PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DAS RELIGIÕES (PPGCR)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Banca de QUALIFICAÇÃO: RAQUEL DE LOURDES DE MIRANDA GUEDES PINHEIRO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RAQUEL DE LOURDES DE MIRANDA GUEDES PINHEIRO
DATA: 26/11/2024
HORA: 14:00
LOCAL: Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões
TÍTULO: Arte e Religião em Ariano Suassuna: as releituras da Pedra do Ingá na Ilumiara Jaúna
PALAVRAS-CHAVES: Ariano Suassuna; Movimento Armorial; Ilumiaras; Arte Rupestre; Ilumiara Jaúna
PÁGINAS: 80
RESUMO: A Ilumiara Jaúna é um dos cinco locais-patrimônio que o escritor Ariano Suassuna considera como lugares de cultura e de culto, símbolos da força criadora desse povo, a saber: Zumbi, Pedra do Reino, Coroada, Jaúna e Acahuan. Cada uma dessas localidades são construções de arcabouço místico, artístico e cultural com dinâmicas próprias e peculiaridades que as tornam únicas dentro do complexo conjunto armorial da obra do renomado autor paraibano. Por objetivo geral, intencionamos investigar a interseção entre arte e religião na obra de Ariano Suassuna, com foco nas releituras da Pedra do Ingá e na Ilumiara Jaúna, analisando como esses elementos contribuem para a construção do universo armorial do autor; investigar a conexão entre arte popular e religião no Movimento Armorial, destacando como Suassuna utiliza esses elementos para expressar a ancestralidade e a identidade do povo nordestino; analisar os elementos da Pedra do Ingá, identificando suas características simbólicas e seu papel na narrativa armorial; evidenciar a Ilumiara Jaúna como uma representação patrimonial por meio das suas dinâmicas artísticas e culturais específicas; e, por fim, cotejar o simbolismo das inscrições da Ilumiara Jaúna com a trajetória de Dom Pantero, analisando a importância desses símbolos na construção do universo simbólico suassuniano e na narrativa da obra publicada postumamente. Esta pesquisa está construída sob o pensamento de Ariano Suassuna e se encontra lastreada em Ciências das Religiões, pela capilaridade das suas fronteiras epistemológicas que permite abordagens, confrontos e diálogos com a arte e o seu conteúdo místico e sacro. Quanto ao seu percurso metodológico da pesquisa está fundamentado como um estudo exploratório no que toca aos seus objetivos, realizado por meio de uma abordagem bibliográfica e, de acordo com a natureza dos dados obtidos é uma investigação qualitativa, a partir da qual intencionamos mostrar a natureza criativa das manifestações literárias do autor, seu arcabouço religioso e o universo armorial.
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1939016 - MICHELLE BIANCA SANTOS DANTAS
Externo à Instituição - ANTONIO CARLOS DE MELO MAGALHÃES