PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DAS RELIGIÕES (PPGCR)

Banca de DEFESA: RENATA SHIRLEY DA SILVA FERREIRA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RENATA SHIRLEY DA SILVA FERREIRA
DATA: 27/06/2024
LOCAL: meet.google.com/isk-ougn-uer
TÍTULO: Uma leitura de Mindfulness sob a perspectiva dos exercícios espirituais gregos e do Yoga clássico.
PALAVRAS-CHAVES: Espiritualidade e saúde, exercícios espirituais, Yoga clássico, Mindfulness.
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Teologia
RESUMO: A presente pesquisa se pretendeu como uma leitura do Mindfulness aos olhos do pensamento grego, através dos fundamentos éticos e dos exercícios espirituais das escolas epicurista e estoicista, bem como do Yoga clássico, por dois de seus membros: yamas e niyamas. Tendo como hipótese: É possível relacionar/compreender o Mindfulness com os exercícios espirituais da filosofia antiga e com as práticas orientais do Yoga clássico, no que diz respeito ao caráter ético proposto por essas tradições, o trabalho teve, como objetivo geral, investigar, por meio da análise do discurso, as entrevistas de facilitadores de Mindfulness, buscando estabelecer uma relação com os exercícios espirituais na filosofia antiga grega e com as práticas orientais do Yoga clássico. Para a realização deste trabalho foi apresentado o Yoga clássico, seus fundamentos e seus membros, bem como as escolas do período helenístico, a saber, a epicurista e a estoicista, e seus fundamentos éticos, rumo à busca da tranquilidade da alma e os seus exercícios espirituais. Através da contextualização das PICS e da prática da meditação, foi explorado o Mindfulness, sua história, seus fundamentos, o MBSR e suas práticas. Após levantamento bibliográfico, realizou-se pesquisa de campo, com entrevistas de caráter aberto com facilitadores de Mindfulness e examinou-se, pela análise do discurso, a fala dos entrevistados, buscando o estabelecimento de relações (principalmente pelo viés ético) entre Mindfulness e os conhecimentos oriental na tradição do Yoga clássico e da filosofia ocidental (epicurismo e estoicismo), nas práticas dos exercícios espirituais. O desenvolvimento desta pesquisa permitiu concluir que é possível estabelecer uma relação entre Mindfulness e os elementos do Yoga e dos ensinamentos das escolas helenísticas, seja na adoção de ásanas e alguns elementos de yama e niyama; seja na busca da adoção de uma maneira de viver mais tranquila, no exame de si mesmo, na prática da atenção constante e refletida, baseada na razão, no domínio das paixões, na lida com as adversidades que aparecem no cotidiano, exortado pelos epicuristas e estoicistas, que é confirmada pela exposição dos fundamentos do sistema e a fala dos entrevistados, seja pelos relatos pessoais, seja pelo relato dos seus clientes/alunos/pacientes, seja nas suas formações.
Presidente - 1353258 - FABRICIO POSSEBON
Interno - 338288 - ELISA PEREIRA GONSALVES