PROGRAMA EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL (PROFMAT)

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA (CCEN)

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Banca de DEFESA: PEDRO PAULO CAVALCANTE PIMENTEL

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: PEDRO PAULO CAVALCANTE PIMENTEL
DATA: 20/02/2025
HORA: 16:00
LOCAL: Online
TÍTULO: Gamificação na Educação Matemática: Desenvolvimento de Jogos 2D no Construct 3 para Engajar Nativos Digitais
PALAVRAS-CHAVES: Construct 3; Metodologias ativas; Plano cartesiano; Funções afim; Jogos didáticos.
PÁGINAS: 131
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Matemática
RESUMO: Este trabalho investiga o uso da plataforma Construct 3 como ferramenta para o desenvolvimento de jogos didáticos voltados ao ensino de Matemática, com ênfase na exploração do plano cartesiano e de funções afim. A proposta visa a criação de ambientes interativos e lúdicos que possibilitem ao estudante exercitar conceitos fundamentais de Geometria Analítica e Álgebra, tais como localização de pontos, translação, escalas e inclinação de retas, estabelecendo conexões práticas com a teoria. A dissertação descreve, inicialmente, a construção de um jogo simplificado chamado Carteiro Aventureiro, no qual o jogador insere coordenadas para deslocar um objeto no plano. Posteriormente, apresenta-se o Jogo da Joaninha, composto por duas fases que introduzem e exploram a taxa de variação de uma função e o ponto de interceptação com o eixo Y de forma intuitiva. A fundamentação teórica deste trabalho baseia-se nas ideias de Seymour Papert sobre a aprendizagem construtivista e na perspectiva dos nativos digitais proposta por Marc Prensky. A partir dessas abordagens, discute-se a importância de metodologias ativas que integrem recursos tecnológicos com abordagens teóricas no ensino de Matemática. Em alinhamento com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), destaca-se a necessidade de conectar o conhecimento formal a experiências lúdicas e significativas, fortalecendo a motivação dos alunos. Além disso, com base nas propostas de Mattar, enfatiza-se a importância de integrar jogos educativos e ferramentas digitais no ambiente pedagógico, contribuindo para a inovação curricular e o desenvolvimento de aprendizes mais autônomos e críticos.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1725681 - JOSE LAUDELINO DE MENEZES NETO
Interno - 2130828 - ADRIANO ALVES DE MEDEIROS
Interno - 1812720 - FLANK DAVID MORAIS BEZERRA
Externo à Instituição - EUDES NAZIAZENO GALVAO