PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS (PPGCB)

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA (CCEN)

Banca de DEFESA: BEATRIZ DYBAS DA NATIVIDADE

DISCENTE: BEATRIZ DYBAS DA NATIVIDADE
DATA: 25/06/2024
LOCAL: Ambiente Virtual, link: https://us06web.zoom.us/j/82109404748
TÍTULO: Revisão sistemática de morcegos do gênero Anoura Gray, 1838 (Chiroptera: Phyllostomidae) com ênfase nas formas com distribuição a leste dos Andes.
PALAVRAS-CHAVES: Distribuição geográfica. Filogenia. Morfologia. Região Neotropical. Revisão.
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Zoologia
RESUMO: Anoura Gray, 1838 é o gênero mais diverso de morcegos nectarívoros/polinívoros da subfamília Glossophaginae e tem uma ampla distribuição, ocorrendo desde o México até o norte da Argentina, com exceção ao Chile. Mais da metade da diversidade do gênero conforme atualmente reconhecida foi descrita a partir da década de 1980 e a maior diversidade do grupo tem sido associada aos Andes. Entretanto, dados e revisões dos Anoura distribuídos a leste dos Andes são escassos e muito pouco desse material vem sendo incluído em trabalhos de revisão do gênero. Nesse contexto, o objetivo dessa dissertação foi realizar uma revisão sistemática do gênero Anoura, com ênfase nas formas com distribuição a leste dos Andes, de forma a (1) descrever, analisar e testar variações morfológicas das espécies do gênero Anoura; (2) investigar a diversidade genética das espécies do gênero Anoura, testando relações filogenéticas, com base em marcadores mitocondriais; (3) estudar a composição de espécies do gênero Anoura utilizando dados morfológicos e moleculares e através de testes de delimitação de espécies, análises filogenéticas, análises morfométricas e morfologia comparada de caracteres discretos; e (4) revisar as ocorrências e identificações das espécies de Anoura de forma a elucidar os limites de suas distribuições geográficas. O capítulo 1 da dissertação aborda os objetivos específicos 1, 2 e 3, e os capítulos 2 e 3 abordam o objetivo específico 4. Para o capítulo 1, foram consultados 1015 exemplares de coleções científicas de toda a distribuição geográfica do gênero para as análises morfológicas de caracteres discretos e contínuos. Foram tambem utilizados dados de dois marcadores mitocondriais (239 indivíduos para Citocromo oxidade subunidade I e 67 indivíduos para citocromo B), submetidos a análises filogenéticas e testes de delimitação de espécies. Por meio das análises de caracteres morfológicos foi possível discriminar 14 morfotipos, 11 correspondentes a espécies ou subespécies atualmente reconhecidas e três não previamente reconhecidos, que podem ser divididos em três complexos de espécies: “complexo caudifer”, “complexo geoffroyi” e “complexo cultrata”. Os resultados filogenéticos apontam para a existência de 11 linhagens no gênero Anoura, sugerem a elevação de algumas subespécies a espécies, apontam para uma espécie ainda não descrita em A. luismanueli e alguns dados apontam para a existência de pelo menos duas linhagens em A. caudifer. São ainda descritos novos caracteres morfológicos para diagnose de todas as espécies do gênero com exceção a A. fistulata e apresentadas evidências morfológicas e moleculares que as espécies A. c. brevirostrum e A. g. lasiopyga deveriam ser tratadas como espécies plenas. O capítulo 2 reporta novos registros de A. caudifer na porção nordeste da América do Sul, com registros novos para Bahia e o primeiro registro para o Estado do Ceará, aumentando a distribuição da espécie em mais de 600 km. O último capítulo, trata de novos registros de distribuição de uma espécie pouco conhecida, Anoura cadenai, aqui documentada pela primeira vez para a Venezuela, que passa a ter 173 espécies conhecidas de morcegos.
Externo à Instituição - GUILHERME SINICIATO TERRA GARBINO
Externo à Instituição - LIGIANE MARTINS MORAS