PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SOCIOLOGIA (PPGS)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
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Notícias


Banca de DEFESA: ARTUR BARBOSA LIMA MAIA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ARTUR BARBOSA LIMA MAIA
DATA: 18/06/2025
HORA: 09:00
LOCAL: https://meet.google.com/qmr-uuff-wpt
TÍTULO: BONITA POR NATUREZA, MODERNA POR VOCAÇÃO: Publicidade e disputas midiáticas em torno de projetos urbanos em João Pessoa
PALAVRAS-CHAVES: Publicidade; João Pessoa; Prefeitura Municipal de João Pessoa; Parque Ecológico Sanhauá; Programa João Pessoa Sustentável; Mídias Sociais.
PÁGINAS: 100
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Sociologia
RESUMO: Este trabalho busca problematizar os discursos publicitários de divulgação e de legitimação do Parque Ecológico Sanhauá (PES) e do Programa João Pessoa Sustentável (PJPS) e sua relação com discursos midiáticos, construídos e compartilhados em mídias sociais digitais, de parte da população atingida por esses projetos urbanos. Discute-se as políticas de significação, as lutas no discurso, em torno desses projetos urbanos da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), levando em conta as relações entre o discurso oficial, representado centralmente pela publicidade audiovisual da Prefeitura, e os discursos extraoficiais disseminados principalmente através do Instagram pelos perfis da Associação de Mulheres do Porto do Capim e do S.O.S 8 Comunidades. O cerne dos conflitos em torno desses dois projetos está na previsão de expulsão/ remoção forçada de parte da população de algumas localidades de João Pessoa. A pesquisa que permitiu a escrita do trabalho se baseou na identificação dos principais elementos discursivos, do ponto de vista formal e de conteúdo, da rede de significados, que constituem as divulgações publicitárias do Parque Ecológico Sanhauá e do Programa João Pessoa, bem como na identificação das características dos discursos midiáticos de parte da sociedade civil atingida por tais projetos urbanos acerca de suas posições sobre o PES e o PJPS. Entende-se que as disputas urbanas em torno do PES e do PJPS se apresentam como uma intricada e desigual guerra de imagens midiáticas. Enquanto a PMJP investe milhões de reais por ano em publicidade institucional, com contratos que envolvem agências de publicidade, produtoras, veículos de comunicação e compartilhamento de conteúdo através de diversos meios de comunicação, a exemplo de televisão, rádio, outdoors e internet, isto é, com uma lógica empresarial de produção discursiva e grande poder de alcance, a parcela da sociedade civil impactada se comunica de forma limitada, em termos de recursos financeiros investidos e de divisão social do trabalho, tendo como consequência, entre outras coisas, um alcance bastante restrito. Nesse contexto, compreende-se que a publicidade tem sido utilizada como “arma de guerra” do universo dos agenciamentos institucionais por meio do qual se buscaria construir um certo consentimento quanto a formas de imaginário, de pertencimento e aos rumos das transformações urbanas. Do ponto de vista das significações propagadas pela PMJP em torno do PES e do PJPS, há uma combinação de significados como cidade verde, cidade solar, cidade com história, crescimento, cuidado e qualidade de vida, como se os projetos fossem a sua confirmação e aprofundamento, com significados mais específicos dos projetos - que se dão em relação a aspectos da comunicação da população impactada -, como sustentabilidade, inovação, eficiência, racionalidade, transparência, participação, desenvolvimento e progresso. Parte da população atingida pelos projetos tem construído e disseminado, por meio de mídias sociais, alguns desses significados, dando-lhes outros sentidos, de modo a legitimar a sua permanência no território. Além disso, também tem elaborado outros sentidos sobre os projetos em questão, sobre a localidade onde vivem e sobre a cidade de João Pessoa. Mas, mais do que uma oposição radical, comunica-se, fundamentalmente, o desejo de ser ouvido, de dialogar e de participar das decisões em torno dos territórios que habitam.
MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 1533170 - CAROLINE DELEVATI COLPO
Externo à Instituição - JOVANKA BARACUHY CAVALCANTI
Externo à Instituição - NICOLE LOUISE MACEDO TELES DE PONTES
Presidente - 2679192 - ROGERIO DE SOUZA MEDEIROS
Interno - 1363922 - SIMONE MAGALHAES BRITO