PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DAS RELIGIÕES (PPGCR)
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
- Telefone/Ramal
-
Não informado
Notícias
Banca de QUALIFICAÇÃO: FERNANDA PINHEIRO ASSALIM
Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FERNANDA PINHEIRO ASSALIM
DATA: 31/07/2024
HORA: 14:00
LOCAL: https://meet.google.com/jjd-nmiq-qpz?authuser=0&hs=122
TÍTULO: A prática religiosa enquanto instrumento de ressocialização do preso
PALAVRAS-CHAVES: Espiritualidade. Ciências das Religiões. Preso. Cárcere. Ressocialização.
PÁGINAS: 38
RESUMO: O objeto da presente dissertação é a religião como ferramenta utilizada para modificação do comportamento da pessoa custodiada e sua reintrodução à sociedade. Assim, procura-se demonstrar como e se a prática religiosa afeta a população carcerária de modo geral, mas também de forma individual e, a médio e longo prazos, como isso poderia influenciar em uma redução da reincidência criminal.
Inicia-se por uma breve explanação acerca do direito fundamental do livre exercício da religião, perpassando pelas nuances decorrentes das implicações que o exercício religioso apresenta no meio estudado, até a abordagem das consequências para a sociedade como um todo.
Neste sentido, hipotetiza-se que a religião tem o condão de abrandar as circunstâncias degradantes vivenciadas pelos custodiados e, em muitos casos, servir de fator motivacional para provocar mudanças positivas comportamentais, que resultam em melhoria de qualidade de vida. A prática religiosa tenderia a promover novos hábitos de vida, novas formas de reagir às circunstâncias, criando uma cultura diferente, favorável à reintegração social e, por consequência, contribuindo para uma redução da reincidência criminal.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1716308 - ANA PAULA FERNANDES RODRIGUES
Externo ao Programa - 1495824 - CELIA MARIA CRUZ MARQUES CHAVES
Externo ao Programa - 2411134 - IVONALDO CORREIA DANTAS