PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS (PPGCB)

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA (CCEN)

Banca de DEFESA: ÉRICA FERNANDA GONÇALVES GOMES DE SÁ

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ÉRICA FERNANDA GONÇALVES GOMES DE SÁ
DATA: 28/06/2024
LOCAL: Ambiente Virtual, link: https://meet.google.com/wur-bksc-ohc
TÍTULO: MAMÍFEROS EM AGROECOSSISTEMAS: ABORDAGENS PARA AVALIAÇÃO DA DIVERSIDADE E EXPOSIÇÃO A CONTAMINANTES
PALAVRAS-CHAVES: agroecossistemas, mamíferos, diversidade, contaminantes
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Zoologia
RESUMO: A expansão e intensificação da agricultura ocasionam a redução da biodiversidade em decorrência da fragmentação e perda de habitat e a exposição a contaminantes. Os impactos são refletidos em todos os níveis da diversidade biológica, incluindo níveis de comunidade, população e individual. Nosso objetivo foi investigar esses impactos utilizando mamíferos como biomonitores. No Cap. I; o objetivo foi avaliar a exposição dos mamíferos no cenário agrícola brasileiro. Para tal, conduzimos uma revisão sistemática sobre a ocorrência de mamíferos em agroecossistemas e baseados na avaliação de risco ambiental de agrotóxicos para organismos não-alvo (ARA), avaliamos os traços funcionais dos mamíferos nos principais cultivos. Revisamos 200 estudos que reportam a ocorrência de 319 espécies, das quais 205 no cultivo (in crop). Trinta e cinco espécies ameaçadas de extinção ocorrem em cultivos, sugerindo potencial exposição a contaminantes. O espaço funcional de mamíferos mostra que são necessárias duas a três espécies modelo genéricas para avaliar corretamente a exposição. Baseado na probabilidade de ocorrência dos grupos funcionais nos tipos de agroecossistemas, espécies modelo genéricas podem ser utilizadas para sistemas de pastagem, plantações de árvores e cultivos anuais, com as características funcionais terrestre, crepuscular, de tamanho médio a grande e dieta de vertebrados. Nas culturas agroflorestais e perenes, são indicadas espécies modelo genéricas com as características funcionais arbóreos e dietas frugívora e nectarívora. No Cap. II e III, o objetivo foi avaliar o sistema arroz-Pantanal, usando pequenos mamíferos como estudo de caso. No Cap. II, através de um inventário completo da comunidade no arrozal e na reserva adjacente (12.774 armadilhas/noite), encontramos alta diferenciação (beta=0.95) quando estimada com abundância. A reserva apresentou maior diversidade taxonômica. Métricas de diversidade funcional e filogenética foram maiores no arrozal do que na reserva quando baseadas em incidência, enquanto o contrário foi observado quando baseado em abundância. A inclusão da abundância é essencial para avaliar com precisão o impacto de agroecossistemas no nível de comunidade. No cap. III, avaliamos a exposição dos pequenos mamíferos através da quantificação de metais em tecidos críticos e no solo em dois ambientes: arrozal e reserva legal. Encontramos cádmio no fígado e rim em elevadas concentrações nos animais de ambos os habitats. No geral, as concentrações mais elevadas de metais não essenciais, alumínio (605,86 ± 298,10 mg/kg) e chumbo (74,09 ± 57,71 mg/kg), foram observadas nos rins dos roedores da reserva legal. Para o solo, também observamos maiores concentrações dos metais não essenciais, alumínio (4.881,48 ± 1.034,69) e cádmio (0,33± 0,20) na reserva legal. Os resultados desta tese orientam o setor público regulatório e a academia na avaliação do risco ambiental de contaminantes para organismos não-alvo. Através da avaliação do sistema modelo arroz- Pantanal, fornecemos um protocolo inédito para acessar os impactos de agroecossistemas na comunidade de pequenos mamíferos, utilizando múltiplas métricas de diversidade e quantificação de contaminantes. Este protocolo pode ser replicado em outros sistemas agrícolas para ampliar o conhecimento sobre a ocorrência e saúde de mamíferos em agroecossistemas, direcionar futuras pesquisas de conservação e auxiliar na criação de legislações para o monitoramento de contaminantes no meio ambiente.
Externo à Instituição - FÁBIO DE OLIVEIRA ROQUE
Interno - 2677667 - HELDER FARIAS PEREIRA DE ARAUJO