PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO E MEIO AMBIENTE (PRODEMA - MEST)

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA (CCEN)

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Banca de DEFESA: ANA PAULA RIBEIRO DE HOLLANDA LEITE

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANA PAULA RIBEIRO DE HOLLANDA LEITE
DATA: 09/08/2024
HORA: 09:45
LOCAL: meet.google.com/foc-opvi-qjo
TÍTULO: A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM ESCOLAS NA REDUÇÃO DE RISCOS DE DESASTRES: UM OLHAR SOBRE OS RESÍDUOS SÓLIDOS E PREVENÇÃO DE ALAGAMENTOS/INUNDAÇÃO NA ZONA SUL DE JOÃO PESSOA, PARAÍBA
PALAVRAS-CHAVES: Desastres. Resíduos Sólidos Urbanos. Educação Ambiental. Vulnerabilidade Socioambiental. Prevenção de Inundações.
PÁGINAS: 110
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Interdisciplinar
RESUMO: Os desastres relacionados com fenômenos naturais, como os hidro-meteorológicos, estão cada vez mais frequentes e extremos. A falta de educação ambiental da população quanto ao descarte correto dos resíduos sólidos, obstruem os sistemas de drenagem potencializando esses desastres. Este trabalho teve como objetivo geral de analisar o papel da escola na educação ambiental na gestão de resíduos sólidos e na prevenção de risco de desastres por inundação e alagamento. O trabalho foi realizado com estudantes de escolas públicas situadas na bacia hidráulica do Rio Cuiá, bairro Mangabeira, zona urbana de João Pessoa, Paraíba. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas, alinhadas com o propósito da conscientização ambiental no contexto do estudo para a coleta de dados primários, com critérios de seleção a localização, eventos prévios relacionados a risco de desastres, a fim de avaliar seu envolvimento em projetos ou iniciativas com instituições locais, bem como parcerias com comunidades vizinhas, incluindo atividades voltadas para a conscientização e educação ambiental. A pesquisa foi realizada em seis escolas, sendo três públicas e três privadas. Foram entrevistadas oito pessoas por escola, totalizando 48 participantes. Para identificar e relacionar os fatores que influenciam o alagamento e a inundação entorno do Rio Cuiá com questões ambientais e socioeconômicas, foi realizada a aplicação do sistema de indicador de sustentabilidade PEIR (Pressão – Estado – Impacto – Resposta). A coleta dos dados sinalizou a eficácia da implementação do sistema de limpeza pública, porém com a disposição inadequada de resíduos nas vias públicas por parte dos atores sociais, acentuada pela falta de controle e fiscalização desses descartes. Os resultados destacados têm implicações expressivas para a formulação de políticas públicas e a implementação de ações locais. Para os problemas identificados, recomendam-se: integração curricular com projetos interdisciplinares; educação ambiental ativa com atividades práticas; parcerias com especialistas; uso de tecnologia para atividades interativas; campanhas de conscientização sobre resíduos e prevenção de enchentes; infraestrutura sustentável na escola; e avaliação contínua das práticas adotadas, por meio de planejamentos educacionais prévios.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 3245119 - ALLAN YU IWAMA DE MELLO
Interno - 1070867 - HAMILCAR JOSE ALMEIDA FILGUEIRA
Interno - 2560868 - JOEL SILVA DOS SANTOS
Externo ao Programa - 1620650 - CAMILA CUNICO