PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DAS RELIGIÕES (PPGCR)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de DEFESA: ALYSSON BRABO ANTERO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ALYSSON BRABO ANTERO
DATA: 09/12/2025
HORA: 15:00
LOCAL: PPGCR
TÍTULO: EM BUSCA DO SIGNIFICADO DO SER PROFESSOR DE ENSINO RELIGIOSO NA AMAZÔNIA AMAPAENSE
PALAVRAS-CHAVES: Docência, Ensino Religioso, Carreira profissional, Experiências e vivências.
PÁGINAS: 135
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Teologia
RESUMO: Esta tese se debruça sobre a carreira profissional de professores que atuam com Ensino Religioso (ER) na Região Norte do Brasil e orientou-se para encontrar resposta à seguinte questão-problema: o que significa ser ou estar professor de Ensino Religioso no Estado do Amapá? O objetivo central visou analisar a carreira profissional docente em ER. Com os objetivos específicos buscou-se: (a) identificar qual(is) motivação(ões) influenciou(ram) a escolha pela profissão; (b) entender os determinantes internos e externos da permanência; (c) registrar a percepção e os sentimentos dos professores sobre si mesmos e sobre a profissão; e, (d) analisar as expectativas quanto ao final da carreira. A hipótese inicial é que a docência em Ensino Religioso comporta, pelo menos, três significados: Catequético/Proselitista, Teológico/Ecumênico e Ciências da Religião/Secular. Do ponto de vista metodológico, este é um estudo qualitativo baseado na fenomenologia hermenêutica de van Manen (2003), cujas etapas orientaram a coleta, a análise e interpretação dos dados. Entre os aportes teórico metodológicos que balizaram esta investigação, destaco: Gonçalves (1995), Husserl (2006), Passos (2007), Ferreira (2023), entre outros. A pesquisa de campo mostrou que o sentido Catequético/Proselitista do ER tende a ser mais latente no início da carreira. Com o avançar dos anos a postura passa a ser de respeito à diversidade religiosa e em alguns casos o conteúdo do componente influi na religiosidade de professor e alunos, embora não seja seu objetivo, essa postura se aproxima do significado Teológico/Ecumênico. Há modos do ser ou estar professor de ER alinhados ao sentido da Ciências da Religião/Secular, ou seja, orientado em perspectivas cognitiva e pedagógica. Esses dados revelam significados atribuídos à docência em ER a partir de experiências vividas no chão da sala aula e permite-nos inferir que não existe um significado fixo e acabado, tampouco depende apenas da vontade individual do professor. Os sentidos se entrelaçam ao longo da profissão sob a influência de uma combinação de fatores, (história de vida, formação, ambiente escolar, legislação, período da carreira) e não por uma única variável independente. Assim, confirma-se a tese que os sentidos à docência em Ensino Religioso são fluidos e estão em permanente estado de devir.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente(a) - 1732469 - MARINILSON BARBOSA DA SILVA
Interno(a) - 1732317 - RITA CRISTIANA BARBOSA
Externo(a) à Instituição - DANIELLE VENTURA DE LIMA PINHEIRO
Externo(a) à Instituição - MARIA DE LOURDES SANCHES VULCÃO
Externo(a) à Instituição - MIRINALDA ALVES RODRIGUES DOS SANTOS