PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DAS RELIGIÕES (PPGCR)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Banca de QUALIFICAÇÃO: THEMIS ANDRÉA LESSA MACHADO DE MELLO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: THEMIS ANDRÉA LESSA MACHADO DE MELLO
DATA: 26/11/2024
HORA: 15:00
LOCAL: meet.google.com/uoh-egdt-cxw
TÍTULO: O GATO MALHADO E A ANDORINHA SINHÁ: UM ESTUDO TRANSDISCIPLINAR DA LITERATURA INFANTIL E O ENSINO RELIGIOSO
PALAVRAS-CHAVES: Ensino Religioso, Literatura Infantil, Transdisciplinaridade, Pluralidade, Diversidade.
PÁGINAS: 71
RESUMO: O presente trabalho aborda a obra literária O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá, do escritor Jorge Amado, e busca explorar a intersecção entre a literatura infantil e o Ensino Religioso. A pesquisa pretende inovar nas aulas de ER, trazendo uma contribuição para a laicidade e o pluralismo que devem permear a disciplina, buscando promover a diversidade religiosa e dentro do contexto educacional da Rede Municipal de Natal. O trabalho é estruturado em cinco capítulos que abordam desde a contextualização do Ensino Religioso na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), passando pela fundamentação teórica que sustenta a disciplina como um componente formativo, até a análise da obra literária escolhida. A pesquisa visa a construção de material pedagógico transdisciplinar que utilize a literatura infantil para abordar temas como diversidade e respeito no Ensino Religioso. Como objetivos específicos propõe-se mostrar como a Obra O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá pode ser utilizada em sala de aula visando promover a construção de uma sociedade diversa e tolerante desde os primeiros anos escolares; fundamentar a proposta de ensino transdisciplinar entre a literatura e o ER, com foco na diversidade religiosa, rompendo com o paradigma confessional da disciplina; propor o uso de obras literárias como recurso didático que permita aos estudantes refletir sobre a diversidade religiosa e cultural de maneira crítica e inclusiva. A pesquisa adota uma metodologia qualitativa, fundamentada em métodos bibliográficos e hermenêuticos. A escolha por um método interpretativo é justificada pela necessidade de compreender o fenômeno religioso e suas representações através de um estudo transdisciplinar da literatura. A análise da obra literária infantil visa explorar como o conteúdo simbólico e as metáforas presentes na obra estudada podem incentivar a reflexão sobre temas como amor, preconceito, aceitação e diversidade. A pesquisa fundamenta-se em autores que defendem uma visão pluralista e laica para o Ensino Religioso, como Passos (2016), Junqueira (2015), Passos (2007; 2013), Soares (2010), dentre outros; para estudo da BNCC, Silveira e Junqueira (2020) para sedimentar o entendimento da transdisciplinaridade são contemplados Morin (2012); Aragão (2006; 2009; 2011; 2015; 2017); Nicolescu (2000) e Santos (2005); na discussão do uso do texto literário, o trabalho de Torres (2012) se soma a outros tantos em um diálogo polifônico enriquecedor, Estes teóricos reforçam a importância de tratar o fenômeno religioso como um aspecto cultural e social, promovendo a construção de uma educação para a cidadania e para a convivência pacífica em uma sociedade multicultural. A tese pretende concluir que o uso de textos literários em transdisciplinaridade com o Ensino Religioso pode enriquecer a experiência no espaço escolar, promovendo um ambiente mais inclusivo e acolhedor, alinhado aos princípios da BNCC e às diretrizes para o ensino público no Brasil.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1732469 - MARINILSON BARBOSA DA SILVA
Interno - 1732317 - RITA CRISTIANA BARBOSA
Externo à Instituição - ARACELI SOBREIRA BENEVIDES
Externo à Instituição - JOSILENE SILVA DA CRUZ