PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DAS RELIGIÕES (PPGCR)
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
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Banca de QUALIFICAÇÃO: MICHELLE DE KASSIA FONSECA BARBOSA
Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MICHELLE DE KASSIA FONSECA BARBOSA
DATA: 26/09/2025
HORA: 14:30
LOCAL: https://meet.google.com/gnv-tqxt-fsy
TÍTULO: O IMAGINÁRIO DO SAGRADO FEMININO A PARTIR DE GILBERT DURAND NO SIMBOLISMO DA ÁGUA E DA LUZ
PALAVRAS-CHAVES: Sagrado Feminino. Imaginário. Gilbert Durand.
PÁGINAS: 142
RESUMO: O Sagrado Feminino é um conceito que vem sendo resgatado nas últimas décadas graças a arqueologia e refere-se à presença e a valorização do feminino em diversas culturas ao redor do mundo. No Ocidente, podemos encontrar manifestações do Sagrado Feminino em diversas tradições religiosas e espirituais, bem como em práticas contemporâneas de empoderamento feminino e equilíbrio entre os gêneros. O Sagrado Feminino também tem uma presença significativa no Oriente, com uma longa história de veneração de deusas e figuras femininas sagradas em diversas tradições religiosas e espirituais. O objetivo principal dessa tese é, a partir da hipótese que o imaginário da Deusa vive, identificar aspectos da Deusa a partir do imaginário de Gilbert Durand no que tange o simbolismo da água e o simbolismo da luz respectivamente o RNI e o RDI conceitos da Teoria Geral do Imaginário. Os objetivos específicos: Definir o conceito de "sagrado feminino"; Identificar a História do sagrado feminino ou o SF na história; Demonstrar como as mulheres foram marginalizadas em tradições espirituais e como o resgate do SF pode ajudar a reconectar as mulheres com a espiritualidade. O papel das mulheres na espiritualidade; Resgatar aspectos do sagrado feminino; Examinar como o sagrado feminino é retratado na cultura popular, como na literatura, cinema e arte contemporânea. Sobre o problema da pesquisa, somos orientados pela pergunta o imaginário da Deusa está morto? O conceito de Deus está morto popularizado por Friedrich Nietzsche, questiona a relevância do divino na sociedade moderna, sugerindo que a crença em Deus está em declínio. A hipótese levantada é de que requisitos da Deusa ainda sobrevivem na literatura, cinema e arte desde seu desaparecimento explícito no fim da antiguidade e início do cristianismo católico até os dias de hoje. São tantos exemplos que poderíamos falar em retorno da Deusa. Sobre o estado da arte Buscamos em Gilbert Durand todo o aparato de trechos para embasar a tese. Em seu livro As Estruturas Antropológicas do Imaginário fomos buscar seus conceitos sobre o RNI e RDI, sobre o simbolismo do retorno e da intimidade e sobre os mitos. Adotamos ainda Campos do Imaginário, Imaginação simbólica, Mito-símbolo e mitodologia. Durand não produziu um livro ou capítulo específico sobre o Sagrado Feminino por isso estamos costurando ideias suas para a análise do tema. Buscamos em Erich Neumamm e Joseph Campbell a/as faces da Deusa, o poço como útero da terra e imagem primordial do feminino. Esses pesquisadores se tornaram fundamentais no encontro com a deusa do passado até nossos dias através do inconsciente e seus símbolos respectivos. Buscamos em Mircea Eliade os conceitos de mitos, símbolos, ritos e do eterno retorno. Não dá para falar de mitologia sem Eliade e a história da Deusa passa pelos mitos. E tantos outros.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 338011 - CARLOS ANDRE MACEDO CAVALCANTI
Interno - 1732317 - RITA CRISTIANA BARBOSA
Externo ao Programa - 3304182 - VALDIR EFUN LOURENCO E LIMA DE SANTA RITA
Externo à Instituição - VALMOR DA SILVA