PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SOCIOLOGIA (PPGS)
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
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Notícias
Banca de DEFESA: ARTUR BARBOSA LIMA MAIA
Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ARTUR BARBOSA LIMA MAIA
DATA: 18/06/2025
HORA: 09:00
LOCAL: https://meet.google.com/qmr-uuff-wpt
TÍTULO: BONITA POR NATUREZA, MODERNA POR VOCAÇÃO:
Publicidade e disputas midiáticas em torno de projetos urbanos em João Pessoa
PALAVRAS-CHAVES: Publicidade; João Pessoa; Prefeitura Municipal de João Pessoa; Parque
Ecológico Sanhauá; Programa João Pessoa Sustentável; Mídias Sociais.
PÁGINAS: 100
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Sociologia
RESUMO: Este trabalho busca problematizar os discursos publicitários de divulgação e de legitimação do
Parque Ecológico Sanhauá (PES) e do Programa João Pessoa Sustentável (PJPS) e sua relação
com discursos midiáticos, construídos e compartilhados em mídias sociais digitais, de parte da
população atingida por esses projetos urbanos. Discute-se as políticas de significação, as lutas
no discurso, em torno desses projetos urbanos da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP),
levando em conta as relações entre o discurso oficial, representado centralmente pela
publicidade audiovisual da Prefeitura, e os discursos extraoficiais disseminados principalmente
através do Instagram pelos perfis da Associação de Mulheres do Porto do Capim e do S.O.S 8
Comunidades. O cerne dos conflitos em torno desses dois projetos está na previsão de
expulsão/ remoção forçada de parte da população de algumas localidades de João Pessoa. A
pesquisa que permitiu a escrita do trabalho se baseou na identificação dos principais
elementos discursivos, do ponto de vista formal e de conteúdo, da rede de significados, que
constituem as divulgações publicitárias do Parque Ecológico Sanhauá e do Programa João
Pessoa, bem como na identificação das características dos discursos midiáticos de parte da
sociedade civil atingida por tais projetos urbanos acerca de suas posições sobre o PES e o PJPS.
Entende-se que as disputas urbanas em torno do PES e do PJPS se apresentam como uma
intricada e desigual guerra de imagens midiáticas. Enquanto a PMJP investe milhões de reais
por ano em publicidade institucional, com contratos que envolvem agências de publicidade,
produtoras, veículos de comunicação e compartilhamento de conteúdo através de diversos
meios de comunicação, a exemplo de televisão, rádio, outdoors e internet, isto é, com uma
lógica empresarial de produção discursiva e grande poder de alcance, a parcela da sociedade
civil impactada se comunica de forma limitada, em termos de recursos financeiros investidos
e de divisão social do trabalho, tendo como consequência, entre outras coisas, um alcance
bastante restrito. Nesse contexto, compreende-se que a publicidade tem sido utilizada como
arma de guerra do universo dos agenciamentos institucionais por meio do qual se buscaria construir um certo consentimento quanto a formas de imaginário, de pertencimento e aos
rumos das transformações urbanas. Do ponto de vista das significações propagadas pela PMJP
em torno do PES e do PJPS, há uma combinação de significados como cidade verde, cidade
solar, cidade com história, crescimento, cuidado e qualidade de vida, como se os projetos
fossem a sua confirmação e aprofundamento, com significados mais específicos dos projetos
- que se dão em relação a aspectos da comunicação da população impactada -, como
sustentabilidade, inovação, eficiência, racionalidade, transparência, participação,
desenvolvimento e progresso. Parte da população atingida pelos projetos tem construído e
disseminado, por meio de mídias sociais, alguns desses significados, dando-lhes outros
sentidos, de modo a legitimar a sua permanência no território. Além disso, também tem
elaborado outros sentidos sobre os projetos em questão, sobre a localidade onde vivem e
sobre a cidade de João Pessoa. Mas, mais do que uma oposição radical, comunica-se,
fundamentalmente, o desejo de ser ouvido, de dialogar e de participar das decisões em torno
dos territórios que habitam.
MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 1533170 - CAROLINE DELEVATI COLPO
Externo à Instituição - JOVANKA BARACUHY CAVALCANTI
Externo à Instituição - NICOLE LOUISE MACEDO TELES DE PONTES
Presidente - 2679192 - ROGERIO DE SOUZA MEDEIROS
Interno - 1363922 - SIMONE MAGALHAES BRITO