PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DAS RELIGIÕES (PPGCR)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de DEFESA: ROZIL DA SILVA GOMES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ROZIL DA SILVA GOMES
DATA: 12/05/2025
HORA: 15:00
LOCAL: Sala 315 - bloco A/ PPGE
TÍTULO: DESAFIOS E PERSPECTIVAS DO ENSINO RELIGIOSO: UMA ANÁLISE DA PRÁTICA DOCENTE NAS ESCOLAS DA REDE ESTADUAL E MUNICIPAL DE GUARABIRA-PB
PALAVRAS-CHAVES: Ensino Religioso. Prática Docente. Escolas. Desafios e Perspectivas.
PÁGINAS: 135
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Teologia
RESUMO: O presente estudo tem como tema desafios e perspectivas do Ensino Religioso (ER): uma análise da prática docente nas escolas da rede estadual e municipal de Guarabira-PB. O objeto de estudo concentrou-se na prática docente no ER, consciente de que refletir sobre a práxis docente no ER é, ao mesmo tempo, uma tarefa desafiadora e indispensável. Considerando que a (re)construção das práticas pedagógicas ocorre em um movimento dialético de planejamento, execução e avaliação de situações de ensino-aprendizagem, englobando na perspectiva decolonial, pluralismo religioso e educação antirracista. Assim, objetivamos com a pesquisa analisar os desafios e perspectivas da prática docente em ER nas escolas da rede estadual e municipal de Guarabira-PB. Os objetivos específicos desta dissertação são: analisar as práticas docentes que promovam o respeito à diversidade religiosa e a construção de valores éticos no contexto do Ensino Religioso; compreender a proposta curricular do ER da rede estadual e municipal de Guarabira-PB; investigar a prática docente dos profissionais de ER da rede estadual e municipal de Guarabira-PB; refletir sobre os desafios e perspectivas dos professores de ER da rede estadual e municipal de Guarabira-PB. Em termos metodológicos, nossa pesquisa é de cunho qualitativo, na qual foi possível compreender e descrever fenômenos a partir das percepções dos docentes entrevistados. Utilizamos uma abordagem fenomenológica, em que buscamos perceber as experiências vividas e os significados atribuídos pelos docentes entrevistados. Foi realizada uma pesquisa de campo e como instrumento de coleta de dados utilizamos a entrevista semiestruturada junto aos docentes de ER. Para a análise dos dados, realizamos as transcrições das entrevistas, ou seja, os áudios foram convertidos em textos para uma garantia maior das respostas coletadas. Ao analisar os conteúdos, separamos por categorias mais relevantes relacionadas ao objeto da pesquisa. No primeiro capítulo, a pesquisa fundamenta-se em autores como Aragão (2020), Benvenutti (2024), Junqueira (2015), dentre outros, que defendem um ER pluralista, decolonial e antirracista, problematizaremos sobre práticas docente em ER, nas quais apontamos a necessidade de uma abordagem de ensino pluralista, decolonial, antirracista. No segundo capítulo, trouxemos o ER no ambiente escolar, atravessamos o ER no Brasil, no estado da Paraíba e em Guarabira, analisando a rede de ensino municipal e estadual, baseado na proposta curricular de ambos, Plano de Educação Estadual e Municipal, as diretrizes pedagógicas da rede estadual e municipal. No terceiro capítulo, intitulado “Na fronteira dos desafios e na esperança das perspectivas do ensino religioso em Guarabira – PB” trouxemos o resultado da pesquisa semiestruturada junto aos docentes de ER e análise dos dados obtidos. Os resultados preliminares da pesquisa revelam que a prática docente no Ensino Religioso desempenha um papel fundamental na promoção da transformação social dos educandos. Isso ocorre especialmente quando essa prática é orientada por uma perspectiva de educação antirracista, que valoriza o pluralismo religioso e se alinha a abordagens decoloniais. Dessa forma, o Ensino Religioso transcende a mera transmissão de conhecimentos, atuando como uma ferramenta poderosa para o questionamento de estruturas sociais excludentes e para a construção de uma sociedade mais justa, equitativa e inclusiva.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1732469 - MARINILSON BARBOSA DA SILVA
Interno - 1548297 - LUSIVAL ANTONIO BARCELLOS
Externo ao Programa - 3304182 - VALDIR EFUN LOURENCO E LIMA DE SANTA RITA
Externo à Instituição - MARIA JOSE TORRES HOLMES