PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DAS RELIGIÕES (PPGCR)

Banca de QUALIFICAÇÃO: THALISSON PINTO TRINDADE DE LACERDA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: THALISSON PINTO TRINDADE DE LACERDA
DATA: 28/06/2024
LOCAL: PPGCR
TÍTULO: TRANSDISCIPLINARIDADE DO ENSINO RELIGIOSO NO DOCUMENTO CURRICULAR DO RIO GRANDE DO NORTE (RN)
PALAVRAS-CHAVES: Ensino Religioso; Transdisciplinaridade; Documento Curricular; Formação de professor
RESUMO: A trajetória do Ensino Religioso (ER) sempre foi implicada a influências políticas e culturais que levaram a construção de diferentes perfis, dentre os quais o ensino confessional se destacou quatro séculos no currículo escolar. Com a instalação do regime republicano, em 1891, e de novas políticas educacionais desenvolvidas até hoje, ele se transformou em componente curricular da escola pública. Nesse cenário, a abordagem transdisciplinar apresenta uma perspectiva distinta do pensamento convencional, ao reconhecer uma realidade intricada, composta por diversas camadas inter-relacionadas. Sob essa ótica, um enfoque educacional transdisciplinar pode redesenhar a concepção de currículo do Ensino Religioso e o processo de formação tanto professores quanto de discentes. Dessa Maneira, o presente estudo se propõe a investigar como a transdisciplinaridade do ER no Documento Curricular do Ensino Fundamental do Rio Grande do Norte (DCRN-EF) pode contribuir para a formação do professor de ER da rede municipal da cidade do Natal – (RN)? Sendo assim, o objetivo geral da pesquisa busca analisar as contribuições da transdisciplinaridade do ER no DCRN-EF para a formação de professor de ER no contexto da cidade do Natal (RN), tendo como objetivos específicos: compreender como a transdisciplinaridade do ER é abordada pelo DCRN-EF; discutir o conceito de transdisciplinaridade à luz do paradigma da complexidade e sua relação com as Ciências das Religiões e com o currículo dessa respectiva disciplina; e identificar nos depoimentos dos docentes de ER quais são as contribuições da transdisciplinaridade do ER no DCRN-EF suscitadas para formação docente. Nessa perspectiva, buscou-se na literatura contribuições de autores como Edgar Moran (2011), Cândida Moraes (2015); Basarab Nicolescu (1999); Gilbraz Aragão (2018) e Cicero Silva (2019), entre outros. Este estudo é de natureza qualitativa, com uma pesquisa bibliográfica e apresentação de uma análise documental da BNCC dando ênfase ao conteúdo do ER no DCRN-EF com os aspectos centrais da transdisciplinaridade no quadro organizador curricular do ER do 6º até o 9º ano fundamental; além de ser também uma pesquisa de campo que se deu na rede municipal do Natal/RN, no âmbito da formação continuada de professores de ER da Secretária Municipal de Educação do referido munícipio. Para a coleta de dados foram utilizadas perguntas semi-abertas, organizadas em dois blocos, considerando questões sociodemográficas referentes ao sexo, idade, estado civil, tempo de experiência laboral e grau de instrução, além de questões subjetivas relacionadas à temática de tese. No que diz respeito à análise de dados, foi utilizado o método de Análise de Conteúdo (AC) desenvolvido por Laurence Bardin (2015). Destarte, esta pesquisa, que está em andamento, chegou a seguinte percepção: a transdisciplinaridade do ER no DCRN-EF se fundamenta nas Ciências das Religiões, dando-se um caráter pluralista, laico, transcultural e transreligioso para o ER, os quais se constituem aspectos de importância para a formação de professor de ER. Além disso, a formação continuada de professores de ER é um fator positivo para contribuir com a prática transdisciplinar do ER no contexto educacional.
Presidente - 1732469 - MARINILSON BARBOSA DA SILVA
Interno - 1732317 - RITA CRISTIANA BARBOSA