PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS (PPGCB)

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA (CCEN)

Banca de DEFESA: HYAGO KESLLEY DE LUCENA SOARES

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: HYAGO KESLLEY DE LUCENA SOARES
DATA: 28/06/2024
LOCAL: Ambiente Virtual, link: meet.google.com/oif-ufpb-pze
TÍTULO: Interações entre pessoas e mamíferos silvestres no mundo: usos, conflitos e conservação
PALAVRAS-CHAVES: Características ecológicas, Filogenias, Comércio, Pet, Carne de caça, Conservação
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Zoologia
RESUMO: Os mamíferos são utilizados para diversas finalidades por grupos humanos de todo o planeta. Entretanto a escolha e o uso das espécies não são aleatórios, mas influenciada por características humanas além das demandas cada vez maiores do comércio de animais selvagens (partes, produtos e animais vivos) representam uma importante ameaça para muitas espécies. Neste sentido, o presente estudo compreende uma análise sobre os fatores que determinam a escolha e utilização de mamíferos selvagens em escala global. Os objetivos principais desse estudo foram testar como as características das espécies, relações evolutivas e fatores socioeconômicos atuam na seleção e utilização desses animais em três categorias de uso: comércio de animais selvagens, animais de estimação (pets) e alimento (carne de caça), bem como das espécies presente em conflitos com humanos. Outros objetivos foram identificar as regiões com maior riqueza de espécies consumidas e verificar se existe viés nos estudos investigando o consumo de mamíferos nas categorias citadas acima. Por meio de uma revisão sistemática, compilamos um compreensivo banco de dados e usamos métodos comparativos filogenéticos para testar se as características das espécies influenciam o consumo e conflitos de mamíferos com humanos. Além disso, testamos quais variáveis socioeconômicas e como elas influenciam o consumo desses animais. Pelo menos 458, 704, 1,486 e 709 espécies são usadas respectivamente no comércio de animais selvagens, como animais de estimação, alimento e presentes em conflitos com humanos. Entre as espécies registradas, pelos menos 162, 300, 391 e 148 são consideradas ameaçadas pelo comércio, uso como pets, consumo de carne de caça e conflitos com humanos. As características das espécies determinam seu uso em todas as categorias investigadas, no entanto existem variações entre as características em cada categoria. No geral, espécies com menores tamanhos do corpo e área de extensão geográfica são mais utilizadas como animais de estimação, como alimento (carne de caça) e em conflitos com humanos. Por outro lado, espécies com maiores tamanhos do corpo e extensão geográfica são mais comercializadas (tem mais partes corpóreas usadas e são comercializadas para mais usos). Os usos das espécies são agrupados na filogenia, nesse sentido espécies evolutivamente próximas estão envolvidas nas mesmas categorias investigadas. Os usos das espécies são globalmente disseminados, contudo os países em áreas tropicais apresentam maior riqueza de espécies usadas em cada uma das categorias investigadas. Pelo menos 136, 66, 133 e 126 países estiveram envolvidos no consumo de mamíferos para comércio, pets e carne de caça, bem como em conflitos com humanos, respectivamente. Países subdesenvolvidos ou em desenvolvimento apresentam maior riqueza de espécies nas quatro categorias investigadas. No geral, nossos resultados ampliam substancialmente as informações sobre os fatores determinantes do consumo e conflitos de mamíferos selvagens por populações humanas e possibilitam uma melhor contextualização em escala global com vistas a elucidar políticas públicas que busquem atenuar os problemas relacionados ao consumo desses animais tanto para as populações das espécies exploradas, quanto para garantir o bem-estar das populações humanas.
Externo à Instituição - FRANCIANY GABRIELLA BRAGA PEREIRA
Externo à Instituição - GENTIL ALVES PEREIRA FILHO