PROGRAMA EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL (PROFMAT)
CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA (CCEN)
- Telefone/Ramal
-
Não informado
Notícias
Banca de DEFESA: PEDRO PAULO CAVALCANTE PIMENTEL
Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: PEDRO PAULO CAVALCANTE PIMENTEL
DATA: 20/02/2025
HORA: 16:00
LOCAL: Online
TÍTULO: Gamificação na Educação Matemática: Desenvolvimento de Jogos 2D no Construct 3 para Engajar Nativos Digitais
PALAVRAS-CHAVES: Construct 3; Metodologias ativas; Plano cartesiano; Funções afim; Jogos didáticos.
PÁGINAS: 131
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Matemática
RESUMO: Este trabalho investiga o uso da plataforma Construct 3 como ferramenta para o
desenvolvimento de jogos didáticos voltados ao ensino de Matemática, com ênfase na
exploração do plano cartesiano e de funções afim. A proposta visa a criação de ambientes
interativos e lúdicos que possibilitem ao estudante exercitar conceitos fundamentais de
Geometria Analítica e Álgebra, tais como localização de pontos, translação, escalas e
inclinação de retas, estabelecendo conexões práticas com a teoria. A dissertação descreve,
inicialmente, a construção de um jogo simplificado chamado Carteiro Aventureiro, no
qual o jogador insere coordenadas para deslocar um objeto no plano. Posteriormente,
apresenta-se o Jogo da Joaninha, composto por duas fases que introduzem e exploram a
taxa de variação de uma função e o ponto de interceptação com o eixo Y de forma intuitiva.
A fundamentação teórica deste trabalho baseia-se nas ideias de Seymour Papert sobre
a aprendizagem construtivista e na perspectiva dos nativos digitais proposta por Marc
Prensky. A partir dessas abordagens, discute-se a importância de metodologias ativas que
integrem recursos tecnológicos com abordagens teóricas no ensino de Matemática. Em
alinhamento com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), destaca-se a necessidade
de conectar o conhecimento formal a experiências lúdicas e significativas, fortalecendo
a motivação dos alunos. Além disso, com base nas propostas de Mattar, enfatiza-se a
importância de integrar jogos educativos e ferramentas digitais no ambiente pedagógico,
contribuindo para a inovação curricular e o desenvolvimento de aprendizes mais autônomos
e críticos.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1725681 - JOSE LAUDELINO DE MENEZES NETO
Interno - 2130828 - ADRIANO ALVES DE MEDEIROS
Interno - 1812720 - FLANK DAVID MORAIS BEZERRA
Externo à Instituição - EUDES NAZIAZENO GALVAO