PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DAS RELIGIÕES (PPGCR)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Banca de DEFESA: JOSÉ BARTOLOMEU DOS SANTOS JÚNIOR

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOSÉ BARTOLOMEU DOS SANTOS JÚNIOR
DATA: 04/07/2025
HORA: 14:00
LOCAL: sala 320 primeiro andar - PPGE
TÍTULO: SOBÔ NIRÊ MAFÁ MALUNGUINHO! Uma análise histórico-antropológica dos Malunguinhos históricos e divinos nas vivências e práticas afro-pernambucanas na Comunidade Quilombola Povoação de São Lourenço - PE
PALAVRAS-CHAVES: Ciências Empíricas da Religião; Comunidade Quilombola; Jurema; Malunguinho; Pernambuco.
PÁGINAS: 289
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Teologia
RESUMO: A tese de doutoramento foi realizada a partir de investigações na Comunidade Quilombola Povoação de São Lourenço, município de Goiana-PE. As reflexões aqui expostas refletem sobre percepções históricas e religiosas afro-indígenas, que aconteceram naquele território de maneira não planejada, entrecruzando culturas. O objetivo geral é investigar as práticas e vivências étnico culturais em torno das pessoas históricas e divinas, ou seja, dos Malunguinhos que se deificaram. Os objetivos específicos da tese são: identificar e descrever a partir de referências bibliográficas os Malunguinhos deificados nos cultos afro-indígenas, em perspectiva histórica e na atualidade; identificar e expor direções decoloniais para a Área das Ciências da Religião; demonstrar a importância da visibilidade nacional para Malunguinho com o desfile carnavalesco apresentado pela Viradouro na Sapucaí; analisar e descrever o processo de (re)conhecimento quilombola, do legado afro-indígena na comunidade; identificar, analisar e descrever como as pessoas vivenciam, praticam e valorizam as crenças afro-indígenas; debater e analisar as práticas e ritualísticas do Carrego da Lenha em 10 de agosto, e da Oferenda para os Reis Malunguinhos na Mata, no dia 20 de novembro de cada ano. No que se refere ao aspecto teórico-metodológico, a tese utiliza a perspectiva etnográfica, entendendo a etnografia tanto como método como teoria, de acordo com Michael Angrosino (2009) e Mariza Peirano (2014). Entre as oito subáreas da área de Ciências da Religião e Teologia, a pesquisa situa-se no âmbito das Ciências Empíricas da Religião, em diálogo com a Antropologia das Religiões. A tese expressa as atuações dos Malunguinhos, as suas reconfigurações decoloniais e para embasar as interpretações recorri as exposições de Peter Burke (2003; 2008) e Néstor Garcia Canclini (2019) que explicam sobre misturas, sincretismos, hibridizações, acomodações e negociações, que juntamente com o conceito de entre-lugar de Homi Bhabha (2013) auxiliaram em perceber as atuações culturais de Povoação enquanto frutos de significações subalternas. Portanto, ao final, pretendo demonstrar que Malunguidade é um conjunto de práticas e vivências da comunidade que remetem aos Malunguinhos, transcendendo a questão religiosa, pois perpassam pela força política de Malunguinho considerando os Malungos históricos.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1774137 - DILAINE SOARES SAMPAIO
Interno - 1814691 - MARIA LUCIA ABAURRE GNERRE
Externo ao Programa - 1757884 - SAVIO ROBERTO FONSECA DE FREITAS
Externo à Instituição - REGINA COELI ARAUJO NEGREIROS
Externo à Instituição - ZULEICA DANTAS PEREIRA CAMPOS