PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DAS RELIGIÕES (PPGCR)

Banca de DEFESA: CASSIANO AUGUSTO OLIVEIRA DA SILVA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CASSIANO AUGUSTO OLIVEIRA DA SILVA
DATA: 31/05/2024
LOCAL: https://meet.google.com/uhc-jwfh-ctt
TÍTULO: PANDEMIA DE COVID-19: ESPIRITUALIDADE/ RELIGIOSIDADE (E/R) ENTRE MÉDICOS INFECTOLOGISTAS
PALAVRAS-CHAVES: COVID-19. Espiritualidade. Religiosidade. Saúde. Sentido da vida. Coping.
ÁREA: Teologia
RESUMO: O objetivo geral desta pesquisa é o de: “compreender se a E/R influiu na vida do profissional médico infectologista e se repercutiu no atendimento à saúde de pacientes graves suspeito e/ou confirmado de COVID-19 no período da pandemia”. A hipótese principal desta é a de que: “a maioria dos médicos infectologistas que atuaram na assistência à saúde do paciente suspeito e/ou confirmado de COVID-19, no período da pandemia, acharam relevante a E/R no seu cotidiano, em especial nos aspectos laborais”. Trata-se de um estudo de alcance exploratório, de método transversal e de enfoque qualiquantitativo. Para a coleta de dados utilizou-se um roteiro de perguntas semiabertas, organizados em blocos de perguntas objetivas abordando os aspectos: características sociodemográficas; Escala de Satisfação com a Vida (ESV- 5 itens); Mal-estar Espiritual; Escala Breve de Coping Espiritual/Religioso – SRCOPE-14; centralidade da religiosidade e; crenças e atitudes. Além de um bloco de dez perguntas subjetivas, disparadoras de crenças, que abarcaram os efeitos psicológicos da pandemia na população mundial; o papel da espiritualidade em tempos de pandemia de COVID-19; sentido da vida e produção de sentido. Os dados quantitativos foram tabulados, calculados, categorizados e analisados no software IBM SPSS (versão 24). Foram realizadas estatísticas descritivas (valores mínimo e máximo, média, desvio-padrão, frequências absolutas e porcentagens) para a caracterização da amostra e para traçar o perfil dos participantes dos construtos avaliados. Para investigação das relações entre as variáveis estudadas, foram calculados coeficientes de correlação Rô de Spearman e Correlação ponto bisserial. Utilizado como nível de significância p < 0,05 para todas as estatísticas inferenciais. As informações obtidas com as entrevistas foram processadas pelo software Iramuteq. Foram 20 o número de participantes da pesquisa, a maioria era do sexo feminino (f = 15; 75%), com idades entre 34 e 60 anos (m = 43,5; dp = 7,05). A maioria eram casados (f = 18; 90%), residentes na cidade de João Pessoa, PB (f = 18; 90%), com renda mensal de mais de 8 salários-mínimos (f = 18; 90%), com pós-graduação (f = 17; 85%) e cor de pele autodeclarada branca (f = 14; 70%). Na época da coleta, 45% tinham sido infectados pelo vírus da covid-19 e todos tomaram duas doses da vacina e uma dose de reforço. A maior parte afirmou ser espiritualizada, mas não religiosa (f = 6; 33%) e de afiliação católica (f = 16; 80%). De modo geral, os instrumentos evidenciaram altos níveis de satisfação com a vida, coping positivo, sentimentos de medo e emoções negativas durante a pandemia. Por outro lado, os participantes evidenciaram baixos níveis de lutas religiosas, coping negativo, explicação religiosa da pandemia e de impacto da pandemia na espiritualidade. A hipótese proposta foi confirmada mostrando, em seu ineditismo, que os médicos recorreram a E/R para manter sua saúde mental. Exercendo a E/R um importante papel no controle das emoções mediante situações estressantes, promovendo saúde, bem-estar e da qualidade de vida.
Presidente - 1716308 - ANA PAULA FERNANDES RODRIGUES
Interno - 1300178 - THIAGO ANTONIO AVELLAR DE AQUINO