PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SOCIOLOGIA (PPGS)
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
- Telefone/Ramal
-
83
Notícias
Banca de DEFESA: RAFAEL DOS SANTOS FERNANDES SALES
Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RAFAEL DOS SANTOS FERNANDES SALES
DATA: 30/08/2024
HORA: 09:00
LOCAL: https://meet.google.com/nqc-afph-nvn
TÍTULO: AQUI NÃO SE DÁ PONTO SEM NÓ: MERCADO E REDES DE PODER NA OFERTA DE TRANSPORTE PÚBLICO DA REGIÃO METROPOLITANA DO RECIFE(PE)
PALAVRAS-CHAVES: transporte público, Região Metropolitana do Recife, elites, políticas públicas, Cidades. Universidade Federal da Paraíba Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes
PÁGINAS: 100
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Sociologia
RESUMO: Quais as implicações sóciopolíticas da oferta de transporte público por ônibus na Região Metropolitana do Recife? O sistema de transporte público por ônibus na Região Metropolitana do Recife (RMR), assim como todas as demais capitais brasileiras, é operado por empresas privadas. Tais empresas, não apenas operacionalizam o direito ao transporte público no modal ônibus do Recife, mas exercem sua influência de maneira oculta, influenciando políticas públicas e o fornecimento de serviços, com estruturas de poder e relacionamento apenas parcialmente conhecidos. Através de dados públicos do Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ), aplicamos a Análise de Redes Sociais (ARS) para explicar as relações de poder do Mercado de transporte por ônibus em suas conexões internas e externas, revelando como as empresas de ônibus na RMR não apenas dominam o setor de transporte local de maneira duradoura, mas também expandem sua influência em outros setores econômicos, com uma abrangência territorial expandida. A análise do Mercado revelou uma estrutura de poder com características de elite econômica de atuação regional formada por empresas de tamanho médio, com traços fortes de parentesco, fortemente concentradas em poucas famílias e sem indícios de alternância ou renovação do poder. As conclusões da pesquisa apontam para a complexidade das relações entre empresas e Estado, contribuindo para o entendimento das limitações da cidadania urbana, implicando em efeitos à democracia, destacando a necessidade de uma regulação mais eficaz e transparente do setor.
MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - IVAN SOUZA VIEIRA
Interno - 2034937 - MARCELO BURGOS PIMENTEL DOS SANTOS
Interno - 1900093 - MARCELO DE SOUZA BISPO
Externo à Instituição - MARIANA BATISTA DA SILVA
Presidente - 2679192 - ROGERIO DE SOUZA MEDEIROS