PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO E MEIO AMBIENTE (PRODEMA - MEST)

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA (CCEN)

Banca de DEFESA: MARCOS GUEDES DO NASCIMENTO

DISCENTE: MARCOS GUEDES DO NASCIMENTO
DATA: 30/09/2021
LOCAL: https://meet.google.com/rny-khvv-rqq
TÍTULO: PROPOSTA DE SISTEMA DE MONITORAMENTO, DETECÇÃO E CONTROLE DE INCÊNDIOS EM ESTRUTURA URBANA COM USO DE AUTOMAÇÃO RESIDENCIAL E RECURSOS RENOVÁVEIS DE ÁGUA E ENERGIA
PALAVRAS-CHAVES: Incêndio urbano. Detecção de Incêndio, Sustentabilidade, Arduino, IoT
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Interdisciplinar
SUBÁREA: Engenharia/Tecnologia/Gestão
RESUMO: Esta pesquisa busca desenvolver um sistema de monitoramento, detecção e controle de incêndio (SMDCI) eficiente, baseado em tecnologias de Internet das coisas e em recursos renováveis de água e energia. Foram desenvolvidos quatro capítulos. O primeiro aborda a relevância da temática na sociedade e principais direcionamentos de estudos acadêmicos na área. A partir de uma abordagem descritiva, quantitativa e bibliométrica, foram usados documentos das principais bases de dados digitais para divulgação científica possíveis de serem acessadas pela plataforma CAPES para confecção de gráficos e tabelas que retratem a relevância de publicações sobre o assunto nos últimos 10 anos, demonstrando-se que a área é promissora e propícia ao desenvolvimento de novas tecnologias. No segundo capítulo estimou-se o volume médio mensal e anual de água pluvial que pode ser captado para Reserva Técnica de Incêndio do prédio do PRODEMA situado na UFPB – JOÃO PESSOA – BRASIL, através do levantamento de dados pluviométricos de 15 pontos da cidade, entre 2015 a 2020, contidos nas bases hidroclimáticas de sensoriamento remoto FLDAS, GLDAS e TERRACLIMATE. Os resultados revelaram que um sistema para captação da água advinda do telhado da edificação acumula, em média, 125 m³ por ano e, ao menos 5 m³ nos meses de menor precipitação, para cada 10 m² de projeção horizontal da área usada. O terceiro capítulo traz a medição da quantidade de energia fotovoltaica que pode ser produzida para suprimento energético do SMDCI proposto. Por meio de atividade experimental, com software e hardware estruturados na plataforma Arduino, fez-se medições de corrente e tensão com sensores e multímetros para obtenção do provimento médio de energia ao SMDCI. Com a utilização da placa solar, submetida a uma tensão de trabalho de 24 Volts, as medições mostraram que ao ser implementada uma carga correspondente ao dobro da carga de funcionamento do SMDCI por questão de margem de segurança para a manutenção do sistema proposto, a placa é capaz de fornecer uma determinada potência útil suficiente para mantê-la funcionando de maneira adequada por um período médio de 20 horas. O quarto capítulo traz a construção do SMDCI inteligente e sustentável. Utilizando um conjunto de software e hardware baseado na plataforma Arduino, fez-se experimentos com uso de sensores de gases, temperatura e chamas, além de câmeras térmica e VGA para visualização do ambiente. Com o suprimento hídrico e energético garantidos pelo uso de água pluvial e energia fotovoltaica, restou implementar uma heurística, a partir dos resultados dos sensores, capaz de identificar padrões de incêndio de modo antecipado e eficiente. Para calibração do sistema, realizou-se três ciclos de análise, um para cada tipo de material (mdf e espuma), com 05 queimas cada, sendo executadas no simulador físico em escala. A validação foi feita pela comparação dos resultados de detecção obtidos no simulador com uso do SMDCI e com uso do sprinkler, revelando que o primeiro apresentou resposta mais eficiente que o segundo.
Presidente - 1866226 - RAIMUNDO APRIGIO DE MENEZES JUNIOR
Interno - 3156974 - EDSON RAMOS DE ANDRADE