PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO E MEIO AMBIENTE (PRODEMA - MEST)

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA (CCEN)

Banca de DEFESA: ANNA FERNANDA BEATRIZ AMORIM CAVALCANTE

DISCENTE: ANNA FERNANDA BEATRIZ AMORIM CAVALCANTE
DATA: 26/08/2022
LOCAL: https://meet.google.com/axi-pyeq-huu
TÍTULO: Caminhos da Ambientalização Curricular em cursos de licenciatura em Ciências Biológicas de Universidades Públicas da Paraíba: Abordagem institucional e percepção docente
PALAVRAS-CHAVES: Ensino Superior. Currículo. Interdisciplinaridade. Meio Ambiente. Sociedade.
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Ciências Ambientais
RESUMO: A inserção da dimensão ambiental no currículo é uma necessidade surgida tanto pela crise socioambiental atual, quanto pela demanda de ações envolvendo o processo de Educação Ambiental como uma política pública de educação. Essa pesquisa tem como objetivo compreender aspectos legais e pedagógicos do processo de ambientalização curricular em cursos de licenciatura de universidades públicas da Paraíba. Foram analisados dois cursos de licenciatura em Ciências Biológicas de duas universidades públicas: Universidade Federal da Paraíba e Universidade Federal de Campina Grande. Com a análise dos Projetos Pedagógicos de Curso (PPC) percebemos que os cursos englobam a maioria das características necessárias para a ambientalização curricular, porém o curso da UFPB não englobou as características “Considerar os aspectos cognitivos e afetivos, éticos e estéticos” e “Espaços de reflexão e participação democrática”, o curso da UFCG não englobou esta última. Ao analisar as 54 ementas e as referências bibliográficas das disciplinas do curso, constatamos que 12,96% (n=7) das disciplinas do curso de Ciências Biológicas da UFPB contemplam elementos referentes a temática socioambiental. Na UFCG, das 46 disciplinas ofertadas no curso 19,56% (n=9) apresentaram envolvimento com o tema. O envolvimento dos educadores (n=99) foi verificado pela análise do currículo Lattes (pesquisa, extensão e publicações na área) no período de 2017-2020, constando que 32,3% (n=32) possuem algum tipo de envolvimento com a temática socioambiental; dos docentes somente 4,0% (n=4) reportaram envolvimento em atividades de ensino (organização de eventos e/ou participação em programas de pós-graduação com produtividade na área ambiental); nenhum docente ofertou disciplina optativa na área; a análise de produtividade revelou que 22,2% (n=22) publicaram artigos científicos com enfoque ambiental e que 21,2% (n=21) possuem projetos de extensão que abarcam a temática. O conhecimento e percepção dos docentes foi analisado por meio da aplicação de uma escala de medida com afirmações relacionadas ao tema. A escala foi validade pelo teste de Alfa Cronbach, que reportou valor satisfatório (α = 0,77), confirmando sua confiabilidade e consistência. Dos docentes que responderam a Escala (n=36), 50% (n=18) afirmaram não saber sobre a inclusão da dimensão ambiental nos currículos; a maior parte (80,5%, n=29) concordou que necessita de capacitação para desenvolver melhor a temática em suas disciplinas, 41,6% (n=15) não considerou as universidades como “espaço educador sustentável” e 38,9% (n=14) apresentaram-se indiferentes quando questionadas sobre o envolvimento do curso no processo de ambientalização curricular. Os resultados encontrados serão didaticamente organizados em portifólio e enviado para os docentes e a coordenação dos cursos, servindo como diagnóstico para possíveis tomadas de decisão da comunidade acadêmica, além de apresentar sugestões de ações socioambientais e pedagógicas. Espera-se, que esse mapeamento do cenário curricular acerca da ambientalização desses cursos bem como da percepção e envolvimento de seus docentes sobre a temática ambiental, sirva de ferramenta norteadora para possíveis decisões voltadas para a adaptação dos currículos, além de estimular os professores na busca de aperfeiçoamento e envolvimento em ações acerca da temática ambiental.
Presidente - 781.041.905-63 - EDEVALDO DA SILVA - UFCG
Externo à Instituição - ELZENIR PEREIRA DE OLIVEIRA ALMEIDA