PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DAS RELIGIÕES (PPGCR)

Banca de DEFESA: DANIELE CAJASEIRAS MATOS

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DANIELE CAJASEIRAS MATOS
DATA: 29/05/2024
LOCAL: CE
TÍTULO: A BUSCA DE SENTIDO ÚLTIMO COMO FATOR DE PROTEÇÃO PARA A SAÚDE MENTAL EM MEMBROS DE UMA NOVA COMUNIDADE CATÓLICA
PALAVRAS-CHAVES: Sentido Último; Saúde Mental; Novas Comunidades Católicas; Burnout
ÁREA: Teologia
RESUMO: A presente tese fundamentou-se na Logoterapia e Análise Existencial de Viktor Frankl. A mesma baseou-se em três pilares fundamentais: Logoterapia e Análise Existencial, Espiritualidade e Novas Comunidades Católicas. Os quais podem ser definidos respectivamente como: terceira escola vienense de psicologia de Viena, dimensão constitutiva do ser humano e novas formas de vida consagrada. A tese teve como objetivo geral: Verificar como a busca de sentido último se constitui como fator protetivo para a saúde mental de membros de uma Nova Comunidade Católica. Nesse sentido, a tese apresenta os seguintes objetivos específicos: 1. Propor um instrumento para avaliar qualitativamente o Burnout religioso, 2. Definir e discutir sobre o conceito de sentido último na Logoterapia, 3. Discutir sobre a saúde mental de membros de uma nova comunidade católica. Participaram da pesquisa 45 sujeitos. Utilizei para a coleta de dados, o questionário de Burnout religioso e a autobiografia para a vida espiritual. E para a análise dos dados, foi utilizado o software Iramuteq com os seguintes tipos de análises: nuvem de palavras; análise de similitude e classificação hierárquica descendente. O estudo da tese demonstrou que a busca do sentido último por parte dos membros que participaram da pesquisa, leva-os a uma vivência e a uma forma religiosa específica nessa comunidade nova que os faz vivenciar os conteúdos espirituais/noéticos com uma cosmovisão específica o que influi em seu processo de saúde-doença. Concluiu-se que a busca pelo sentido último influencia na saúde mental dos membros da comunidade nova constituindo-se em um fator protetivo da mesma.
Presidente - 1300178 - THIAGO ANTONIO AVELLAR DE AQUINO
Externo ao Programa - 1392299 - KAREN GUEDES OLIVEIRA