PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DAS RELIGIÕES (PPGCR)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de DEFESA: THALISSON PINTO TRINDADE DE LACERDA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: THALISSON PINTO TRINDADE DE LACERDA
DATA: 22/10/2025
HORA: 14:00
LOCAL: Sala 315 do bloco PPGE
TÍTULO: TRANSDISCIPLINARIDADE DO ENSINO RELIGIOSO NO DOCUMENTO CURRICULAR DO RIO GRANDE DO NORTE (RN)
PALAVRAS-CHAVES: Ensino Religioso; Transdisciplinaridade; Documento Curricular; Formação docente.
PÁGINAS: 240
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Teologia
RESUMO: A trajetória do Ensino Religioso (ER) sofreu influências políticas e culturais que levaram a construção de diferentes perfis, dentre os quais o ensino confessional se destacou por quatro séculos no currículo escolar. Com a instalação do regime republicano, em 1891, e de novas políticas educacionais desenvolvidas até hoje, o ER se transformou em componente curricular da escola pública. Nesse cenário, a abordagem transdisciplinar apresenta uma perspectiva distinta do pensamento convencional, ao reconhecer uma realidade intricada, composta por diversas camadas inter-relacionadas. Sob essa ótica, um enfoque educacional transdisciplinar pode redesenhar a concepção de currículo do ER, bem como contribuir com o processo de formação tanto de professores(as) quanto de discentes. Desse modo, o presente estudo se propõe a investigar o Documento Curricular do Ensino Fundamental do Rio Grande do Norte (DCRN-EF) e sua contribuição para a formação do(a) professor(a) de ER da rede municipal da cidade do Natal – (RN). Sendo assim, o objetivo geral é o de analisar contribuições da transdisciplinaridade do ER no DCRN-EF para a formação de tal profissional, tendo como objetivos específicos: visualizar como tal transdisciplinaridade é abordada pelo DCRN-EF; discutir o conceito de transdisciplinaridade à luz do paradigma da complexidade e sua relação com as Ciências das Religiões e com o currículo dessa respectiva disciplina; e identificar, nos depoimentos dos docentes de ER, quais são as contribuições da transdisciplinaridade do ER no DCRN-EF, suscitadas para a formação docente. Nessa perspectiva, buscou-se, na literatura, contribuições de autores como Edgar Moran, Cândida Moraes; Basarab Nicolescu; Gilbraz Aragão e Cicero Silva, entre outros. Este estudo é de natureza qualitativa, com uma pesquisa bibliográfica e apresentação de uma análise documental da BNCC dando ênfase ao conteúdo do ER no DCRN-EF, com os aspectos centrais da transdisciplinaridade no quadro organizador curricular da disciplina do 1º ano ao 9º ano do ensino fundamental; além de ser uma pesquisa de campo que se deu na rede municipal do Natal/RN, no âmbito da formação continuada de professores(as) de ER, da Secretaria Municipal de Educação do referido munícipio. Para a coleta de dados, foram utilizadas perguntas semiabertas em questionário aplicado a 11 docentes de ER e 8 docentes da mesma disciplina participaram da entrevista, realizada em grupo. No que diz respeito à análise de dados, foi utilizado o método de Análise de Conteúdo, desenvolvido por Laurence Bardin. E, por meio de uma análise textual com o software Iramuteq, analisamos as entrevistas com os respectivos atores da pesquisa, buscando aproximações lexicais entre os termos que emergiram com mais frequência dentro do contexto analisado. Destarte, esta pesquisa, chegou à seguinte percepção: a transdisciplinaridade do ER no DCRN-EF se fundamenta nas Ciências das Religiões, dando-se um caráter pluralista, laico, transcultural e trans religioso para o ER, enfatizado pelos docentes como referencial orientador que direciona seu planejamento pedagógico. Além disso, essa investigação demostrou que a formação continuada de professores(as) de ER é um fator positivo para contribuir com a prática transdisciplinar do ER no contexto educacional. Pois, a capacitação profissional permanente conduz o docente a novas aprendizagens, são elas: abertura epistemológica, ampliação do conhecimento, troca de experiências e interação dos saberes entre áreas de conhecimento. Destarte, a abordagem transdisciplinar da disciplina é integradora, reflexiva, humanística, holística e contribui respectivamente na mitigação de violências religiosas que persistem dentro das escolas.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente(a) - 1732469 - MARINILSON BARBOSA DA SILVA
Interno(a) - 1732317 - RITA CRISTIANA BARBOSA
Externo(a) ao Programa - 3487632 - ADRIEGE MATIAS RODRIGUES
Externo(a) à Instituição - CASSIANO AUGUSTO OLIVEIRA DA SILVA
Externo(a) à Instituição - MIRINALDA ALVES RODRIGUES DOS SANTOS