PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO E MEIO AMBIENTE (PRODEMA - MEST)

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA (CCEN)

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Banca de DEFESA: JOANA SOARES DE LIMA NETA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOANA SOARES DE LIMA NETA
DATA: 26/02/2026
HORA: 14:30
LOCAL: Modo remoto via google meet
TÍTULO: EDUCAÇÃO E CONFLITOS SOCIOAMBIENTAIS: PERCEPÇÃO DE PROFESSORES E ALUNOS EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE JOÃO PESSOA - PB
PALAVRAS-CHAVES: Palavras-chave: Educação Ambiental Escolar. Conflitos Socioambientais. Percepção Ambiental. Interdisciplinaridade.
PÁGINAS: 74
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Ciências Ambientais
RESUMO: Inserir o tema do conflito socioambiental no currículo e na prática escolar, é uma oportunidade de evidenciar as contradições sociais e permitir visibilidade aos numerosos grupos excluídos no interior da sociedade. O espaço escolar se constitui como um local para tratar problemas emergentes na sociedade, dentre eles, os conflitos socioambientais, sendo a EA (Educação Ambiental) um processo com potencial para a inserção desta temática. Para que haja a compreensão destes conflitos é importante que se observe o conjunto de atores que atuam num certo espaço social, quais suas condições de acesso aos recursos naturais e qual seu grau de exposição aos riscos decorrentes das intervenções econômicas que se verificam em um determinado território. A EA está inserida no 4º Objetivo do Desenvolvimento Sustentável que visa promover a educação inclusiva e de qualidade. Neste sentido, surge a seguinte indagação: como a Educação Ambiental escolar trata os conflitos socioambientais? A pesquisa é de caráter qualitativo, do tipo estudo de caso, e tem como objetivo geral investigar se, e como, a Educação ambiental escolar trata os conflitos socioambientais. Foram levantados as seguintes hipóteses: A EA escolar ainda dá um tratamento incipiente aos conflitos socioambientais vivenciados nos âmbitos locais e nacionais e na percepção de EA de professores e alunos os conflitos socioambientais não são uma temática prioritária. A coleta de dados se deu por meio de entrevistas semiestruturadas e questionários, com professores e alunos para verificar sua percepção sobre o problema em foco. Além disso, através de análise documental, investigou-se como a questão ambiental aparece no PPP (projeto político pedagógico), no currículo escolar e como a interdisciplinaridade está inserida neste contexto. Os dados coletados foram tratados por meio da Análise de Conteúdo, conforme Laurence Bardin (2016). Em suma, os resultados desta dissertação apontam que há uma abertura institucional para o debate ambiental, embora ainda esteja ancorado a discursos mais conservadores sobre a temática ambiental. Como vimos, a escola e seus profissionais carecem de maior apoio, recursos e estímulos pedagógicos, pelo aperfeiçoamento de políticas públicas e de formação docente.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente(a) - 1117951 - GUSTAVO FERREIRA DA COSTA LIMA
Interno(a) - 2335304 - MARIA CRISTINA BASILIO CRISPIM DA SILVA
Externo(a) à Instituição - EDEVALDO DA SILVA