PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SOCIOLOGIA (PPGS)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
83

Outras Informações

Estrutura Curricular

O curso de Mestrado em Sociologia compreende etapa de formação em que o aluno deverá cursar disciplinas e desenvolver, na sequência, pesquisa teórica e/ou empírica que resultará na apresentação dos resultados na forma de defesa pública de dissertação. Deverá cursar no mínimo, um total de 24 créditos, sendo 12 créditos em Disciplinas Obrigatórias e 12 créditos em Disciplinas Optativas. O prazo para a conclusão, contados a partir da data de início do primeiro dia letivo no Programa até a data da efetiva defesa, é de no mínimo de 12 (doze) e máximo de 24 (vinte e quatro) meses.

Já para o curso de Doutorado em Sociologia, o aluno deverá cursar disciplinas e desenvolver, na sequência, pesquisa teórica e/ou empírica que resultará na apresentação dos resultados na forma de defesa pública de tese. Deverá cursar no mínimo, um total de 36 créditos, sendo 20 créditos em Disciplinas Obrigatórias e 16 créditos em Disciplinas Optativas. O prazo para a conclusão, contados a partir da data de início do primeiro dia letivo no Programa até a data da efetiva defesa, é de no mínimo de 24 (vinte a quatro) e máximo de 48 (quarenta e oito) meses.

 Download da Estrutura Curricular

 

Corpo Docente

O PPGS conta atualmente com professores permanentes e colaboradores, atuando no desenvolvimento sistemático de projetos de pesquisa, em atividades de ensino e no trabalho de orientação de dissertações de mestrado e tese de doutorado.

Descrição e Contato dos Docentes

 

Linhas de Pesquisa

O PPGS tem área de concentração em Sociologia e atualmente conta com seis linhas de pesquisa:

 

Culturas e Sociabilidades

Abordagens teórico-metodológicas de temas relacionados à interface entre cultura e sociabilidade: práticas culturais contemporâneas, mudanças e permanências, modernidade; cultura e diversidades; cultura e memória; culturas urbanas; cultura e juventude; cultura e violência; mídia, cibercultura e novas tecnologias; arte, cotidiano e sociabilidades.

Professores:

Profa. Dra. Marcela Zamboni Lucena;

Prof. Dr. Marcelo Burgos Pimentel dos Santos;

Prof. Dr. Marcos Ayala;

Profa. Dra. Miqueli Michetti;

Profa. Dra. Patrícia Alves Ramiro;

Profa. Dra. Simone Magalhães Brito;

Profa. Dra. Teresa Cristina Furtado Matos;

Profa. Dra. Tereza Correia Queiroz.

 

Marcadores Sociais da Diferença: Relações Raciais, Religião e Infância

Debate teórico sobre marcadores sociais da diferença contemplando temas, tais como: religião, festas, infância e relações raciais.

Professores:

Profa. Dra. Flávia Ferreira Pires;

Profa. Dra. Teresa Cristina Furtado Matos.

 

Saúde, Corpo e Sociedade

Aborda processos socioculturais relacionados ao campo da saúde: práticas de saúde e biossociabilidades; modelos e políticas de saúde; ciências e corpo; itinerários terapêuticos; doenças, novos adoecimentos e molecularização da vida; narrativas da doença; doença e moralidades; relações de gênero e geração em suas interfaces com as questões de saúde.

Professores:

Profa. Dra. Ednalva Maciel Neves;

Prof. Dr. Eduardo Sérgio Soares Sousa.

 

Teoria de Gênero e Estudos da Sexualidade

Estudo sobre as assimetrias sociais de Gênero, a discussão acadêmica sobre o Feminismo ao longo das últimas décadas, a criação de novos direitos e a institucionalização e seus desdobramentos, como a teoria Queer e o pós feminismo. Estudos sobre os aspectos sociais e políticos (cidadania sexual e afetiva, Estado laico) da sexualidade humana.

Professores:

Prof. Dr. Adriano de León;

Prof. Dr. Charliton José Machado;

Profa. Dra. Loreley Garcia;

Profa. Dra. Marcela Zamboni Lucena;

Profa. Dra. Mónica Franch.

 

Teoria Social

Estuda os fundamentos teóricos da pesquisa sociológica na sua tradição clássica e desenvolvimentos contemporâneos. O seu objetivo é contribuir para a análise crítica das diversas vertentes da teoria social contemporânea e para os debates sobre seu uso na pesquisa sociológica.

Professores:

Profa. Dra. Miqueli Michetti;

Profa. Dra. Simone Magalhães Brito.

 

Trabalho, Políticas Sociais e Desenvolvimento

Abrange temas voltados às formas históricas e atuais das relações de trabalho, no Brasil, na América Latina e no mundo; tipos de conflitos, processos de negociação, formas de institucionalização; sindicalismo e outras formas de ação coletiva; trabalho, trabalhadores e cidadania; políticas sociais (trabalho e renda, transferência de renda, proteção social); padrões de desenvolvimento, dinâmicas sociais do trabalho e políticas sociais.

Professores:

Profa. Dra. Flávia Ferreira Pires;

Prof. Dr. Maurício Rombaldi;

Profa. Dra. Patrícia Alves Ramiro;

Prof. Dr. Roberto Véras de Oliveira;

Prof. Dr. Rogério de Souza Medeiros.