PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DAS RELIGIÕES (PPGCR)

Banca de QUALIFICAÇÃO: GABRIELA LIMA GONÇALVES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: GABRIELA LIMA GONÇALVES
DATA: 31/07/2024
LOCAL: google meet
TÍTULO: A RELEVÂNCIA DA TEORIA FRANKLIANA PARA O ESTUDO DO HOMEM RELIGIOSO
PALAVRAS-CHAVES: Homem Religioso; Ciências da Religião, Logoteoria; Viktor Frankl
RESUMO: O presente texto dissertativo intenciona discorrer sobre a relevância da teoria Frankliana para o estudo do Homem Religioso no campo das Ciências da Religião. O interesse de investigar a possível correlação entre ambos, se dá na medida em que verificamos que os pressupostos da Logoteoria podem contribuir para analisar o ser humano diante do fenômeno religioso. A pesquisa científica está ancorada nos escritos do neuropsiquiatra Viktor Emil Frankl, bem como nas obras que trabalham com a perspectiva das Ciências da Religião. Assim sendo, o trabalho é de cunho bibliográfico e qualitativo, analisando as correlações que possam existir. Esta pesquisa visa em um primeiro momento abordar sobre o conceito de ser humano na obra de Viktor Frankl, sobrevivente dos campos de concentração nazista, o judeu e neuropsiquiatra, foi o fundador da terceira escola de Viena – a Logoterapia e Análise Existencial. Desde a sua infância ao se questionar sobre o Sentido da Vida, Frankl desenvolve em sua teoria um pensamento que compreende o ser humano na sua Totalidade (uma unidade apesar da multiplicidade), não o reduzindo aos fenômenos psicofísicos. Em um segundo momento, procura expor a concepção de Homem Religioso dentro da Logoteoria. Em razão da teoria de Viktor Emil Frankl está inserida dentro do contexto da Psicologia da Religião, assim considerada uma das subdisciplinas da área das Ciências da Religião, surge a necessidade de abordar sobre esses dois campos do conhecimento. Por último, pretende-se realizar uma análise textual do livro “La Presencia Ignorada de Dios: Psicoterapia y Religion” por meio do software Iramuteq, propondo que os pressupostos Franklianos legitimam o campo das Ciências da Religião, ofertando uma contribuição genuína para se trabalhar os fenômenos que tangenciam o homem e as suas singularidades.
Presidente - 1300178 - THIAGO ANTONIO AVELLAR DE AQUINO
Externo ao Programa - 1392299 - KAREN GUEDES OLIVEIRA