PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO E SISTEMAS (PPGEPS)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
Não informado

Apresentação

Imagem de apresentação do programa

APRESENTAÇÃO

A Engenharia de Produção surgiu na UFPB por meio da pós-graduação stricto sensu iniciada em 1975, como o primeiro curso dessa modalidade de engenharia a ser criado fora do eixo Sul-Sudeste do Brasil. Além de ter representado a pedra fundamental para a criação dos cursos de graduação em Engenharia de Produção Mecânica (1998) e Engenharia de Produção (2009) na UFPB, a pós-graduação tem fornecido contribuições duradouras para essa área no país, capacitando um número expressivo de pesquisadores que hoje compõem os quadros de instituições de ensino e pesquisa, empresas privadas, órgãos governamentais e ONGs.

A aprendizagem acumulada ao longo dos anos possibilitou a atual configuração do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção e Sistemas (PPGEPS) da UFPB, um programa alinhado com o atual panorama de pesquisa mundial nessa área, porém atento às necessidades de seu contexto regional. Diante da necessidade de adaptação às demandas atuais e de delineamento de sua trajetória futura, o PPGEPS conduz periodicamente um processo de planejamento estratégico, o qual se norteia pela missão e pela visão descritas abaixo:

Embora representem fundamentos para a definição de metas de melhoria, a missão e a visão do PPGEPS também estão relacionadas com seus objetivos de caráter permanente:

 

ÁREA DE CONCENTRAÇÃO 

Sistemas de Produção

Esta área ressalta o caráter sistêmico da Engenharia de Produção, no qual diferentes subsistemas se relacionam para atingir objetivos comuns. O caráter sistêmico do curso se alinha a uma característica marcante do PPGEPS, que é a transversalidade e a interdisciplinaridade de seu corpo docente. Dessa forma, quase todas as subáreas definidas pela Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO) são contempladas pelas pesquisas realizadas no âmbito do programa, conectadas pela visão sistêmica preconizada pelo curso. Assim, os problemas de pesquisa abordados são mais próximos dos desafios reais encontrados no setor produtivo, em que se necessita cada vez mais de abordagens integradas que cruzam as fronteiras do conhecimento tradicional. Em decorrência disso, não é incomum encontrar pesquisas no PPGEPS que abordam, por exemplo, problemas de cadeias de suprimentos pela ótica financeira, métodos de otimização aplicados a problemas de sustentabilidade corporativa, ou mesmo, problemas de gestão da produção pela perspectiva dos fatores humanos.

 

LINHA DE PESQUISA

Gestão Integrada de Sistemas de Produção

Esta linha de pesquisa abrange os temas relacionados ao projeto, à modelagem, à análise e à melhoria dos sistemas de produção, explorando desde os aspectos estratégicos à avaliação de desempenho, seja em unidades produtivas ou em cadeias de suprimentos, integrando meio ambiente, trabalho e sociedade. O conceito de integração sistêmica demonstra a valorização da sinergia entre as áreas da Engenharia de Produção, filosofia de trabalho que é seguida pelos professores do programa.

A natureza dos projetos de pesquisa desenvolvidos pelo corpo docente está em consonância com a linha de pesquisa, refletida em trabalhos intimamente ligados à aplicação no contexto de sistemas de produção reais, seja de manufatura ou serviços, pertencentes à esfera pública, privada ou organizações sem fins lucrativos. Os diferentes projetos conduzidos frequentemente abordam temas transversais, que exigem integração e interdisciplinaridade para resolução de problemas. Por outro lado, as disciplinas e atividades acadêmicas do curso foram concebidas para dar suporte à visão integrada preconizada pela linha de pesquisa.

 

PERFIL DO EGRESSO

O caráter sistêmico e integrador do PPGEPS possibilita a prática da interdisciplinaridade dentro área de concentração em Sistemas de Produção. O estudo de temas que emergem no contexto dos sistemas de produção (e.g., qualidade, gestão de operações, ergonomia e sustentabilidade corporativa) desenvolve no egresso competências específicas. Porém, o pensamento sistêmico que é estimulado durante todo o curso permite formar um profissional que é capaz criar conexões, entre diferentes áreas da Engenharia de Produção, entre tecnologia e processos, e entre aspectos técnicos e sociais de um sistema de produção.

Após a conclusão do mestrado, o egresso terá capacidade conduzir pesquisa em Engenharia de Produção, analisando o estado-da-arte, estruturando procedimentos metodológicos, coletando e analisando dados, e elaborando textos de divulgação científica. A formação metodológica habilitará o egresso a orientar trabalhos de conclusão de curso em nível de graduação e/ou de especialização. Já a formação didático-pedagógica, exercitada na prática do Estágio de Docência, o habilitará a atuar como docente em instituições de ensino superior. Além disso, ao final do curso, o egresso também terá ampliado sua visão sistêmica para análise e solução de problemas reais, tanto pela condução de sua pesquisa e filosofia de trabalho do curso, quanto pela interação com os colegas nas disciplinas de Seminários de Pesquisa (I, II e III). Esses seminários se propõem a estimular a aprendizagem em grupo e a colaboração entre pesquisadores, nos quais os estudantes de diferentes fases do curso analisam os trabalhos dos colegas e buscam sinergia entre si.

Dessa forma, o aprofundamento em conhecimentos da Engenharia de Produção, somado ao desenvolvimento da capacidade de análise crítica e pensamento científico, poderá conferir ao egresso um diferencial relevante. Isso contribui diretamente à demanda regional por profissionais qualificados em um contexto de recente expansão industrial da Paraíba e de carência de profissionais para atuação empresarial e acadêmica. Embora tenha o perfil fundamental de um programa stricto sensu, as pesquisas do Programa têm natureza aplicada, de forma que os egressos do curso serão capazes de incorporar a abordagem científica na solução de problemas práticos.


Página Alternativa


Coordenação do Programa