PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DAS RELIGIÕES (PPGCR)
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
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Banca de DEFESA: THEMIS ANDREA LESSA MACHADO DE MELLO
Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: THEMIS ANDREA LESSA MACHADO DE MELLO
DATA: 02/12/2025
HORA: 14:00
LOCAL: meet.google.com/vet-mseu-qzq
TÍTULO: TRANSDISCIPLINARIDADE E ENSINO RELIGIOSO A PARTIR DA OBRA: O gato malhado e andorinha sinhá, uma história de amor
PALAVRAS-CHAVES: Literatura Infantil; Pluralidade Religiosa; Diversidade; Material Didático
PÁGINAS: 158
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Teologia
RESUMO: Esta tese investiga a obra literária "O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá", de Jorge Amado, para explorar a convergência entre a literatura infanto-juvenil e o Ensino Religioso (ER), com foco na promoção da pluralidade e laicidade na disciplina, especialmente no contexto da Rede Municipal de Natal. Estruturada em cinco capítulos, a pesquisa compreende a análise do ensino religioso na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a fundamentação teórica do ER como componente formativo e a interpretação simbólica da obra selecionada. A metodologia adotada é qualitativa e interpretativa, baseada em pesquisa bibliográfica, buscando compreender o fenômeno religioso por meio de um estudo transdisciplinar da literatura. Os objetivos centrais incluem demonstrar a aplicabilidade da obra de Jorge Amado para fomentar reflexões sobre diversidade, respeito e tolerância desde os primeiros anos escolares, fundamentar uma abordagem transdisciplinar entre literatura e ER, rompendo com paradigmas confessionais, e propor o uso de textos literários como recurso didático para promover a reflexão crítica e inclusiva sobre manifestações religiosas e culturais. Fundamenta-se em autores que defendem uma visão pluralista e laica do Ensino Religioso, ressaltando o fenômeno religioso como elemento cultural e social decisivo para a construção da cidadania e da convivência pacífica em sociedades multiculturais. À guisa de conclusão, evidenciamos que a utilização integrada de textos literários enriquece significativamente a prática pedagógica do Ensino Religioso, fomentando ambientes escolares mais inclusivos e acolhedores, em consonância com as diretrizes da BNCC e os princípios do ensino público brasileiro. Dessa forma, a pesquisa contribui para a superação das limitações impostas pela confessionalidade, promovendo um Ensino Religioso que valoriza a diversidade, desenvolve competências formativas críticas e prepara os estudantes para uma convivência democrática e respeitosa nas múltiplas dimensões culturais e religiosas presentes no Brasil.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente(a) - 1732469 - MARINILSON BARBOSA DA SILVA
Interno(a) - 1732317 - RITA CRISTIANA BARBOSA
Externo(a) à Instituição - ARACELI SOBREIRA BENEVIDES
Externo(a) à Instituição - DANIELLE VENTURA DE LIMA PINHEIRO
Externo(a) à Instituição - JOSILENE SILVA DA CRUZ