PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS (PPGCB)

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA (CCEN)

Telefone/Ramal
3216/7025

Notícias


Banca de DEFESA: MISAEL AUGUSTO DE OLIVEIRA NETO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MISAEL AUGUSTO DE OLIVEIRA NETO
DATA: 10/02/2025
HORA: 14:00
LOCAL: Ambiente Virtual, link: https://meet.google.com/tst-dgzw-hvy
TÍTULO: Revisão de pseudoescorpiões Geogarypidae (Arachnida: Pseudoscorpiones) com ênfase na diversidade críptica brasileira
PALAVRAS-CHAVES: taxonomia, taxa de descrições de espécies, descrição codificada, crise de biodiversidade, espécies endêmicas.
PÁGINAS: 150
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Zoologia
RESUMO: A família Geogarypidae Chamberlin, 1930, um grupo de pseudoescorpiões amplamente distribuído, mas pouco explorado, está significativamente representada no Brasil, com sua notável diversidade endêmica amplamente desconhecida até agora. Neste estudo, mais de 1.600 amostras, compreendendo 2.000 espécimes de diversos ecossistemas brasileiros, foram analisados, revelando 181 espécimes de Geogarypidae distribuídos em 27 espécies, incluindo um novo gênero, 22 novas espécies e quatro morfotipos. Essas descobertas elevam o Brasil ao país com a maior diversidade de Geogarypidae do mundo, representando aproximadamente 30% da riqueza global de espécies. Um método inovador de descrição codificada foi empregado neste estudo, otimizando o processo taxonômico. Essa abordagem permitiu a identificação rápida e precisa das espécies, revelando estruturas morfológicas inéditas e padrões complexos de quetotáxia. Essa diversidade sem precedentes destaca a importância ecológica das espécies endêmicas, particularmente em ecossistemas fragmentados, como a Mata Atlântica, a Caatinga e o Cerrado. Apenas a Mata Atlântica, um hotspot de biodiversidade com apenas 8,5% de sua vegetação original remanescente, abriga uma porção significativa das novas espécies. Nossos resultados ressaltam a necessidade urgente de esforços de conservação para combater a perda e a fragmentação de habitats, especialmente no nordeste do Brasil, onde as espécies endêmicas são mais vulneráveis.
MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 2418253 - ALESSANDRE PEREIRA COLAVITE
Interno - 612.050.281-53 - DOUGLAS ZEPPELINI FILHO - UEPB
Externo à Instituição - JONAS GALLÃO