PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO E MEIO AMBIENTE (PRODEMA - MEST)
CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA (CCEN)
- Telefone/Ramal
-
Não informado
Notícias
Banca de QUALIFICAÇÃO: JOANA SOARES DE LIMA NETA
Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOANA SOARES DE LIMA NETA
DATA: 31/03/2025
HORA: 14:00
LOCAL: Ambiente remoto no Google meet
TÍTULO: Como a Educação Ambiental Escolar trata dos Conflitos Socioambientais: Percepção de professores e alunos em duas escolas de João Pessoa
PALAVRAS-CHAVES: Palavras-chave: Justiça socioambiental. Comunidades vulneráveis. Prática pedagógica.
PÁGINAS: 41
RESUMO: RESUMO
Inserir os temas do conflito e da justiça ambiental no currículo escolar, é uma oportunidade de, não apenas evidenciar as contradições sociais, como de dar visibilidade aos numerosos grupos excluídos e vulneráveis no interior da sociedade. O espaço escolar se constitui como um local para tratar problemas emergentes na sociedade, dentre eles, os conflitos socioambientais, sendo a EA (Educação Ambiental) um processo com potencial para a inserção desta temática. Para que haja a compreensão destes conflitos é importante que se observe o conjunto de atores que atuam num certo espaço social, quais suas condições de acesso aos recursos naturais e qual seu grau de exposição aos riscos decorrentes das intervenções econômicas que se verificam em um determinado território. Neste sentido, surge a seguinte inquietação: Como a Educação ambiental escolar trata os conflitos socioambientais? A EA está inserida no 4º Objetivo do Desenvolvimento Sustentável promovendo a educação inclusiva e de qualidade. A pesquisa é de caráter qualitativo do tipo estudo de caso que tem como objetivo geral investigar se e como a Educação ambiental escolar trata os conflitos socioambientais. A coleta de dados se dará por meio de entrevistas semiestruturadas e questionários, com professores e alunos para verificar sua percepção sobre o problema em foco. Além disso, através de análise documental, investigaremos como a questão ambiental aparece no PPP (projeto político pedagógico), no currículo escolar e na observação da prática pedagógica em sala de aula. Os dados serão analisados por meio da Análise de Conteúdo de Bardin (2016). Nesse contexto, espera-se queapesquisa possa responder se e como os conflitos socioambientais em geral, e os conflitos locais em particular aparecem na prática pedagógica escolar. Também pretende-se avaliar como a escola exercita a educação ambiental e se o faz de maneira interdisciplinar.
Palavras-chave: Justiça socioambiental. Comunidades vulneráveis. Prática pedagógica.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1117951 - GUSTAVO FERREIRA DA COSTA LIMA
Interno - 2560868 - JOEL SILVA DOS SANTOS
Externo à Instituição - EDEVALDO DA SILVA