PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DAS RELIGIÕES (PPGCR)

Banca de QUALIFICAÇÃO: MONICY ARAUJO SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MONICY ARAUJO SILVA
DATA: 29/07/2024
LOCAL: https://meet.google.com/ayw-dnxs-rqn
TÍTULO: VISUALIZANDO A GUERRA: Análise das imagens de guerreiros na arte religiosa germano-escandinava dos séculos VI-XI
PALAVRAS-CHAVES: Palavras-chave: cultura material; arte: religião; guerra; bracteatas.
RESUMO: Ao lado do aspecto marcial e das questões religiosas, a arte e as figurações são sem dúvida, as características mais discutidas e analisadas no que diz respeito à Escandinávia. Sendo uma área rica em imagens que vão desde pinturas rupestres, passando pelas pedras ilustradas, que são exclusivas da ilha de Gotland, pelas pedras rúnicas, chegamos até às figuras tridimensionais de metal e as imagens feitas em metal, ferro, ouro e bronze, como as bracteatas que aqui serão objetos de análise, bem como as outras citadas. Ainda que toda a Escandinávia seja ricamente ilustrada alguns períodos estão mais presentes em face de outros, nas pesquisas feitas sobre o assunto seja por relevância à pesquisa seja pelas poucas imagens obtidas sobre determinado período e na presente pesquisa estamos fazendo um recorte que vai do século VI ao século XI. A análise dos vestígios materiais e da Religiões Nórdicas Pré-Cristã passa por diversos interesses e intenções que cada autor pretende com sua pesquisa, nesta, buscamos compreender a representação de guerreiros e o contexto religioso ou ritual no qual essas imagens foram feitas e difundidas, pois ainda que essas imagens não sejam expressões diretas da realidade, elas nos ajudam a entender as nuances dessa religião e podemos compreender o uso feito desses objetos, para isso analisamos a partir do contexto e das funções que esses objetos e imagens tiveram a partir do contexto no qual foram entradas, nos permitindo compreender o porquê de algumas estarem presentes em determinadas sepulturas e outras em armamentos, por exemplo. Além disso, a presente pesquisa visa compreender como as representações de guerreiros que incorporam animais podem estar ligadas a ritos de batalhas reais, demostrando um vínculo marcial com os espíritos animais e com o deus Óðinn, revelando um outro aspecto importante da Religiões Nórdicas Pré-Cristã voltadas para a guerra.
Presidente - 1649543 - JOHNNI LANGER
Interno - 3291357 - VITOR CHAVES DE SOUZA