PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DAS RELIGIÕES (PPGCR)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de DEFESA: MARIA JOSÉ TORRES HOLMES

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARIA JOSÉ TORRES HOLMES
DATA: 23/05/2024
HORA: 13:30
LOCAL: Auditório do Centro de Educação - UFPB
TÍTULO: O ENSINO RELIGIOSO NÃO CONFESSIONAL NO CURRÍCULO DA ESCOLA PÚBLICA DA PARAÍBA, SEGUNDO GESTORES E ESPECIALISTAS
PALAVRAS-CHAVES: Ensino religioso não confessional; currículo; formação inicial e continuada.
PÁGINAS: 212
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Teologia
RESUMO: Esta tese tem como título: O Ensino Religioso Não-Confessional no Currículo da Escola Pública da Paraíba, segundo Gestores e Especialistas. Sua interface com o Fórum Nacional Permanente de Ensino Religioso (FONAPER), num diálogo com a diversidade cultural religiosa, favorece a abrangência do conhecimento religioso, enquanto objeto de estudo deste componente curricular, pela valorização do fenômeno religioso e das tradições culturais religiosas. Traz como objetivo geral: analisar a compreensão dos gestores, coordenadores pedagógicos e especialistas das escolas públicas da rede de ensino da Paraíba, acerca da importância do ER não confessional, no currículo das escolas estaduais e municipais. Apresenta como objeto de estudo o ensino religioso não confessional nas escolas públicas municipais e estaduais da Paraíba. Está alicerçada em autores como Barcellos e Farias, Campos, Eliade, Figueiredo, Freire, Otto, Oliveira et al, entre outros. Vale ressaltar também os estudos sobre a legislação vigente, como as Constituições Brasileiras de 1824 e 1988, as Leis de Diretrizes e Bases (LDB): 4020/1961; 5672/1971 e 9394/1996, as Resoluções e Pareceres: nº 2/1998; 4/2010; 7/2010 e a 5/2018, além da BNCC nas três versões: 2015; 2016 e 2017, assim como a Proposta Curricular da Paraíba (PCPB). A abordagem é quali-quantitativo-comparativa, que inicia com uma pesquisa bibliográfica minuciosa e adentra num estudo de caso, exploratório e descritivo, realizada em escolas públicas, sendo 4 municipais e 4 estaduais. Os instrumentos de pesquisas utilizados foram a observação, o diário de campo, o questionário e a entrevista semiestruturada participante. Os resultados revelam dados interessantes para contribuir com a Formação Inicial e Continuada dos Professores de Ensino Religioso, assim como, fornecer dados consistentes que favoreçam a construção de um plano estratégico para a oferta de políticas públicas desse componente curricular nos Sistemas de Ensino Brasileiro Público e/ou Privado.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1548297 - LUSIVAL ANTONIO BARCELLOS
Interno - 338011 - CARLOS ANDRE MACEDO CAVALCANTI
Externo à Instituição - ELCIO CECCHETTI
Externo à Instituição - LILIAN BLANCK DE OLIVEIRA
Externo à Instituição - SEVERINO CELESTINO DA SILVA
Externo à Instituição - VANDERLAN PAULO DE OLIVEIRA PEREIRA