PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DAS RELIGIÕES (PPGCR)
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
- Telefone/Ramal
-
Não informado
Notícias
Banca de QUALIFICAÇÃO: HELOYSA HELENA DE OLIVEIRA TOME
Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: HELOYSA HELENA DE OLIVEIRA TOME
DATA: 19/09/2025
HORA: 00:00
LOCAL: Sala 315 - PPGCR/CE/UFPB
TÍTULO: A RELAÇÃO DOS SABERES ANCESTRAIS E CIENTIFICOS NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL DE INDÍGENAS TABAJARAS EGRESSOS DO CENTRO UNIVERSITARIO UNIESP
PALAVRAS-CHAVES: Povo Tabajara; ensino superior; interculturalidade; ciências das Religiões.
PÁGINAS: 77
RESUMO: A inclusão dos povos originários no ensino superior constitui um marco essencial para a valorização de seus saberes ancestrais e para a promoção da diversidade e equidade educacional no Brasil. Nesse contexto, a presente dissertação tem como objetivo investigar a relevância da formação profissional, entendida como saber científico, e os reflexos dessa experiência no habitat indígena, compreendido como saber ancestral, a partir da trajetória de egressos Tabajara do Centro Universitário UNIESP. O referencial teórico ancora-se em estudos que abordam a educação indígena, a interculturalidade, o acesso e a permanência no ensino superior, bem como a educação enquanto transformação social, dialogando com autores como Ailton Krenak, Gersen Baniwa, Lusival Antonio Barcellos e Eliane Farias. Adotou-se uma abordagem qualitativa, de caráter exploratório e aporte etnográfico, com ênfase na observação participante e estudo de caso. Para coleta dos dados primários foram adotados os procedimentos éticos, e conforme aprovação do Comitê de Ética, realizada entrevistas semi estruturadas com os cinco egressos Indígenas Tabajara do Centro Universitário UNIESP, a qual foi essencial para dar voz aos indígenas e à suas experiências, superando a tendência histórica de silenciamento e invisibilização. Os resultados obtidos comprovam que o acesso ao ensino superior, quando articulado ao respeito e à valorização da diversidade epistêmica, pode promover impactos significativos nas comunidades Indígenas. Mais do que a aquisição de competências acadêmicas e profissionais, a formação vivenciada no UNIESP contribuiu para o fortalecimento da identidade cultural, a valorização dos saberes tradicionais e o empoderamento individual e coletivo. O ensino superior, assim, revela-se não apenas como espaço de instrução, mas como território de resistência, ocupação, transformação e respeito. Este trabalho, portanto, contribui para a reflexão sobre a educação intercultural e reafirma que compreender a relação entre saberes ancestrais e formação acadêmica não é apenas exercício analítico, mas compromisso ético-político com a promoção da equidade, da diversidade cultural e da decolonialidade no contexto educacional brasileiro.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1548297 - LUSIVAL ANTONIO BARCELLOS
Interno - 1732317 - RITA CRISTIANA BARBOSA
Externo à Instituição - ELIANE SILVA DE FARIAS