo construtivo da edificação.
  • IRLA MARIA DE VASCONCELOS FEITOSA LIMA
  • CAPACIDADES DINÂMICAS PARA SUPERAÇÃO DE BARREIRAS DA ECONOMIA CIRCULAR: um estudo em empresas paraibanas
  • Orientador : CLAUDIA FABIANA GOHR
  • Data: 31/08/2023
  • Hora: 15:00
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  • A presente pesquisa analisa como as capacidades dinâmicas podem auxiliar empresas na redução de barreiras que dificultam a implementação de práticas mais circulares. Especificamente, pretende-se (i) apresentar uma visão geral das pesquisas sobre barreiras e capacidades dinâmicas no contexto da EC; (ii) identificar as barreiras que as empresas enfrentam durante a transição para práticas mais circulares; (iii) identificar as capacidades dinâmicas que as empresas necessitam para fazer a transição de práticas lineares para circulares; (iv) propor uma estrutura conceitual e que integra capacidades dinâmicas que podem auxiliar na redução de barreiras que dificultam a implementação de práticas mais circulares no contexto de empresas paraibanas; (v) refinar a estrutura conceitual por meio de estudos de caso e apresentar proposições de pesquisa. O método empregado para o desenvolvimento do estudo empírico foi o estudo de caso em empresas que atuam no Estado da Paraíba. O principal instrumento de coleta de dados foi a entrevista que foi elaborada considerando a estrutura conceitual proposta. A partir da análise da literatura, que foi realizada por meio do método de revisão sistemática da literatura para conhecer a temática, bem como identificar capacidades dinâmicas e barreiras de transição para a EC, verificou-se que que se trata de uma temática emergente. Dentre as capacidades dinâmicas que foram identificadas na literatura, foram identificadas 27 capacidades, que após um processo de agrupamento, categorização e abstração, resultou em 11 categorias de capacidades. Também foram identificadas 65 barreiras, que após o mesmo processo, resultou em 12 categorias. A análise da literatura também permitiu que se identificassem várias práticas da EC, sendo as mais recorrentes as seguintes, reciclagem, reuso, remanufatura, recuperar, ecoinovação e outras. A partir dessas informações foi possível elaborar um framework conceitual que foi aplicado na prática com 4 empresas paraibanas (denominadas de A, B, C e D) que possuem iniciativas e práticas circulares. Verificou-se que, dentre as 4 empresas analisadas, a que enfrentou o maior número de barreiras foi a Empresa D. E, a Empresa que melhor conseguiu usar as capacidades dinâmicas e implementar as práticas da EC foram as Empresas B e D. Em uma análise comparativa (cross-case), verificou-se que as barreiras que mais dificultaram a implementação de práticas circulares nas empresas estudadas foram a falta de conscientização dos conumidores, falta de conhecimento e a falta de P&D (denominadas de B1, B2 e B3 respectivamente). As capacidades dinâmicas que mais se destacaram para ajudar na superação das barreiras e implememtar as práticas da EC foram as seguintes: capacidades de design e inovação e capacidade de absorção. A partir dos resultados empíricos, foi possível refinar a estrutura conceitual e gerar 12 proposições. Por fim, convém destacar as contribuções desta dissertação. A primeira contribuição é decorrente da estrutura teórica integrativa que mostra dificuldades/barreiras que as empresas enfrentam quando almejam implementar a EC, e como elas podem superar tais barreiras a partir de capacidades dinâmicas. Tal estrutura pode ser utilizada por outros pesquisadores que pretendem explorar o tema. Uma segunda contribuição relevante são as 12 proposiçoes geradas a partir dos estudos empíricos, uma vez que podem ser testadas em estudos futuros por meio de testes de hipóteses. Cada proposição representa uma síntese cuidadosamente elaborada das conexões observadas entre variáveis específicas, refletindo uma compreensão mais profunda das dinâmicas subjacentes. Essas proposições atuam como blocos de construção conceitual, fornecendo um arcabouço estruturado para a avaliação e exploração das relações entre as barreiras e as capacidades dinâmicas em contextos empresariais diversos. Terceiro, pode-se afirmar que a aplicação na prática da estrutura por meio de estudos de caso trouxe informações relevantes para as empresas estudadas, pois a realização da pesquisa pemitiu algumas reflexões sobre as dificuldades que elas têm para implementarem um modelo de negócios cicurlar, bem como de que forma tais empresas podem superar essas dificuldades por meio de capacidades dinâmicas. Assim, as empresas tiveram uma compreensão maior de como capacidades dinâmicas de absorção, design e inovação e organizacional estão auxiliando as organizações a superar tais barreiras.
  • IRLA MARIA DE VASCONCELOS FEITOSA LIMA
  • CAPACIDADES DINÂMICAS PARA SUPERAÇÃO DE BARREIRAS DA ECONOMIA CIRCULAR: um estudo em empresas paraibanas
  • Orientador : CLAUDIA FABIANA GOHR
  • Data: 31/08/2023
  • Hora: 15:00
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  • A presente pesquisa analisa como as capacidades dinâmicas podem auxiliar empresas na redução de barreiras que dificultam a implementação de práticas mais circulares. Especificamente, pretende-se (i) apresentar uma visão geral das pesquisas sobre barreiras e capacidades dinâmicas no contexto da EC; (ii) identificar as barreiras que as empresas enfrentam durante a transição para práticas mais circulares; (iii) identificar as capacidades dinâmicas que as empresas necessitam para fazer a transição de práticas lineares para circulares; (iv) propor uma estrutura conceitual e que integra capacidades dinâmicas que podem auxiliar na redução de barreiras que dificultam a implementação de práticas mais circulares no contexto de empresas paraibanas; (v) refinar a estrutura conceitual por meio de estudos de caso e apresentar proposições de pesquisa. O método empregado para o desenvolvimento do estudo empírico foi o estudo de caso em empresas que atuam no Estado da Paraíba. O principal instrumento de coleta de dados foi a entrevista que foi elaborada considerando a estrutura conceitual proposta. A partir da análise da literatura, que foi realizada por meio do método de revisão sistemática da literatura para conhecer a temática, bem como identificar capacidades dinâmicas e barreiras de transição para a EC, verificou-se que que se trata de uma temática emergente. Dentre as capacidades dinâmicas que foram identificadas na literatura, foram identificadas 27 capacidades, que após um processo de agrupamento, categorização e abstração, resultou em 11 categorias de capacidades. Também foram identificadas 65 barreiras, que após o mesmo processo, resultou em 12 categorias. A análise da literatura também permitiu que se identificassem várias práticas da EC, sendo as mais recorrentes as seguintes, reciclagem, reuso, remanufatura, recuperar, ecoinovação e outras. A partir dessas informações foi possível elaborar um framework conceitual que foi aplicado na prática com 4 empresas paraibanas (denominadas de A, B, C e D) que possuem iniciativas e práticas circulares. Verificou-se que, dentre as 4 empresas analisadas, a que enfrentou o maior número de barreiras foi a Empresa D. E, a Empresa que melhor conseguiu usar as capacidades dinâmicas e implementar as práticas da EC foram as Empresas B e D. Em uma análise comparativa (cross-case), verificou-se que as barreiras que mais dificultaram a implementação de práticas circulares nas empresas estudadas foram a falta de conscientização dos conumidores, falta de conhecimento e a falta de P&D (denominadas de B1, B2 e B3 respectivamente). As capacidades dinâmicas que mais se destacaram para ajudar na superação das barreiras e implememtar as práticas da EC foram as seguintes: capacidades de design e inovação e capacidade de absorção. A partir dos resultados empíricos, foi possível refinar a estrutura conceitual e gerar 12 proposições. Por fim, convém destacar as contribuções desta dissertação. A primeira contribuição é decorrente da estrutura teórica integrativa que mostra dificuldades/barreiras que as empresas enfrentam quando almejam implementar a EC, e como elas podem superar tais barreiras a partir de capacidades dinâmicas. Tal estrutura pode ser utilizada por outros pesquisadores que pretendem explorar o tema. Uma segunda contribuição relevante são as 12 proposiçoes geradas a partir dos estudos empíricos, uma vez que podem ser testadas em estudos futuros por meio de testes de hipóteses. Cada proposição representa uma síntese cuidadosamente elaborada das conexões observadas entre variáveis específicas, refletindo uma compreensão mais profunda das dinâmicas subjacentes. Essas proposições atuam como blocos de construção conceitual, fornecendo um arcabouço estruturado para a avaliação e exploração das relações entre as barreiras e as capacidades dinâmicas em contextos empresariais diversos. Terceiro, pode-se afirmar que a aplicação na prática da estrutura por meio de estudos de caso trouxe informações relevantes para as empresas estudadas, pois a realização da pesquisa pemitiu algumas reflexões sobre as dificuldades que elas têm para implementarem um modelo de negócios cicurlar, bem como de que forma tais empresas podem superar essas dificuldades por meio de capacidades dinâmicas. Assim, as empresas tiveram uma compreensão maior de como capacidades dinâmicas de absorção, design e inovação e organizacional estão auxiliando as organizações a superar tais barreiras.
  • EWERTON VICTOR PAREDES DA PENHA TEIXEIRA
  • Uma heurística híbrida para o problema de flow shop com bloqueio e minimização do makespan
  • Data: 31/08/2023
  • Hora: 13:00
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  • A maximização da eficiência operacional tem se tornado uma prioridade para as empresas modernas, impulsionando a necessidade de otimizar o fluxo de produção, que desempenha um papel fundamental na capacidade de uma organização atender às demandas do mercado de forma ágil e rentável. Nesse sentido, aperfeiçoar o processo de sequenciamento de tarefas é essencial para aumentar a produtividade e reduzir desperdícios em um mercado altamente competitivo. Dentro deste escopo, este trabalho aborda o problema de flow shop com bloqueio para minimização do makespan. Nesse problema, n tarefas precisam ser escalonadas em um ambiente de m máquinas ordenadas em série, em que todas as tarefas devem seguir a mesma ordem de processamento. Além disso, o estoque intermediário entre estas máquinas é considerado nulo. É proposta uma heurística populacional híbrida que combina um operador ruin-and-recreate com uma busca local baseada em variable neighborhood descent, que faz uso de métodos de aceleração da busca, além de um mecanismo de controle de diversidade da população. Experimentos computacionais foram realizados em 150 instâncias de benchmark e o método proposto foi capaz de obter soluções competitivas, sendo 94,67% delas melhores ou iguais as encontradas na literatura.
  • EWERTON VICTOR PAREDES DA PENHA TEIXEIRA
  • Uma heurística híbrida para o problema de flow shop com bloqueio e minimização do makespan
  • Data: 31/08/2023
  • Hora: 13:00
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  • A maximização da eficiência operacional tem se tornado uma prioridade para as empresas modernas, impulsionando a necessidade de otimizar o fluxo de produção, que desempenha um papel fundamental na capacidade de uma organização atender às demandas do mercado de forma ágil e rentável. Nesse sentido, aperfeiçoar o processo de sequenciamento de tarefas é essencial para aumentar a produtividade e reduzir desperdícios em um mercado altamente competitivo. Dentro deste escopo, este trabalho aborda o problema de flow shop com bloqueio para minimização do makespan. Nesse problema, n tarefas precisam ser escalonadas em um ambiente de m máquinas ordenadas em série, em que todas as tarefas devem seguir a mesma ordem de processamento. Além disso, o estoque intermediário entre estas máquinas é considerado nulo. É proposta uma heurística populacional híbrida que combina um operador ruin-and-recreate com uma busca local baseada em variable neighborhood descent, que faz uso de métodos de aceleração da busca, além de um mecanismo de controle de diversidade da população. Experimentos computacionais foram realizados em 150 instâncias de benchmark e o método proposto foi capaz de obter soluções competitivas, sendo 94,67% delas melhores ou iguais as encontradas na literatura.
  • EWERTON VICTOR PAREDES DA PENHA TEIXEIRA
  • Uma heurística híbrida para o problema de flow shop com bloqueio e minimização do makespan
  • Data: 31/08/2023
  • Hora: 13:00
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  • A maximização da eficiência operacional tem se tornado uma prioridade para as empresas modernas, impulsionando a necessidade de otimizar o fluxo de produção, que desempenha um papel fundamental na capacidade de uma organização atender às demandas do mercado de forma ágil e rentável. Nesse sentido, aperfeiçoar o processo de sequenciamento de tarefas é essencial para aumentar a produtividade e reduzir desperdícios em um mercado altamente competitivo. Dentro deste escopo, este trabalho aborda o problema de flow shop com bloqueio para minimização do makespan. Nesse problema, n tarefas precisam ser escalonadas em um ambiente de m máquinas ordenadas em série, em que todas as tarefas devem seguir a mesma ordem de processamento. Além disso, o estoque intermediário entre estas máquinas é considerado nulo. É proposta uma heurística populacional híbrida que combina um operador ruin-and-recreate com uma busca local baseada em variable neighborhood descent, que faz uso de métodos de aceleração da busca, além de um mecanismo de controle de diversidade da população. Experimentos computacionais foram realizados em 150 instâncias de benchmark e o método proposto foi capaz de obter soluções competitivas, sendo 94,67% delas melhores ou iguais as encontradas na literatura.
  • NATHAN BEZERRA DE OLIVEIRA
  • OTIMIZAÇÃO MULTIOBJETIVO DE PROJETO DE PARÂMETROS ROBUSTOS BASEADA EM ÍNDICES DE CAPABILIDADE
  • Data: 30/08/2023
  • Hora: 15:30
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  • O Projeto de Parâmetro Robusto (RPD) é uma estratégia baseada em modelos matemáticos e estatísticos que busca auxiliar na melhor escolha dos parâmetros de entrada de um processo, de forma que a influência de fatores de ruído seja minimizada. Ao realizar a otimização robusta de um processo, o objetivo é manter a média no nível desejado e reduzir a variabilidade, que é um dos principais fatores que afetam a qualidade de um produto. Os problemas de qualidade na indústria geralmente são multiobjetivo, ou seja, existem mais de uma característica de interesse para otimização, seja do produto ou do próprio processo. Índices de capabilidade são indicadores capazes de medir e diagnosticar a qualidade de um processo. Esta dissertação tem como objetivo propor métodos para otimização de processos através da condução de um Projeto de Parâmetro Robusto, considerando a existência de múltiplas variáveis de resposta, e tendo como função objetivo a maximização dos índices de capabilidade. A utilização desses índices permite que sejam otimizadas de forma simultânea a média e a variabilidade do processo. Os métodos propostos foram testados e validados em um experimento de fresamento de topo do aço carbono ABNT 1045. Nesses experimentos, buscou-se identificar a combinação ótima dos parâmetros: taxa de avanço (fz), profundidade e largura de corte (ap e a¬p) e velocidade de corte (Vc). Entre as variáveis de ruído, foram incluídos o desgaste da ferramenta e a concentração do fluido de corte. Como variáveis de resposta, foram estudados a rugosidade superficial (Ra) e a energia específica de corte (Ec). Para combinar média e variabilidade e analisar a qualidade do processo, foram utilizados os índices Cpk e nível sigma.
  • NATHAN BEZERRA DE OLIVEIRA
  • OTIMIZAÇÃO MULTIOBJETIVO DE PROJETO DE PARÂMETROS ROBUSTOS BASEADA EM ÍNDICES DE CAPABILIDADE
  • Data: 30/08/2023
  • Hora: 15:30
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  • O Projeto de Parâmetro Robusto (RPD) é uma estratégia baseada em modelos matemáticos e estatísticos que busca auxiliar na melhor escolha dos parâmetros de entrada de um processo, de forma que a influência de fatores de ruído seja minimizada. Ao realizar a otimização robusta de um processo, o objetivo é manter a média no nível desejado e reduzir a variabilidade, que é um dos principais fatores que afetam a qualidade de um produto. Os problemas de qualidade na indústria geralmente são multiobjetivo, ou seja, existem mais de uma característica de interesse para otimização, seja do produto ou do próprio processo. Índices de capabilidade são indicadores capazes de medir e diagnosticar a qualidade de um processo. Esta dissertação tem como objetivo propor métodos para otimização de processos através da condução de um Projeto de Parâmetro Robusto, considerando a existência de múltiplas variáveis de resposta, e tendo como função objetivo a maximização dos índices de capabilidade. A utilização desses índices permite que sejam otimizadas de forma simultânea a média e a variabilidade do processo. Os métodos propostos foram testados e validados em um experimento de fresamento de topo do aço carbono ABNT 1045. Nesses experimentos, buscou-se identificar a combinação ótima dos parâmetros: taxa de avanço (fz), profundidade e largura de corte (ap e a¬p) e velocidade de corte (Vc). Entre as variáveis de ruído, foram incluídos o desgaste da ferramenta e a concentração do fluido de corte. Como variáveis de resposta, foram estudados a rugosidade superficial (Ra) e a energia específica de corte (Ec). Para combinar média e variabilidade e analisar a qualidade do processo, foram utilizados os índices Cpk e nível sigma.
  • SÉFORA MARIA NUNES SOARES
  • MODELO DE AVALIAÇÃO DA MATURIDADE PARA O BANKING 4.0: PROPOSTA E APLICAÇÃO DO MODELO EM UM BANCO BRASILEIRO
  • Data: 29/08/2023
  • Hora: 19:00
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  • As inovações tecnológicas recentes estão transformando a forma de produzir e de consumir. As relações com os clientes estão mais próximas uma vez que a conectividade e o acesso à informação aumentaram o nível de exigência por produtos e serviços personalizados. Essas mudanças radicais permearam todos os setores da sociedade sendo associada ao conceito alemão de Indústria 4.0 (I4.0) atrelado a uma relação conceitual com a 4ª Revolução Industrial. Com o setor bancário não foi diferente a digitalização do atendimento, oferta ativa e análise de perfil de consumo são exemplos de práticas do chamado Banking 4.0 (B4.0). Nesse cenário, esta pesquisa tem como principal desenvolver um modelo de maturidade para a implementação do Banking 4.0. Especificamente, pretende-se (i) analisar as particularidades dos conceitos e tecnologias da I4.0 para os serviços bancários/financeiros (Banking 4.0); (ii) identificar dimensões e procedimentos dos modelos de maturidade para I.4.0; (iii) analisar a aderência das dimensões de um modelo de maturidade da I4.0 para o banking 4.0 por meio de pesquisa com especialistas; e, (iv) aplicar o modelo proposto em um Banco Múltiplo Brasileiro. A partir de uma revisão sistemática da literatura (RSL) foram identificadas 16 tecnologias dentre e-commerce, fintechs e open-banking, por exemplo, e as práticas estavam atreladas à utilização destas tecnologias e pouco associadas à I4.0. Também, a partir de uma RSL, verificou-se que os Modelos de Avaliação da Maturidade (MM) são ferramentas validadas no contexto da mensuração do grau de implementação da I4.0 no setor manufatureiro podendo ser aplicado no contexto bancário. Geralmente os MM consistem em uma sequência de níveis de maturidade que representam um caminho de evolução sendo os objetos de análise avaliados em diversas dimensões conceituais de acordo com seu contexto de aplicação. Assim, após compreender as particularidades do B4.0 as dimensões e níveis de um MM, foi possível elaborar uma proposta inicial de um MM para o B4.0, com 5 dimensões, 4 níveis e 42 itens de maturidade. Este modelo foi avaliado por especialistas no tema gerando um refinamento do modelo. Com esta ferramenta melhorada foi realizado um estudo de caso em uma Instituição Financeira Brasileira a fim de validar o modelo proposto. Ao final, foi possível afirmar que o modelo tem aderência para aplicação em Bancos visto que os entrevistados avaliaram positivamente a proposta conseguindo identificar o desempenho da instituição dentro dos itens de maturidade e sugerindo melhorias no modelo. A pesquisa contribui com a teoria por ter caráter pioneiro na formulação de um MM para o B4.0, com modelo avaliado por especialistas, como também, contribui com as instituições financeiras na avaliação holística de implementação do B4.0 em prol de melhores performances de resultado.
  • SÉFORA MARIA NUNES SOARES
  • MODELO DE AVALIAÇÃO DA MATURIDADE PARA O BANKING 4.0: PROPOSTA E APLICAÇÃO DO MODELO EM UM BANCO BRASILEIRO
  • Data: 29/08/2023
  • Hora: 19:00
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  • As inovações tecnológicas recentes estão transformando a forma de produzir e de consumir. As relações com os clientes estão mais próximas uma vez que a conectividade e o acesso à informação aumentaram o nível de exigência por produtos e serviços personalizados. Essas mudanças radicais permearam todos os setores da sociedade sendo associada ao conceito alemão de Indústria 4.0 (I4.0) atrelado a uma relação conceitual com a 4ª Revolução Industrial. Com o setor bancário não foi diferente a digitalização do atendimento, oferta ativa e análise de perfil de consumo são exemplos de práticas do chamado Banking 4.0 (B4.0). Nesse cenário, esta pesquisa tem como principal desenvolver um modelo de maturidade para a implementação do Banking 4.0. Especificamente, pretende-se (i) analisar as particularidades dos conceitos e tecnologias da I4.0 para os serviços bancários/financeiros (Banking 4.0); (ii) identificar dimensões e procedimentos dos modelos de maturidade para I.4.0; (iii) analisar a aderência das dimensões de um modelo de maturidade da I4.0 para o banking 4.0 por meio de pesquisa com especialistas; e, (iv) aplicar o modelo proposto em um Banco Múltiplo Brasileiro. A partir de uma revisão sistemática da literatura (RSL) foram identificadas 16 tecnologias dentre e-commerce, fintechs e open-banking, por exemplo, e as práticas estavam atreladas à utilização destas tecnologias e pouco associadas à I4.0. Também, a partir de uma RSL, verificou-se que os Modelos de Avaliação da Maturidade (MM) são ferramentas validadas no contexto da mensuração do grau de implementação da I4.0 no setor manufatureiro podendo ser aplicado no contexto bancário. Geralmente os MM consistem em uma sequência de níveis de maturidade que representam um caminho de evolução sendo os objetos de análise avaliados em diversas dimensões conceituais de acordo com seu contexto de aplicação. Assim, após compreender as particularidades do B4.0 as dimensões e níveis de um MM, foi possível elaborar uma proposta inicial de um MM para o B4.0, com 5 dimensões, 4 níveis e 42 itens de maturidade. Este modelo foi avaliado por especialistas no tema gerando um refinamento do modelo. Com esta ferramenta melhorada foi realizado um estudo de caso em uma Instituição Financeira Brasileira a fim de validar o modelo proposto. Ao final, foi possível afirmar que o modelo tem aderência para aplicação em Bancos visto que os entrevistados avaliaram positivamente a proposta conseguindo identificar o desempenho da instituição dentro dos itens de maturidade e sugerindo melhorias no modelo. A pesquisa contribui com a teoria por ter caráter pioneiro na formulação de um MM para o B4.0, com modelo avaliado por especialistas, como também, contribui com as instituições financeiras na avaliação holística de implementação do B4.0 em prol de melhores performances de resultado.
  • DANIELLE GINUINO CORREIA
  • ACESSIBILIDADE DE FUNCIONÁRIOS COM DEFICIÊNCIA SOB O OLHAR DA ERGONOMIA: Estudo de caso de uma Universidade Pública do Brasil
  • Orientador : MARIA CHRISTINE WERBA SALDANHA
  • Data: 29/08/2023
  • Hora: 09:30
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  • As universidades, enquanto espaços de construção de conhecimento e oportunidades de crescimento individual, devem empenhar-se em garantir um ambiente acessível a todos, incluindo os funcionários com deficiência. A literatura académica sobre acessibilidade nas universidades tende a focar nas questões relacionadas com os estudantes com deficiência ou, quando aborda funcionários, aprofundam-se no estudo de problemáticas. Neste contexto, a partir de uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL) e de um estudo de caso fundamentado na metodologia da Análise Ergonômica do Trabalho, pretende-se identificar barreiras e facilitadores capazes de dificultar ou contribuir com a acessibilidade de funcionários com deficiência em uma Universidade Pública do Brasil. No estudo de caso, foram utilizados métodos interacionais, observacionais e análises documentais, tendo como sujeitos participantes funcionários com deficiência física, visual, auditiva, superiores e colegas de trabalho das pessoas com deficiência e, integrantes de equipe de apoio, tais como arquiteto, psicólogo, assistente social, gerente de recursos humanos. A partir da análise da literatura foram identificadas 83 barreiras e 60 facilitadores que, a partir de um processo de agrupamento, categorização e abstração foram subdivididos em 6 dimensões: - arquitetônica (26 barreiras e 13 facilitadores); - Comunicacional (07 e 07); - Metodológica (19 e 15); - Instrumental (8 e 6); - Atitudinais (13 e 09) e; - Programática (10 e 10). A partir dessas informações foi possível elaborar um framework conceitual integrativo relacionando a contribuição de cada facilitador para minimizar ou eliminar as barreiras de acessibilidade. A aplicação de um único facilitador, por exemplo, sugere eliminar ou reduzir a presença de diversas barreiras, promovendo a acessibilidade sob diferentes possibilidades. O estudo de caso identificou algumas barreiras e facilitadores da acessibilidade presentes no cotidiano do trabalho de funcionários com deficiência que não foram citados na RSL. Também proporcionou uma visão ampla e profunda dos resultados na perspectiva de diferentes participantes da comunidade acadêmica. A pesquisa contribui para o campo de conhecimento para além do público de funcionários ao oferecer uma listagem de barreiras e facilitadores da acessibilidade nas universidades como um todo e, apresentar uma correlação entre facilitadores e barreiras. Os resultados desta pesquisa também permitem conscientizar e sensibilizar projetistas, profissionais e gestores administrativos para uma mudança de atitudes que se reverte em ambientes universitários mais acessíveis e acolhedores para todas as pessoas.
  • DANIELLE GINUINO CORREIA
  • ACESSIBILIDADE DE FUNCIONÁRIOS COM DEFICIÊNCIA SOB O OLHAR DA ERGONOMIA: Estudo de caso de uma Universidade Pública do Brasil
  • Orientador : MARIA CHRISTINE WERBA SALDANHA
  • Data: 29/08/2023
  • Hora: 09:30
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  • As universidades, enquanto espaços de construção de conhecimento e oportunidades de crescimento individual, devem empenhar-se em garantir um ambiente acessível a todos, incluindo os funcionários com deficiência. A literatura académica sobre acessibilidade nas universidades tende a focar nas questões relacionadas com os estudantes com deficiência ou, quando aborda funcionários, aprofundam-se no estudo de problemáticas. Neste contexto, a partir de uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL) e de um estudo de caso fundamentado na metodologia da Análise Ergonômica do Trabalho, pretende-se identificar barreiras e facilitadores capazes de dificultar ou contribuir com a acessibilidade de funcionários com deficiência em uma Universidade Pública do Brasil. No estudo de caso, foram utilizados métodos interacionais, observacionais e análises documentais, tendo como sujeitos participantes funcionários com deficiência física, visual, auditiva, superiores e colegas de trabalho das pessoas com deficiência e, integrantes de equipe de apoio, tais como arquiteto, psicólogo, assistente social, gerente de recursos humanos. A partir da análise da literatura foram identificadas 83 barreiras e 60 facilitadores que, a partir de um processo de agrupamento, categorização e abstração foram subdivididos em 6 dimensões: - arquitetônica (26 barreiras e 13 facilitadores); - Comunicacional (07 e 07); - Metodológica (19 e 15); - Instrumental (8 e 6); - Atitudinais (13 e 09) e; - Programática (10 e 10). A partir dessas informações foi possível elaborar um framework conceitual integrativo relacionando a contribuição de cada facilitador para minimizar ou eliminar as barreiras de acessibilidade. A aplicação de um único facilitador, por exemplo, sugere eliminar ou reduzir a presença de diversas barreiras, promovendo a acessibilidade sob diferentes possibilidades. O estudo de caso identificou algumas barreiras e facilitadores da acessibilidade presentes no cotidiano do trabalho de funcionários com deficiência que não foram citados na RSL. Também proporcionou uma visão ampla e profunda dos resultados na perspectiva de diferentes participantes da comunidade acadêmica. A pesquisa contribui para o campo de conhecimento para além do público de funcionários ao oferecer uma listagem de barreiras e facilitadores da acessibilidade nas universidades como um todo e, apresentar uma correlação entre facilitadores e barreiras. Os resultados desta pesquisa também permitem conscientizar e sensibilizar projetistas, profissionais e gestores administrativos para uma mudança de atitudes que se reverte em ambientes universitários mais acessíveis e acolhedores para todas as pessoas.
  • RAFAEL MORAES GADELHA
  • UM MODELO DE PRIORIZAÇÃO DE MANUTENÇÃO DE EQUIPAMENTOS MÉDICO-HOSPITALARES
  • Data: 28/08/2023
  • Hora: 19:30
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  • Diferentes setores não industriais têm investido em procedimentos estruturados para aprimorar o gerenciamento da manutenção de equipamentos. Nos estabelecimentos assistenciais de saúde, esse aprimoramento da gestão da manutenção é motivado adicionalmente pelas considerações de risco à vida dos pacientes, elemento que eleva a complexidade da manutenção e incentiva a adoção de modelos de priorização. Tendo isso em mente, o objetivo desta pesquisa foi desenvolver um modelo de priorização de manutenção de equipamentos médico-hospitalares que fosse adequado à complexidade das instituições do setor hospitalar. Para tal, primeiramente realizou-se um levantamento da literatura sobre priorização de manutenção de equipamentos médico-hospitalares, de modo a identificar critérios e ferramentas de avaliação utilizados e propor um modelo baseado nas melhores práticas. O modelo proposto utiliza inicialmente metodologia qualitativa grupo focal para selecionar e classificar em ordem de importância os critérios de priorização mais apropriados para a organização estudada. Ademais, considerando os requisitos estabelecidos, o modelo propõe a aplicação do método PROMETHEE-ROC para estabelecer a ordem de prioridade de manutenção num grupo de equipamentos. Com a finalidade de testar sua aplicabilidade, o modelo foi parametrizado para uma rede hospitalar de grande porte e aplicado nos equipamentos pertencentes ao centro cirúrgico e à central de materiais esterilizados de uma unidade da rede. Os resultados se mostraram adequados diante das experiências da engenharia clínica e comparados ao cronograma de manutenção existente. Eles também indicaram que a unidade poderia realizar melhorias na priorização das manutenções programadas, especificamente quanto à compreensão da importância dos equipamentos de esterilização em detrimento dos equipamentos de monitoramento, por exemplo. Além disso, realizou-se uma análise de sensibilidade para alterações nos pesos dos critérios e um teste estatístico de correlação para observar a precisão da análise. A simulação se apresentou coerente e consistente com um nível de significância de 0,05%. Dessa forma, considerou-se o modelo proposto como adequado para priorizar a manutenção de equipamentos médico-hospitalares na rede hospitalar estudada. Além disso, a metodologia adotada para a construção do modelo de priorização apresentou uma viabilidade de replicação e adaptação para as particularidades de outras instituições, o que ressalta a contribuição cientifica da pesquisa.
  • RAFAEL MORAES GADELHA
  • UM MODELO DE PRIORIZAÇÃO DE MANUTENÇÃO DE EQUIPAMENTOS MÉDICO-HOSPITALARES
  • Data: 28/08/2023
  • Hora: 19:30
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  • Diferentes setores não industriais têm investido em procedimentos estruturados para aprimorar o gerenciamento da manutenção de equipamentos. Nos estabelecimentos assistenciais de saúde, esse aprimoramento da gestão da manutenção é motivado adicionalmente pelas considerações de risco à vida dos pacientes, elemento que eleva a complexidade da manutenção e incentiva a adoção de modelos de priorização. Tendo isso em mente, o objetivo desta pesquisa foi desenvolver um modelo de priorização de manutenção de equipamentos médico-hospitalares que fosse adequado à complexidade das instituições do setor hospitalar. Para tal, primeiramente realizou-se um levantamento da literatura sobre priorização de manutenção de equipamentos médico-hospitalares, de modo a identificar critérios e ferramentas de avaliação utilizados e propor um modelo baseado nas melhores práticas. O modelo proposto utiliza inicialmente metodologia qualitativa grupo focal para selecionar e classificar em ordem de importância os critérios de priorização mais apropriados para a organização estudada. Ademais, considerando os requisitos estabelecidos, o modelo propõe a aplicação do método PROMETHEE-ROC para estabelecer a ordem de prioridade de manutenção num grupo de equipamentos. Com a finalidade de testar sua aplicabilidade, o modelo foi parametrizado para uma rede hospitalar de grande porte e aplicado nos equipamentos pertencentes ao centro cirúrgico e à central de materiais esterilizados de uma unidade da rede. Os resultados se mostraram adequados diante das experiências da engenharia clínica e comparados ao cronograma de manutenção existente. Eles também indicaram que a unidade poderia realizar melhorias na priorização das manutenções programadas, especificamente quanto à compreensão da importância dos equipamentos de esterilização em detrimento dos equipamentos de monitoramento, por exemplo. Além disso, realizou-se uma análise de sensibilidade para alterações nos pesos dos critérios e um teste estatístico de correlação para observar a precisão da análise. A simulação se apresentou coerente e consistente com um nível de significância de 0,05%. Dessa forma, considerou-se o modelo proposto como adequado para priorizar a manutenção de equipamentos médico-hospitalares na rede hospitalar estudada. Além disso, a metodologia adotada para a construção do modelo de priorização apresentou uma viabilidade de replicação e adaptação para as particularidades de outras instituições, o que ressalta a contribuição cientifica da pesquisa.
  • IRLANDA MAYRA MEDEIROS DA SILVA
  • MICROFUNDAMENTOS DAS CAPACIDADES DINÂMICAS PARA O DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES DE INOVAÇÃO ORIENTADAS À SUSTENTABILIDADE: UM ESTUDO EM PROJETOS DE UMA ORGANIZAÇÃO DO SETOR ELÉTRICO
  • Data: 28/08/2023
  • Hora: 15:00
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  • Debates corporativos e institucionais sobre o desenvolvimento sustentável nas organizações têm sido o cerne nas grandes empresas visto a cobrança pelos stakeholders a padrões ESG (Environmental, Social and Governance). Para isso, as inovações orientadas a sustentabilidade (do inglês sustainability-oriented innovation - SOIs) disponibilizam adequações através do cumprimento das atividades, sob perspectivas para criar valor social, ambiental e desenvolver retorno financeiro os microfundamentos (sensing, seinzing e reconfiguring) das capacidades dinâmicas (CD) são meios de orientação para o mercado estratégico, para transformar e propagar recursos e competências fomentando essas inovações. Nesse sentido, a literatura tem trabalhado os conceitos das demais inovações, seja ambiental, social, sustentável, porém não há evidências da integração de estudos sob a ótica das atividades de SOI (Otimização operacional, Transformação organizacional e Construções de Sistemas), com os microfundamentos das capacidades dinâmicas. Ainda, também não há evidências de como os microfundamentos das capacidades dinâmicas podem influenciar no desenvolvimento dessas atividades em projetos empresariais. Dessa forma, utilizando como perspectiva teórica as CD pela ótica dos microfundamentos, bem como as atividades de inovação orientadas para a sustentabilidade, este trabalho tem como principal objetivo analisar a contribuição dos microfundamentos de CD para o desenvolvimento de atividades de inovação orientadas a sustentabilidade. Para isso, foi realizada análise da literatura que permitiu identificar 19 microfundamentos e 19 atividades de SOI. Tais informações foram importantes para a elaboração do framework conceitual. O framework foi aplicado e refinado através de estudos de caso, em quatro projetos de uma organização do setor elétrico a fim de validar se as evidências empíricas e evidências da literatura convergiam ou divergiam. Para o desenvolvimento do estudo de caso foram coletados os dados por meio de entrevistas semiestruturadas e análise de relatórios referente aos projetos. E assim, analisados mediante análise de conteúdo após a transcrição dos dados. Como resultado, foi possível identificar que os microfundamentos de detecção, apreensão e reconfiguração influenciaram fortemente as atividades de SOI, sob a perspectiva de OO e TO. A partir dessas evidências empíricas foram elaboradas 19 proposições de pesquisa, evidenciando as relações fortes e fracas entre os microfundamentos e as atividades de SOI. Por fim, como contribuições da pesquisa estão o desenvolvimento e refinamento do framework, as proposições de pesquisa empíricas e o avanço na literatura sob a temática, assim como a integração dos temas de microfundamentos das capacidades dinâmicas e perspectivas atividades de SOI.
  • IRLANDA MAYRA MEDEIROS DA SILVA
  • MICROFUNDAMENTOS DAS CAPACIDADES DINÂMICAS PARA O DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES DE INOVAÇÃO ORIENTADAS À SUSTENTABILIDADE: UM ESTUDO EM PROJETOS DE UMA ORGANIZAÇÃO DO SETOR ELÉTRICO
  • Data: 28/08/2023
  • Hora: 15:00
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  • Debates corporativos e institucionais sobre o desenvolvimento sustentável nas organizações têm sido o cerne nas grandes empresas visto a cobrança pelos stakeholders a padrões ESG (Environmental, Social and Governance). Para isso, as inovações orientadas a sustentabilidade (do inglês sustainability-oriented innovation - SOIs) disponibilizam adequações através do cumprimento das atividades, sob perspectivas para criar valor social, ambiental e desenvolver retorno financeiro os microfundamentos (sensing, seinzing e reconfiguring) das capacidades dinâmicas (CD) são meios de orientação para o mercado estratégico, para transformar e propagar recursos e competências fomentando essas inovações. Nesse sentido, a literatura tem trabalhado os conceitos das demais inovações, seja ambiental, social, sustentável, porém não há evidências da integração de estudos sob a ótica das atividades de SOI (Otimização operacional, Transformação organizacional e Construções de Sistemas), com os microfundamentos das capacidades dinâmicas. Ainda, também não há evidências de como os microfundamentos das capacidades dinâmicas podem influenciar no desenvolvimento dessas atividades em projetos empresariais. Dessa forma, utilizando como perspectiva teórica as CD pela ótica dos microfundamentos, bem como as atividades de inovação orientadas para a sustentabilidade, este trabalho tem como principal objetivo analisar a contribuição dos microfundamentos de CD para o desenvolvimento de atividades de inovação orientadas a sustentabilidade. Para isso, foi realizada análise da literatura que permitiu identificar 19 microfundamentos e 19 atividades de SOI. Tais informações foram importantes para a elaboração do framework conceitual. O framework foi aplicado e refinado através de estudos de caso, em quatro projetos de uma organização do setor elétrico a fim de validar se as evidências empíricas e evidências da literatura convergiam ou divergiam. Para o desenvolvimento do estudo de caso foram coletados os dados por meio de entrevistas semiestruturadas e análise de relatórios referente aos projetos. E assim, analisados mediante análise de conteúdo após a transcrição dos dados. Como resultado, foi possível identificar que os microfundamentos de detecção, apreensão e reconfiguração influenciaram fortemente as atividades de SOI, sob a perspectiva de OO e TO. A partir dessas evidências empíricas foram elaboradas 19 proposições de pesquisa, evidenciando as relações fortes e fracas entre os microfundamentos e as atividades de SOI. Por fim, como contribuições da pesquisa estão o desenvolvimento e refinamento do framework, as proposições de pesquisa empíricas e o avanço na literatura sob a temática, assim como a integração dos temas de microfundamentos das capacidades dinâmicas e perspectivas atividades de SOI.
  • ANDRESSA KELLY DA SILVA NUNES
  • DESAFIOS E FERRAMENTAS DOS MODELOS DE NEGÓCIOS PARA SUSTENTABILIDADE NAS STARTUPS
  • Orientador : SANDRA NAOMI MORIOKA
  • Data: 28/08/2023
  • Hora: 10:00
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  • Os Modelos de Negócios para Sustentabilidade se destacam por sua capacidade de estruturar negócios para caminhos mais sustentáveis. Uma das formas de auxiliar o empreendedorismo sustentável é através de ferramentas que contribuem para os desafios relacionados ao relacionamento com as partes interessadas, na busca pela inovação e pela economia circular. A aplicação destas ferramentas pode ser combinada de forma que possam abranger as necessidades das startups. A fim de contribuir com esse tema de pesquisa, o objetivo geral desta dissertação é propor e aplicar uma ferramenta para diagnóstico e análise de desafios dos modelos de negócios para sustentabilidade no contexto das startups. Inicialmente, foi identificado através de um estudo de caso piloto, o teste de uma ferramenta dos modelos de negócios para sustentabilidade como forma de levantar descobertas relevantes, suas potencialidades e limitações. Como resultado, propõe-se a ferramenta Mix Tool for Sustainability, que engloba em uma ferramenta única com abordagens distintas. Esta ferramenta proporciona uma aplicação capaz de capturar a percepção das startups na condução de ações na busca de mitigar desafios. A ferramenta foi aplicada com cinco startups, por meio de estudo de casos e possibilitou identificar resultados nas suas sete etapas.
  • ANDRESSA KELLY DA SILVA NUNES
  • DESAFIOS E FERRAMENTAS DOS MODELOS DE NEGÓCIOS PARA SUSTENTABILIDADE NAS STARTUPS
  • Orientador : SANDRA NAOMI MORIOKA
  • Data: 28/08/2023
  • Hora: 10:00
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  • Os Modelos de Negócios para Sustentabilidade se destacam por sua capacidade de estruturar negócios para caminhos mais sustentáveis. Uma das formas de auxiliar o empreendedorismo sustentável é através de ferramentas que contribuem para os desafios relacionados ao relacionamento com as partes interessadas, na busca pela inovação e pela economia circular. A aplicação destas ferramentas pode ser combinada de forma que possam abranger as necessidades das startups. A fim de contribuir com esse tema de pesquisa, o objetivo geral desta dissertação é propor e aplicar uma ferramenta para diagnóstico e análise de desafios dos modelos de negócios para sustentabilidade no contexto das startups. Inicialmente, foi identificado através de um estudo de caso piloto, o teste de uma ferramenta dos modelos de negócios para sustentabilidade como forma de levantar descobertas relevantes, suas potencialidades e limitações. Como resultado, propõe-se a ferramenta Mix Tool for Sustainability, que engloba em uma ferramenta única com abordagens distintas. Esta ferramenta proporciona uma aplicação capaz de capturar a percepção das startups na condução de ações na busca de mitigar desafios. A ferramenta foi aplicada com cinco startups, por meio de estudo de casos e possibilitou identificar resultados nas suas sete etapas.
  • THIAGO TOLENTINO MUNIZ
  • RISCOS DE SUSTENTABILIDADE EM PROJETOS: UM ESTUDO SOB ÓTICA DOS STAKEHOLDERS DO NOVO POLO TURÍSTICO CABO BRANCO
  • Data: 28/04/2023
  • Hora: 18:00
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  • Os estudos atuais relacionados à sustentabilidade apresentam tendência de crescimento. No meio corporativo, as discussões da incorporação das ideias de gestão do projeto e sustentabilidade vêm ganhando novos direcionamentos, especialmente nas temáticas que envolvem os riscos e a sustentabilidade em projetos de grande porte. Nesse sentido, este estudo, busca confrontar os riscos considerados de sustentabilidade, com uma análise original das percepções de stakeholders em um projeto real. Para isto, apresentamos como objetivo geral analisar as percepções de riscos de sustentabilidade em projetos sob ótica dos stakeholders. E cinco objetivos específicos, i) levantar as principais características da literatura sobre riscos de sustentabilidade em projetos, considerando os stakeholders envolvidos, ii) identificar categorias de riscos de sustentabilidade em projetos, iii) investigar a percepção de probabilidade, impacto, urgência e tendência destes junto a stakeholders de um projeto de grande porte, iv) classificar percepções individuais e influências dos stakeholders ante categorias de riscos de sustentabilidade e v) expor as convergências e divergências de percepção entre eles. Para alcance desses objetivos foi construída uma revisão sistemática da literatura e um estudo de caso de um projeto de grande porte denominado Novo Polo Turístico Cabo Branco. Como resultado, foi possível identificar características gerais da literatura sobre riscos de sustentabilidade, reunindo e unificando diversos riscos dispersos em quatro categorias (socioambientais, políticas, de requisitos ambientais e de qualidade e estratégico organizacionais). Também com base na Revisão Sistemática, foi possível construir uma nova definição para o constructo riscos de sustentabilidade. Do estudo de caso, foi possível extrair uma análise inédita entre convergência e divergências de percepção dos stakeholders do projeto em relação aos riscos de sustentabilidade. Os resultados gerais da pesquisa sugerem que os stakeholders externos apresentam mais convergências que divergências entre percepções em relação aos riscos. Também foi possível observar que os índices de criticidade dos riscos de sustentabilidade socioambientais e de requisitos ambientais e de qualidade se apresentaram consideravelmente maiores que os políticos, o que deve despertar uma maior atenção dos gestores dos projetos de grande porte em relação a estas categorias.
  • THIAGO TOLENTINO MUNIZ
  • RISCOS DE SUSTENTABILIDADE EM PROJETOS: UM ESTUDO SOB ÓTICA DOS STAKEHOLDERS DO NOVO POLO TURÍSTICO CABO BRANCO
  • Data: 28/04/2023
  • Hora: 18:00
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  • Os estudos atuais relacionados à sustentabilidade apresentam tendência de crescimento. No meio corporativo, as discussões da incorporação das ideias de gestão do projeto e sustentabilidade vêm ganhando novos direcionamentos, especialmente nas temáticas que envolvem os riscos e a sustentabilidade em projetos de grande porte. Nesse sentido, este estudo, busca confrontar os riscos considerados de sustentabilidade, com uma análise original das percepções de stakeholders em um projeto real. Para isto, apresentamos como objetivo geral analisar as percepções de riscos de sustentabilidade em projetos sob ótica dos stakeholders. E cinco objetivos específicos, i) levantar as principais características da literatura sobre riscos de sustentabilidade em projetos, considerando os stakeholders envolvidos, ii) identificar categorias de riscos de sustentabilidade em projetos, iii) investigar a percepção de probabilidade, impacto, urgência e tendência destes junto a stakeholders de um projeto de grande porte, iv) classificar percepções individuais e influências dos stakeholders ante categorias de riscos de sustentabilidade e v) expor as convergências e divergências de percepção entre eles. Para alcance desses objetivos foi construída uma revisão sistemática da literatura e um estudo de caso de um projeto de grande porte denominado Novo Polo Turístico Cabo Branco. Como resultado, foi possível identificar características gerais da literatura sobre riscos de sustentabilidade, reunindo e unificando diversos riscos dispersos em quatro categorias (socioambientais, políticas, de requisitos ambientais e de qualidade e estratégico organizacionais). Também com base na Revisão Sistemática, foi possível construir uma nova definição para o constructo riscos de sustentabilidade. Do estudo de caso, foi possível extrair uma análise inédita entre convergência e divergências de percepção dos stakeholders do projeto em relação aos riscos de sustentabilidade. Os resultados gerais da pesquisa sugerem que os stakeholders externos apresentam mais convergências que divergências entre percepções em relação aos riscos. Também foi possível observar que os índices de criticidade dos riscos de sustentabilidade socioambientais e de requisitos ambientais e de qualidade se apresentaram consideravelmente maiores que os políticos, o que deve despertar uma maior atenção dos gestores dos projetos de grande porte em relação a estas categorias.
  • EMELLY ANNE SILVA DE LIMA
  • AVALIAÇÃO MULTI CRITÉRIO PARA DETERMINAR OS RISCOS OPERACIONAIS MAIS RELEVANTES EM UMA INSTITUIÇÃO FINANCEIRA COOPERATIVA DE CRÉDITO
  • Data: 28/04/2023
  • Hora: 15:00
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  • A evolução do mercado financeiro ao longo dos anos, tornou a gestão de riscos cada vez mais importante para as instituições financeiras. O risco operacional, em especial, está associado a perdas existentes em todas as etapas da operação. Neste cenário, a gestão deste risco visa minimizar perdas e contribuir com a estabilidade na economia. Embora a notoriedade dos riscos operacionais tenha sido percebida por especialistas e pesquisadores, ainda existem lacunas a respeito da análise do grau de importância atribuída pelos especialistas das instituições financeiras. Desse modo, o objetivo desta pesquisa consiste em determinar os riscos operacionais mais relevantes existentes em uma instituição financeira. Para alcançar o objetivo proposto, adotou-se uma abordagem mista (qualitativa e quantitativa), que se inicia por uma estrutura conceitual teórica, seguida de um estudo empírico. Nesta pesquisa, realizou-se uma Revisão Sistemática da Literatura e aplicou-se um estudo de caso em uma instituição financeira cooperativa de crédito. De acordo com os resultados da revisão de literatura, destacam-se: a preocupação em diminuir o capital mínimo recomendado pelo Acordo de Capitais de Basileia II, a reação em cadeia para o risco operacional e a grande importância dada ao dano a reputacional. Já para os resultados obtidos no estudo empírico, foram identificadas as ocorrências de 4 (quatro) tipos e 19 (dezenove) fatores de riscos operacionais. Para hierarquizar e calcular o grau de importância atribuído pelos respondentes, utilizou-se uma ferramenta multicritério de apoio à decisão, a Analytic Hierarchy Process (AHP), evidenciando-se que os maiores graus de importância, estão relacionados à gestão de pessoas, a políticas governamentais, a segurança física das agências e dos sistemas utilizados pela organização. Além disto, constatou-se a necessidade de alinhar a estratégia da cooperativa estudada, quanto ao gerenciamento dos riscos operacionais tidos como prioritários para cada gestor, tendo em vista a assertividade nos planos de mitigação.
  • RAISSA SCHNEWEIS DE FARIAS REGO
  • ARTESANATO E O DESIGN DE PRODUTO: ANÁLISE DO SISTEMA DE PRODUÇÃO DA RENDA DE BILRO E PROPOSIÇÃO DE UMA METODOLOGIA PARA AUXILIAR NA CRIAÇÃO DE PRODUTOS ARTESANAIS
  • Orientador : MARIA CHRISTINE WERBA SALDANHA
  • Data: 28/04/2023
  • Hora: 15:00
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  • Devido às mudanças no estilo de vida, oferta de produtos industriais, diversidade de produção, entre outros, o artesanato tradicional necessita desenvolver seu valor sustentável por meio de inovações. Nesse sentido, a sustentabilidade no contexto do artesanato implica na manutenção da operação dos artesãos tradicionais, por meio do desenvolvimento de produtos criativos com identidade cultural local, assim como, melhorar constantemente o processo de criação através da inovação e do design, obtendo lucro para promover a economia. Este trabalho tem como objetivo contribuir com o processo criação de produtos artesanais de renda de bilro que auxilie os artesãos a atender as necessidades do consumidor, preservar a característica cultural e as técnicas artesanais tradicionais. Inicialmente foi realizada uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL), a fim de analisar como o design e o artesanato são abordados na literatura científica de forma integrada. Os resultados da RSL apontam os benefícios mútuos na integração do design com o artesanato, criando identidade e valor cultural para os produtos artesanais, agregando valor ao produto e promovendo desenvolvimento local. Em seguida foi realizado estudo de caso com quatro comunidades de rendeiras de bilro, utilizado adaptação da Matriz de Troca de Valor Sustentável (SVEM), com o objetivo de analisar de que forma a perspectiva de modelos de negócios para sustentabilidade podem contribuir para empreendimentos de artesanato. Os resultados mostram que alguns aspectos da sustentabilidade já são praticados por esses empreendimentos, contudo alguns pontos ainda necessitam de um maior investimento, tais como o desenvolvimento de novos produtos, a comercialização, a cultura organizacional e governança corporativa. Também foi realizada uma pesquisa-ação junto a Associação Rendeiras da Vila, com o objetivo de compreender as especificidades do processo de criação e desenvolvimento de uma coleção utilizando renda de bilro, buscando identificar as potencialidades e limitações deste processo. Como potencialidade da Associação destaca-se a capacidade criativa e de desenvolvimento de diferentes padrões de desenho de renda e a qualidade da renda e, como limitações, destacam-se a dificuldade no recebimento e especificação da demanda, o gerenciamento de projetos, a elaboração do orçamento, o elevado tempo de produção das peças. Com relação à empresa, foram identificadas as seguintes limitações: desconhecimento das características da produção e dos produtos artesanais, ausência de especificação da demanda, proposta de moldes com elevada complexidade e, a inviabilidade de aderir à renda de bilro, em razão do seu atributo de alto custo. Por fim, foi proposta uma metodologia para auxiliar na criação e desenvolvimento de produtos artesanais de renda de bilro que atendam a necessidade do consumidor, preserve as características culturais e contribua para a manutenção de técnicas artesanais tradicionais. A metodologia proposta é composta por 4 macro-fases: - Preparação, envolve a compreensão da demanda (briefing) e a definição do problema; - Análise, que compreende a coleta e análise dos dados, a partir de uma lista de requisitos; - Criação, que compreende a elaboração dos moldes, criação das alternativas de desenhos de rendas e seleção da alternativa e; - Projeto, que envolve a elaboração do modelo (protótipo), das fichas técnicas e precificação. A partir dos resultados e de acordo com a literatura acerca do problema levantado pode-se concluir que é possível integrar a técnica de design às técnicas tradicionais do artesanato. O design pode atuar como um catalisador, a partir de intervenções, podendo-se contribuir na criação e desenvolvimento de produtos combinando as técnicas naturais do artesanato com os métodos de criação do design resultando em de produtos criativos com identidade cultural local.
  • EVELINY DIAS DE MEDEIROS
  • DESENVOLVIMENTO DE UM MODELO DE MATURIDADE PARA HEALTHCARE 4.0
  • Data: 28/04/2023
  • Hora: 09:00
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  • Embora a Indústria 4.0 (I4.0) já tenha sido adotada por diferentes organizações, as empresas ainda precisam de instrumentos para avaliar o progresso alcançado. Dessa forma, os modelos de maturidade (MMs) são ferramentas úteis para essa finalidade, mas, em sua maioria, são elaborados para empresas de manufatura. No entanto, o impacto das tecnologias da I4.0 também é visível nos serviços de saúde e é denominado healthcare 4.0 (H4.0). Essa pesquisa tem como principal objetivo desenvolver um modelo de maturidade para H4.0. Especificamente, pretende-se (i) identificar níveis, dimensões e procedimentos dos modelos de maturidade para Indústria 4.0; (ii) analisar as particularidades dos conceitos e tecnologias da I4.0 para as operações de saúde; (iii) analisar a aderência dos níveis e dimensões de um modelo de maturidade para Healthcare 4.0 por meio da opinião de especialistas; e (iv) aplicar do modelo proposto em hospitais públicos paraibanos. Por meio de uma revisão sistemática da literatura (RSL), foi possível identificar níveis, dimensões e procedimentos utilizados nos MMs possibilitando construir um quadro de referência que pode auxiliar na adoção ou no desenvolvimento de novos modelos de maturidade. Em seguida, foi realizada uma pesquisa para identificar as principais tecnologias I4.0 utilizadas nos serviços de saúde e com base nos MMs da I4.0 foi proposto um MM para o H4.0 que foi avaliado por especialistas e posteriormente refinado. O modelo refinado considerou cinco níveis de maturidade (0 para inexistente e 4 para avançado). Quanto as dimensões do modelo, foram sintetizadas em três dimensões como habilitadores para H4.0, tais como: estratégia, pessoas e organização, e a dimensão tecnologia como práticas para o H4.0 (Telemedicina, Internet das coisas (I0T), Big data, Computação em nuvem, Robôs autônomos, Impressão 3D, Realidade virtual e aumentada, Sistemas ciberfísicos, Blockchain, Inteligência Artificial e Simulação). Após o refinamento do modelo este foi aplicado por meio de estudos de caso em dois hospitais públicos paraibanos que apresentaram níveis de maturidade distintos. Essa dissertação avança na literatura a partir do desenvolvimento e de um modelo de maturidade para H4.0, uma vez que não foi encontrado na literatura analisada um MM da I4.0 voltado para operações hospitalares. Além disso, o modelo aplicado pode servir como roteiro para identificar o nível de maturidade para H4.0, identificando fatores estratégicos, gestão de pessoas, aspectos organizacionais e tecnologias de H4.0, permitindo uma visão sistêmica dos hospitais estudados em direção ao H4.0.
  • JOÃO BATISTA CORDEIRO DANTAS
  • ANÁLISE DE ESTABILIDADE, CAPABILIDADE E OTIMIZAÇÃO DE UM SISTEMA DE MEDIÇÃO DE TONALIDADE DE REVESTIMENTOS CERÂMICOS
  • Data: 03/03/2023
  • Hora: 14:00
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  • A redução de defeitos na fabricação de revestimentos cerâmicos é um desafio para a indústria ceramista, buscando atendimento às normas e critérios de qualidade exigidos pelos órgãos regulamentadores e pelo mercado consumidor. A padronização das cores entre as peças cerâmicas produzidas é de fundamental importância e para realizar a medição da variação de cor o espectofotômetro é utilizado. A variação de qualquer processo pode estar associada ao processo produtivo em si ou ao sistema de medição utilizado. Este trabalho apresenta uma série de estudos de análise de sistema de medição (MSA) de tonalidade de um processo de produção ceramista. Dessa forma, essa dissertação tem por objetivo minimizar as fontes de variação de um processo de medição da tonalidade de placas de revestimento cerâmico por meio de estudos de estabilidade, capabilidade e otimização. Foi desenvolvida uma análise de capabilidade avaliando o índice Cpk do processo de produção com foco na variação de tonalidade entre peças cerâmicas. Foi realizado um estudo de repetibilidade e reprodutibilidade (GR&R) e foi observado a necessidade de melhorias no sistema de medição. Dessa forma, foi realizado um estudo do Tipo 1 e realizada otimização utilizando o método desirability com base no índice Cgk. Os resultados obtidos indicaram um setup ótimo formado por um gabarito para centralização de medição, realização de limpeza prévia da peça, abertura ótica do espectofotômetro em 6mm e consideração de um valor por medição. Além disso, a temperatura da peça se mostrou um fator significativo para variação da medição.
  • CARLA ANDREA MENDONÇA DE ALBUQUERQUE
  • Um estudo sobre a metodologia utilizada para ponderar os grupos de cursos das UFs na fórmula do aluno equivalente
  • Data: 17/02/2023
  • Hora: 14:30
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  • No Brasil, o peso dos cursos tem impacto direto na fórmula do aluno equivalente, assim como no processo de alocação de recursos. Considerando que os pesos por grupo utilizados no Brasil foram baseados na mesma estrutura utilizada para os cursos da Inglaterra, considerando o impacto que estes pesos têm sobre o indicador de custos e sobre a distribuição de recursos nas universidades federais do Brasil, esse estudo tem como objetivo analisar a aderência dos pesos, utilizado na Inglaterra até o ano de 2018, na atribuição dos pesos por grupo de cursos das Ufs brasileiras. Este trabalho foi desenvolvido em quatro capítulos em formato de artigos cientificos. No artigo 1 foi realizado um levantamento do estado da arte com uso do método de revisão sistematica que garante a pesquisa maior confiabilidade e reprodutibilidade. A metodologia utilizada para o artigo 2 foi a pesquisa ação, que pode ser entendida como um método de pesquisa e também uma estratégia de realização de pesquisa científica qualitativa e aplicada, de natureza participativa, com objetivo de buscar uma solução coletiva para uma determinada situação-problema. alguns países apresentam mais de um mecanismo para financiar as universidades, é o caso dos EUA que apresentam grande representatividade de subsídios de mensalidades assim como do Estado. O Canadá é representado tanto pelo financiamento incremental quanto pelas mensalidades estudantis. Analisando o sistema educacional da Inglaterra foi possível notar que este é totalmente focado na vocação do aluno, enquanto que no Brasil apesar de existir uma preocupação com a vocação o maior foco do sistema está na profissionalização desses alunos. As intenções coincidem no que diz respeito ao financiamento por fórmulas mas divergem nos gastos com ensino superior, o qual no caso da Inglaterra são menores que 1% do PIB. Os resultados demonstraram que apesar de alguns países terem sido agrupados por meio de características semelhantes, nas análises realizadas neste estudo, notase que o ensino superior em cada país tem suas especificidades, por este motivo a utilização de estruturas de financiamento que se baseiam na realidade de ensino de outros países precisam ser analisadas, posto que, devem levar em consideração a unicidade de cada sistema
  • MATHEUS SOARES BRUM DE MELLO
  • UM MÉTODO PARAAVALIAÇÃO DE FATORES DE RISCO EM CADEIA DE SUPRIMENTOS NA IMPLEMENTAÇÃO DA ESTRATÉGIA OMNICHANNEL
  • Data: 17/02/2023
  • Hora: 10:00
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  • O avanço tecnológico e as constantes mudanças em hábitos de compra, principalmente a partir do ambiente online, com canais diretos ao consumidor e tecnologia de informação, permitiu mudanças na estrutura tradicional das cadeias de suprimentos. Neste contexo, surge a estratégia omnichannel, a qual permite uma integração total de canais de contato com o consumidor, criando uma experiência de compra perfeita para todos os canais de vendas, a partir de convergência entre operações de varejo online e offline. Neste sentido, esta dissertação buscou desenvolver e aplicar um método para avaliação de fatores de risco em cadeia de suprimentos na implementação da estratégia omnichannel, apresentando a seguinte estrutura: (i) revisão sistemática da literatura, com foco na identificação de fatores de riscos associados a estratégia; (ii) esclarecimento dos fatores de riscos identificados; (iii) análise qualitativa, a partir de consulta com especialistas, para entendimento de concordância dos fatores de risco identificados em literatura na concepção de profissionais e acadêmicos na área de logística/cadeia de suprimentos e omnichannel no Brasil; (iv) desenvolvimento de um método de avaliação de fatores de risco associados ao cenário de implantação da estratégia omnichannel, fundamentado pela ferramenta Analytic Hierarchy Process (AHP); e (v) aplicação do método através de estudo de múltiplos casos com uma empresa varejista e uma indústria.
  • JOÃO GABRIEL SANTOS MARTINS
  • PREVENÇÃO ATRAVÉS DO PROJETO: ESTUDO DE BOAS PRÁTICAS NA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO CIVIL
  • Data: 16/02/2023
  • Hora: 14:30
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  • A indústria da construção civil tem papel significante nos aspectos econômicos e sociais do país. Atrelado a isso, é responsável por altos índices de acidentes do trabalho e considerada uma das indústrias mais perigosas. A literatura científica apresenta que os projetos podem ter relação com a ocorrência desses acidentes. Por isso, os projetistas podem contribuir com a redução desses índices por meio do conceito da prevenção através do projeto (prevention through design - PtD), que consiste na antecipação e eliminação de riscos de segurança ao trabalhador na fase de projeto, visando evitar a ocorrência de acidentes do trabalho ao longo da vida de um edifício. A literatura sobre PtD no Brasil, revela a carência de estudos que abordam essa temática e, especificamente, a implementação da PtD na indústria da construção civil, revelando que esta é uma área promissora para pesquisas. Dessa forma, o presente estudo buscou investigar o conhecimento e aplicação de boas práticas de PtD por engenheiros civis que atuam empresas da construção civil no município de João Pessoa-PB-Brasil. Para alcançar esse objetivo, no Artigo 1, foi realizada uma Revisão Sistemática da Literatura, utilizando a base de dados da Web of Science, na qual foi possível identificar 58 boas práticas que podem ser utilizadas para implementar a PtD em projetos de edificações na construção civil, como também, 13 potenciais barreiras que podem dificultar sua implementação. Em sequência, no Artigo 2, um estudo de casos múltiplos com doze engenheiros civis que atuam na fase de execução de obras de seis construtoras foi realizado para verificar o engajamento desses profissionais quanto à utilização das boas práticas de PtD e analisar sua percepção sobre o grau de importância e o impacto da utilização das boas práticas nas fases do ciclo construtivo, bem como as barreiras que podem afetar sua utilização. Neste segundo artigo foi possível constatar que a maioria (83%) dos profissionais não possuía conhecimento sobre o conceito da PtD, mas demostraram interesse em conhece-lo, apresentaram alto interesse em utilizar as boas práticas e, concordaram que sua implementação seria importante para a segurança dos trabalhadores. Quanto às fases do ciclo construtivo, apontaram que a fase de execução das obras seria a fase mais impactada pela implementação das boas práticas de PtD e, que a falta de conhecimento sobre segurança do trabalho e a ausência de colaboração entre engenheiros de obra e projetistas na fase de elaboração dos projetos pode dificultar a adoção da PtD. A partir desse estudo espera-se contribuir com o avanço do conhecimento sobre a PtD na literatura científica por meio da disponibilização da listagem de boas práticas de PtD e servir como meio de referência para que os projetistas possam considerar a segurança do trabalhador em seus projetos, e permitir que tanto eles, como também os engenheiros de obra e construtoras tenham conhecimento da influência que as decisões projetuais têm para impactar as condições de segurança nas situações de trabalho.
  • MARIA CLARA BATISTA SANTOS
  • AVALIAÇÃO DO WATER-ENERGY-FOOD (WEF) NEXUS EM PROPRIEDADES AGRÍCOLAS DE PEQUENO PORTE
  • Orientador : SANDRA NAOMI MORIOKA
  • Data: 09/02/2023
  • Hora: 09:00
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  • A abordagem Water-Energy-Food Nexus (WEF Nexus) se destaca por sua capacidade de considerar as interdependências entre recursos em uma variedade de escalas espaciais que podem ser negligenciadas em uma única abordagem disciplinar. A segurança alimentar, energética e hídrica são inextricavelmente interdependentes e exigem uma gestão integrada dos três setores por coordenação intersetorial. Com esse propósito, ferramentas foram desenvolvidas para oferecer suporte às equipes de avaliação do WEF Nexus. Estas ferramentas precisam ser adaptadas para capturar as preocupações das partes interessadas, ter viabilidade na prática e flexibilidade para refletir as condições locais em uma área específica. A agricultura é um dos setores-chave do WEF Nexus. A fim de contribuir com esse tema de pesquisa, o objetivo geral desta dissertação é propor uma ferramenta de abordagem sistêmica e participativa para avaliar as interações water-energy-food (WEF) Nexus no contexto da agricultura familiar. Inicialmente, foi identificado, através de revisão sistemática da literatura, um conjunto de potencialidades e limitações que devem alertar as avaliações em estudos futuros. Dentre os métodos estudados, o método Avaliação de Sistemas de Manejo de Recursos Naturais incorporando Indicadores de Sustentabilidade (MESMIS) tem a capacidade de apoiar a avaliação participativa de sustentabilidade em pequenas escalas. Como resultado, propõe-se a ferramenta MESMIS-Nexus de abordagem sistêmica e participativa para avaliar as interações WEF Nexus em propriedades agrícolas. Esta ferramenta proporciona uma aplicação capaz de capturar a percepção de partes interessadas nas avaliações conduzidas e explicitar as interações sistêmicas da abordagem. A ferramenta é aplicada para sete propriedades rurais familiares, em casos reais, visando avaliar as interações sistêmicas do WEF Nexus na percepção de agricultores familiares e possibilitou identificar quatro lições práticas para o contexto estudado.
  • ARTHUR LEANDRO GUERRA PIRES
  • OTIMIZAÇÃO MULTIOBJETIVO NA GERAÇÃO HÍBRIDA COM ARMAZENAMENTO DE ENERGIA EM BATERIAS SOB PERPECTIVAS FINANCEIRA E AMBIENTAL
  • Data: 03/02/2023
  • Hora: 14:00
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  • As fontes de energias renováveis são essenciais para o desenvolvimento sustentável das nações. Nos investimentos em energias renováveis, muitas vezes é necessário tomar decisões através de perspectivas que podem ser conflitantes entre si, caracterizando um problema multiobjetivo, que naturalmente é visto como complexo. Além disso, existem uma série de riscos atrelados à característica de intermitência de fontes renováveis e ao alto custo de investimento, evidenciando a necessidade de métodos que consigam dar suporte ao processo de decisão. A geração híbrida e a utilização de sistemas de armazenamento de energia são apontados como soluções para os desafios na implementação de fontes renováveis. Diante do exposto, o objetivo geral dessa dissertação foi propor modelos multiobjetivos através das perspectivas econômica e ambiental, em sistemas híbridos eólico-fotovoltaico com a utilização de baterias, em escala residencial, utilizando a modalidade de tarifa branca. O método Design of experiments (DOE) foi utilizado para modelar as funções objetivos dos modelos desenvolvidos, que utilizaram os indicadores VPL, LCOE e Greenhouse Gas - GHG como variáveis de resposta. Os métodos Desirability e Normal Boundary Intersection (NBI) foram utilizados para otimizar os modelos desenvolvidos na pesquisa. Os principais resultados indicaram que a geração híbrida consegue, em algumas regiões geográficas do Brasil, trazer ótimos benefícios econômicos e ambientais. Isso se deve ao caráter complementar das fontes de energia, apesar da energia eólica apresentar um custo de investimento maior. A utilização de baterias consegue dar um forte suporte a implementação de energias renováveis, apesar de seu alto custo, sendo esta uma das razões pela inviabilidade econômica em algumas regiões do país. Fica evidente a necessidade de implementação de políticas de incentivo, principalmente relacionadas à energia eólica e às baterias, trazendo benefícios não só para os investidores, mas também vantagens associadas a descentralização da geração de energia elétrica.
2022
Descrição
  • WILLIANE DE OLIVEIRA SILVA SOARES
  • ESTUDOS PARA AVALIAR ERROS DE SISTEMAS DE MEDIÇÃO DE PROCESSOS DE MODELAGEM POR DEPOSIÇÃO FUNDIDA
  • Data: 27/09/2022
  • Hora: 10:30
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  • A fabricação de produtos precisos com redução de defeitos através da redução da variabilidade é um desafio para manufatura aditiva no que diz respeito à padronização e implementação na produção em massa. A variação de qualquer processo pode estar atrelada, ao processo em si, ou ao sistema de medição. Se uma peça se caracteriza como desconforme e a variabilidade encontrada for atribuída ao processo produtivo, ações são implantadas com o intuito de melhorar a capabilidade. Entretanto, as ações implantadas não necessariamente podem resultar em uma melhoria, se o processo já for suficientemente capaz e o erro de medição inaceitável quando comparado as variações do processo. Ou seja, peças conformes podem ser classificadas como ruins, devido a desvios do valor verdadeiro por erro nas medições. Portanto, é necessário investigar tanto a variabilidade do processo quando a do sistema de medição estabelecido para tomada de decisão assertiva. Sendo assim essa dissertação apresenta um conjunto de estudos de Análise do Sistema de Medição (MSA) de um processo de Manufatura Aditiva de Modelagem por Deposição Fundida. O principal objetivo desta pesquisa consiste na validação do sistema de medição estabelecido, por meio da realização dos estudos do Tipo I, Bias e Linearidade, Repetibilidade e Reprodutibilidade, e ainda, o desenvolvimento de um método para planejar, executar, analisar e mitigar simultaneamente o erro sistemático e aleatório de sistemas de medição, integrando a análise do índice de capabilidade Cgk ao Projeto de experimentos. O procedimento metodológico, de abordagem mista, permitiu o desenvolvimento de um estudo de Revisão Sistemática da Literatura (RSL) baseada em uma amostra de artigos científicos extraída da base de conhecimentos científicos Web of Science (WoS). Em seguida o planejamento experimental foi efetuado para realização dos estudos supracitados, onde um conjunto reduzido de espécimes de flexão fabricados de acordo com a ISO 178 foram avaliados repetida vezes, por operadores diferentes, para determinar as fontes de variação. As contribuições compreendem o esclarecimento da estrutura intelectual da MSA auxiliando os leitores a planejar e executar trabalhos semelhantes, como também um novo método para análise de medições e capabilidade do sistema de medição. Os estudos estatísticos e o método proposto foram realizados por meio de dados obtidos do processo de impressão 3d de uma impressora Da Vinci 1.0 Pro.
  • NATÁLIA MACHADO DA SILVA
  • Influência de benefícios e barreiras da modularidade de produto para modelos de negócios sob a perspectiva da economia circular: Proposta de ferramenta visual integrativa
  • Data: 04/07/2022
  • Hora: 14:00
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  • Diante de uma baixa aderência à transição para uma economia circular (EC) global, a modularidade de produto pode ser uma facilitadora na criação de práticas que contribuam com a EC. Existem muitos estudos que abordam a modularidade de produto e a EC de formas individuais, mas a integração entre ambos ainda é pouco abordada. Nesse contexto, este estudo tem como objetivo propor uma ferramenta visual integrativa que represente os benefícios e as barreiras da modularidade de produto para modelos de negócios sob a perspectiva da economia circular. Para isso, foi realizada uma revisão sistemática da literatura que traz a evolução dos estudos ao longo dos anos, principais setores nos quais foram desenvolvidas as pesquisas, principais periódicos, cocitações das referências, coocorrência de palavras-chave. Além disso, traz quinze benefícios da modularidade que podem contribuir para a implementação das estratégias para a economia circular, porém existem cinco barreiras sob a perspectiva da economia circular que podem inibir o processo de contribuição. Ainda com base na literatura, foi possível criar uma estrutura integrativa que mostra como a modularidade de produto pode contribuir para a economia circular, explicitando benefícios e barreiras. Posteriormente, foi realizado um estudo Delphi com especialistas da área. Assim, foi possível refinar a estrutura integrativa trazendo como resultado o grau de influência das barreiras da modularidade nos benefícios sob a perspectiva da EC. A partir dos resultados, foram definidas proposições de pesquisa, bem como foi proposta uma ferramenta visual integrativa relacionada à modularidade de produto com a EC. Como contribuição, destaca-se o avanço no conhecimento teórico e empírico sobre a integração da modularidade de produto com a EC, bem como, a ferramenta proposta, que visa auxiliar as empresas na reflexão sobre o seu modelo de negócio atual, identificando oportunidades de inovação voltadas para a EC.
  • JAILSON DOS SANTOS SILVA
  • ESTRUTURAÇÃO DOS CUSTOS EM UMA CADEIA DE SUPRIMENTOS DO SETOR DE MINERAÇÃO
  • Data: 03/06/2022
  • Hora: 08:00
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  • O gerenciamento de custos é imprescindível para as organizações se manterem competitivas em um mercado caracterizado pelo dinamismo e altas exigências dos consumidores por preços mais acessíveis. No contexto das estruturas organizacionais, gerenciar adequadamente os custos é fundamental. No ambiente das cadeias de suprimentos, a gestão de custos se torna ainda mais relevante frente as suas especificidades, marcadas pelas complexidades de seus processos e inter-relacionamentos. Este trabalho aborda como problema de pesquisa: Como gerenciar adequadamente os custos em uma cadeia de suprimentos? A fim de explorar tal problemática, esta dissertação tem como finalidade estruturar os custos incorridos nas operações de produção de uma cadeia de suprimentos, em um caso particular do segmento de mineração, como medida para maior controle e gerenciamento de seus custos e suporte à tomada de decisão. Para atender ao objetivo proposto, a metodologia adotada foi dividida em duas fases. A primeira, a fase teórica, configurou-se em uma revisão sistemática da literatura, cujo objetivo foi explorar o corpo de conhecimento através das publicações na literatura especializada para investigar quais ferramentas estão sendo usadas na atualidade para o gerenciamento de custos e suas implicações práticas. Os achados da revisão justificaram a proposta e condução da segunda fase da pesquisa, a etapa prática. Os procedimentos metodológicos adotados na etapa prática compõem uma abordagem integrativa para estruturar, alocar e gerenciar os custos na cadeia analisada, por meio do modelo de Lambert, Cooper e Pagh (LCP) e da ferramenta Time-Driven Activity based Costing (TDABC). No que tange aos resultados, eles mostraram que o uso do TDABC em conjunto com o modelo LCP, contribuíram para melhorar a gestão dos custos na cadeia objeto de análise. A avaliação qualitativa do modelo LCP para compreensão de sua estrutura dimensional, inter-relacionamentos e processos de negócios foi crucial para identificar as particularidades de suas operações, possibilitando a aplicação do TDABC de maneira muito mais eficiente. Ademais, com o uso do TDABC identificou-se ainda, o custo unitário do produto analisado e as oportunidades de redução de custos a partir da associação com o modelo LCP. Logo, tal proposta contribuiu para a literatura ao apresentar uma metodologia de alocação de custos, considerando a complexidade das cadeias de suprimentos e contribuiu para a empresa foco, ao promover uma estrutura de custos mais fidedigna com a realidade, reduzindo-os na cadeia global. Diante do exposto, conclui-se que a metodologia proposta se mostrou eficaz para gerenciar custos em cadeias de suprimentos, apresentando uma forma eficiente de alocar seus custos, corroborando assim com a relevância e contribuições desta dissertação.
2021
Descrição
  • ANRAFEL DE SOUZA BARBOSA
  • IMPACTOS DOS SISTEMAS DE GESTÃO INTEGRADOS NO DESEMPENHO ORGANIZACIONAL: UMA PERSPECTIVA MULTIDIMENSIONAL DOS TRABALHADORES
  • Data: 12/06/2021
  • Hora: 10:00
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  • Nas últimas décadas, muitas organizações estão implantando simultaneamente os três principais sistemas de gerenciamento, os quais possuem normas específicas: o Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ), consoante com a ISO 9001; o Sistema de Gestão Ambiental (SGA), consoante com a ISO14001; e o Sistema de Gestão da Saúde e Segurança Ocupacional (SGSSO), consoante com a ISO 45001 / BS OSHAS 18001. As semelhanças estruturais entre eles permitiram a integração de diferentes modelos em um único, em vez de implementá-los separadamente. Isto posto, o principal objetivo desta dissertação foi propor um modelo de mensuração dos impactos dos sistemas integrados de gerenciamento (SGQ, SGA e SGSSO) no desempenho organizacional em uma empresa de grande porte, através da percepção multidimensional de seus trabalhadores. A metodologia utilizada seguiu as diretrizes dos Itens de Relatório Preferidos para Revisões Sistemáticas e Meta-análises (PRISMA), desencadeando uma consistente Revisão Sistemática da Literatura (RSL) baseada em uma amostra de artigos científicos extraída das bases de conhecimentos científicos Web of Science (WoS) e Scopus. Em seguida foi utilizado o método estatístico da Teoria de Resposta ao Item (TRI) com o intuito de validar a habilidade do instrumento de coleta de dados, discernindo sobre a robustez de distinção e o grau de dificuldade da compreensão das variáveis observáveis, como também mensurar, através de uma escala, o grau de percepção dos trabalhadores em relação aos impactos dos Sistemas de Gestão Integrados (SGI) no desempenho organizacional de uma empresa de grande porte. Por fim, fez-se uso da metodologia estatística de análise multivariada, utilizando-se inicialmente da Análise de Cluster (AC) para agrupar as variáveis observáveis, posteriormente, realizou-se a Análise Fatorial Exploratória (AFE) para determinar as cargas fatoriais e o percentual de explicação dos itens e, em conclusão, implementou-se a Modelagem de Equações Estruturais (MEE) para mensurar as ligações entre as variáveis latentes e observáveis. Os resultados obtidos nesta pesquisa revelaram vários ganhos importantes e interessantes oferecidos pela integração dos sistemas de gerenciamento e uma ampla disposição para integrá-los. O instrumento de pesquisa foi composto por 25 itens, e os resultados do Alpha de Cronbach e do Ômega de McDonald foram de 0,964 e 0,970, respectivamente. Quanto aos cálculos dos Coeficientes de Validade de Conteúdo (CVC) os resultados da eficácia de conteúdo do instrumento de medição foram 0,94 para clareza e coerência e 0,95 para relevância. Os parâmetros da TRI demonstraram discriminação elevada em 100% das variáveis observáveis, sendo desenvolvida uma escala de dificuldade interpretativa de 6 níveis. Os resultados mostraram ainda que os itens se agruparam em função da similaridade e da distância formando 3 vetores (SGQ, SGA e SGSSO), que a AFE multidimensional explicou em 73% os traços latentes, e que os parâmetros obtidos relacionados ao MEE constatou que o modelo é estatisticamente significativo (aceitável), haja vista ter alcançados excelentes índices de ajuste. Desta forma, conclui-se que há diversos benefícios gerados pelos SGI, que o instrumento de pesquisa foi aprovado, pois apresentou adequados parâmetros de confiabilidade e validade, que foi capaz de medir o que se propôs a mensurar e as informações puderam ser interpretadas, pois cada nível do traço latente foi especificado pelas peculiaridades dos itens congruentes ao questionário. Isto posto, a contribuição deste estudo está no aspecto de orientar a corporação a saber como e quanto investir em SGI, pois, através dessas informações a empresa poderá se planejar melhor.