PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DAS RELIGIÕES (PPGCR)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de QUALIFICAÇÃO: JAMILLIS KEILA XAVIER MOURA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JAMILLIS KEILA XAVIER MOURA
DATA: 29/10/2025
HORA: 14:00
LOCAL: Sala 315 CE
TÍTULO: O PIBID E O ENSINO RELIGIOSO: Dispositivo de Formação, Subjetivação e Exclusão Docente
PALAVRAS-CHAVES: PIBID-ER; Formação docente; Ciências da(s) Religião(ões); Editais do PIBID
PÁGINAS: 116
RESUMO: Esta dissertação analisa o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), criado em 2007, entendendo-o como um dispositivo que, ao mesmo tempo em que amplia a formação inicial de professores, também produz subjetivações e exclusões. A hipótese central é que o programa, ainda que tenha contribuído para aproximar universidade e escola, não tem garantido de forma equitativa a participação de todas as áreas, mantendo silenciamentos históricos, em especial sobre o Ensino Religioso (ER). O estudo toma como eixo o subprojeto PIBID-ER/UERN, implantado em 2014, e o analisa em diálogo com os editais nacionais publicados entre 2007 e 2024.O objetivo geral é compreender como o PIBID opera na formação docente, nas disputas de legitimidade e na definição dos saberes considerados prioritários. Entre os objetivos específicos, estão: mapear as mudanças nos editais, identificando conquistas, exclusões e contradições; analisar a trajetória do PIBID-ER/UERN, destacando práticas e tensões ao longo de uma década; e discutir os impactos dessas experiências nas identidades docentes e nos percursos profissionais de licenciandos e egressos.A pesquisa adota abordagem qualitativa e fundamenta-se em três referenciais: o pós-estruturalismo foucaultiano, para pensar o programa como dispositivo de poder e produção de subjetividades; o interpretativismo de Moita Lopes, que valoriza a linguagem como lugar de significados; e a perspectiva sócio-histórica de Freitas, que reforça o diálogo com os sujeitos da pesquisa. Foram utilizados procedimentos de análise documental (editais e normativas), entrevistas com egressos e não-pibidianos e análise do discurso inspirada em Foucault, buscando mapear enunciados que revelam regimes de visibilidade e invisibilidade. Os resultados parciais indicam que, nos editais iniciais (2007–2013), não havia distinção explícita entre áreas, o que favoreceu a participação de campos diversos, inclusive do ER. A partir de 2016, com cortes orçamentários e a definição de áreas prioritárias, houve redução de bolsas e exclusão de disciplinas não reconhecidas como estratégicas. O ER deixou de ser contemplado, revelando contradições em relação ao objetivo declarado de valorização da docência. Mesmo nesse cenário, o PIBID-ER/UERN construiu práticas relevantes, aproximando licenciandos da realidade escolar e ampliando reflexões sobre o ensino.Na discussão, observa-se que a seleção de áreas, sob justificativas técnicas aparentemente neutras, funciona como dispositivo de poder que regula a legitimidade dos saberes. Com Foucault, entende-se que o PIBID define regimes de verdade; com Bourdieu, que se insere em um campo de disputas simbólicas, onde algumas áreas acumulam prestígio e outras permanecem marginalizadas.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente(a) - 1732317 - RITA CRISTIANA BARBOSA
Interno(a) - 1732469 - MARINILSON BARBOSA DA SILVA
Externo(a) ao Programa - 1024809 - ERENILDO JOAO CARLOS
Externo(a) à Instituição - GENARO CAMBOIM LOPES DE ANDRADE