PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARQUITETURA E URBANISMO (CT - PPGAU)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Teléfono/Extensión
No Informado

Noticias


Banca de QUALIFICAÇÃO: EDUARDO AUGUSTO MONTEIRO DE ALMEIDA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: EDUARDO AUGUSTO MONTEIRO DE ALMEIDA
DATA: 27/11/2025
HORA: 08:00
LOCAL: Google Meet
TÍTULO: Processo Metodológico Participativo Multissensorial para o Projeto de Artefatos Táteis
PALAVRAS-CHAVES: Projeto Centrado no Usuário, Processo Participativo, Método de Projeto, Artefato Tátil
PÁGINAS: 168
RESUMO: A acessibilidade espacial para pessoas com deficiência visual enfrenta desafios devido à ausência de padrões consolidados para a produção de artefatos táteis. Embora a sociedade e grupos representantes da comunidade cega exijam dispositivos que promovam autonomia e inclusão, faltam regulamentações técnicas que orientem sua concepção. Essa lacuna gera desigualdade de acesso e limita a liberdade de deslocamento. Nesse cenário, surge a necessidade de um processo de projeto inclusivo que valorize a participação ativa do usuário cego, superando a supremacia da visão como referência projetual e integrando os demais sentidos, especialmente o tato como parte fundamental da orientação espacial. Esta Tese objetivou desenvolver um processo de projeto participativo, baseado nos princípios do Design Centrado no Usuário, que promovesse a interação entre projetistas videntes e coprojetistas não videntes na criação de artefatos táteis. Como objeto de investigação têm-se artefatos táteis de orientação espacial para campus universitário, especialmente mapas e representações gráficas em relevo, concebidos de forma colaborativa por equipes compostas por pessoas com e sem deficiência visual. Buscou-se compreender como a coparticipação de usuários cegos pode potencializar a eficácia, a clareza informacional e a usabilidade desses elementos. A pesquisa está fundamentada em autores que abordam o processo de projeto, o projeto participativo e projeto centrado no usuário, nos conceitos de wayfinding e orientação espacial. Estudos sobre o sistema sensorial humano e a relação da pessoa cega com o ambiente construído fundamentam a discussão sobre a falta de padronização e a necessidade de envolver os usuários finais na definição dos artefatos. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa, exploratória e aplicada, cuja metodologia foi estruturada em cinco etapas: Estruturação da Base Conceitual e Teórica, Estruturação do Método Projetual, Aprimoramento do Método, Aplicação do Método Projetual e Interpretação dos Resultados. Os resultados apontaram para um método de projeto participativo que permite a inclusão de pessoas com deficiência visual em todas as etapas do projeto, atuando como cocriadores do artefato. Foram observados os resultados de grupos de trabalho e apontados uma melhor compreensão dos elementos táteis nos grupos que utilizaram o método. Além de propor parâmetros práticos para o design desses artefatos, a tese provoca reflexões sobre a forma como projetistas videntes, quando atuam sem diálogo com pessoas com deficiência visual, acabam impondo padrões excludentes.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente(a) - 1644352 - ANGELINA DIAS LEAO COSTA
Externo(a) à Instituição - GLEICE VIRGINIA MEDEIROS DE AZAMBUJA ELALI
Externo(a) à Instituição - GUILLAUME THOMANN
Externo(a) ao Programa - 1630306 - MARCEL DE GOIS PINTO
Interno(a) - 1768957 - MARCELE TRIGUEIRO DE ARAUJO MORAIS