PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DAS RELIGIÕES (PPGCR)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de QUALIFICAÇÃO: MARLIVANIA DE ANDRADE CAVALCANTE

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARLIVANIA DE ANDRADE CAVALCANTE
DATA: 11/11/2025
HORA: 14:00
LOCAL: Sala 315 CE
TÍTULO: A IMPORTÂNCIA DO CURRÍCULO DE ENSINO RELIGIOSO: PERCEPÇÕES DOS PROFESSORES DAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE JOÃO PESSOA
PALAVRAS-CHAVES: currículo; diversidade; inclusão.
PÁGINAS: 116
RESUMO: Este estudo aborda a importância do currículo de Ensino Religioso (ER) nas Escolas Municipais de João Pessoa-PB, com foco na percepção dos professores sobre sua relevância para a formação integral dos alunos. O tema é fundamental, pois o ER, apesar de ser reconhecido na legislação brasileira, ainda enfrenta desafios quanto à sua compreensão, valorização e implementação nas práticas escolares, especialmente diante da diversidade religiosa e cultural da sociedade contemporânea. O objetivo central é analisar como os professores percebem o papel do currículo do ER na formação dos estudantes, identificando obstáculos, potencialidades e influências das políticas educacionais, como a BNCC, na valorização da disciplina. A pesquisa foi conduzida por meio de uma abordagem qualitativa, com coleta de dados via entrevistas e questionários aplicados inicialmente em quatro escolas da rede municipal, posteriormente ampliando-se para todas as oito escolas da rede de João Pessoa. Essa ampliação proporcionará uma compreensão mais ampla das diferentes realidades e percepções existentes, permitindo discutir as práticas e dificuldades enfrentadas na implementação do ER. Os resultados indicam que grande parte dos professores ainda possui uma compreensão superficial do currículo de ER, o que compromete sua efetividade na prática escolar. Entre os fatores destacados, estão a resistência cultural, a carência de formação continuada específica e a escassez de materiais pedagógicos adequados. Conclui-se que fortalecer o ER por meio de formação, diálogo e valorização institucional é essencial para promover uma educação mais democrática, tolerante e voltada à formação de cidadãos críticos e respeitosos diante da diversidade religiosa, contribuindo assim para o fortalecimento do papel social da escola pública de João Pessoa.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente(a) - 1732317 - RITA CRISTIANA BARBOSA
Interno(a) - 1732469 - MARINILSON BARBOSA DA SILVA
Externo(a) ao Programa - 1731119 - FABRICIA SOUSA MONTENEGRO
Externo(a) à Instituição - MARCELO FURLIN